Em
tempos de crise econômica é preciso percorre novos caminhos para seguir em
frente e garantir sucesso. Isso porque, com a estiagem da economia brasileira,
os investimentos sofrem quedas e as oportunidades podem passar voando. Mas
concentrando a sua atenção em alguns pontos é possível reverter esse quadro e
garantir o crescimento da receita anual do seu negócio. Confira nossas dicas!
Entenda quais são os
clientes que confiam na sua empresa e aproxime-se deles
Manter
um bom relacionamento com a sua clientela é fundamental para vender mais.
Então, que tal investir mais tempo para conhecer seus clientes, interesses,
necessidades e, com isso, garantir a fidelização deles? Dessa forma, certamente
será possível trabalhar novas estratégias para aumentar a satisfação de cada um
deles. Afinal, além de comprar mais, eles também poderão falar bem da sua
marca, produtos e serviços, gerando naturalmente novas parcerias.
Mais do que vender o seu
produto, venda uma experiência diferenciada
Para
aumentar sua competitividade no mercado e se diferenciar dos concorrentes,
outra boa dica é oferecer uma experiência positiva com a venda. Como?
Experimente adicionar um serviço ou uma facilidade à sua oferta. Mostre o que o
seu negócio pode fazer a mais por seus clientes e supere expectativas.
Foque em novas
oportunidades
Para
converter seus contatos em vendas pense sobre quais táticas você pode recorrer.
Pedir uma recomendação de um cliente para um amigo ou familiar pode ser um bom
começo. Assim, você cria, aos poucos, uma incrível rede de clientes reais e
potenciais. E para fortalecer ainda mais esse vínculo, faça promoções e ofereça
descontos, entre outros benefícios. As redes sociais, por exemplo, podem
facilitar muito esse tipo de aproximação e interação com os seus contatos e
futuros clientes.
Reduza os custos com
aquilo que você realmente pode economizar
Sabe
os custos variáveis que todo empreendedor tem? Gastos com matéria-prima e
energia elétrica para a produção de produtos são alguns exemplos. Por onde
começar? Anote todos os investimentos que você teria nesse primeiro trimestre
do ano e faça um diagnóstico para entender onde e quando você pode reduzir
custos. (Isso inclui até aquela luz acesa que você poderia economizar, ok?)
Fonte:
QuickBooks
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