Comandar
equipes que trabalham diariamente no mesmo espaço físico, com contato direto e
pessoal, é um desafio muito grande. Mesmo que você acompanhe de perto todas as
etapas do trabalho, algumas situações vão sair do controle, pois é inevitável
que surjam imprevistos ao longo da jornada de um líder.
No
caso de quem é responsável pela coordenação de uma equipe de campo, estas
situações que fogem do planejado são ainda mais comuns, pois os funcionários
nem sempre estarão ao seu alcance. Na verdade, o ideal é justamente o
contrário, ou seja, que eles estejam justamente em campo na maior parte do
tempo. Além disso, nem sempre é possível fazer a comunicação de maneira direta,
o que dá margem para desentendimentos e possíveis erros.
Nos
últimos anos, a tecnologia avançou bastante e se tornou uma aliada
indispensável. Apesar disso, por mais que o líder queira, não é possível
acompanhar todas as etapas de uma venda e saber, de forma precisa, se o seu
time está oferecendo os melhores produtos e proporcionando uma boa experiência
para o cliente.
Algumas
práticas, no entanto, são capazes de ajudar a tornar a gestão de equipes uma
tarefa mais simples, eliminar parte dessas dúvidas e, conseqüentemente, atingir
resultados melhores. Confira uma lista com sete dicas que vão aprimorar o jeito
como você gerencia seu time:
1) Faça um bom
planejamento
Uma
das questões mais importantes para quem deseja comandar uma equipe é ter um bom
- planejamento. Antes de cobrar resultados dos colaboradores, é necessário
determinar metas. Invista nessa etapa e defina os objetivos de seu time, tanto
a curto quanto a longo prazo.
Conheça
sua demanda e elabore as tarefas que vão ser executadas diariamente, evitando
sobrecarga ou períodos ociosos. Hoje é possível contar com aplicativos e
ferramentas que te ajudam a fazer quase tudo — de organizar as atividades do
dia a lembrar de beber água em um determinado intervalo de tempo. Não tenha
medo de recorrer a eles.
2) Marque reuniões com freqüência
Encaradas
como pouco produtivas em muitos casos, as reuniões são temidas por grande parte
dos funcionários. Apesar disso, é importante manter a proximidade com seus
funcionários. Os encontros para orientar e alinhar o que deve ser feito e o que
é prioridade contribuem para um rendimento melhor.
Manter
contato pessoal com os colaboradores é de grande importância para o
desenvolvimento do trabalho. Ela precisa saber que não é gerida apenas por
metas — KPI (Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho) e
tempo médio de entrega. A periodicidade vai depender da disponibilidade de
todos. Encontros diários são inviáveis por causa da rotina pesada? Tente
reuniões semanais, ou até mesmo quinzenais.
3) Valorize a gestão por
exceção
É
impossível saber o que cada um dos seus funcionários está fazendo o tempo todo.
Portanto, ao invés, de se preocupar com todos eles, foque nos que são exceções,
tanto para o bem quanto para o mal.
Caso
um vendedor tenha dificuldades para atingir as metas, por exemplo, procure
saber o que está acontecendo especificamente com ele e o que deve ser feito
para melhorar o desempenho. Ao mesmo tempo, procure saber o que aquele
funcionário ideal, que sempre consegue alcançar os objetivos primeiro, faz de
diferente. O que está dando errado deve ser corrigido e o que está dando certo
pode ser repassado como conhecimento para o time.
4) Aplique a melhoria
contínua
De
nada adianta corrigir um erro para cometê-lo novamente pouco tempo depois.
Resolver um problema é importante, mas garantir que ele não vai voltar a
acontecer é fundamental. Por isso, estude o que deu errado e aprenda com o que
melhorou.
Melhorar
a gestão de equipes deve ser uma ação contínua, que gere benefícios para todos,
assim evitando perda de tempo e recursos com a correção do mesmo problema por
diversas vezes.
5) Analise o desempenho
Os
indicadores de desempenho estão disponíveis e devem ser usados. Mas é
importante prestar atenção na forma como isso é feito e aplicado para melhorar
o trabalho do funcionário, evitando uma poluição de indicadores.
Na
prática, priorize os procedimentos mais importantes e selecione quais são
dignos de alerta. Se o objetivo é aumentar o número de visitas de um técnico de
manutenção naquele dia, avise-o apenas caso esse número esteja abaixo do que
foi estabelecido como meta. Quando mais de um indicador está abaixo do ideal, é
função da empresa e do gestor apontar no que é importante focar.
6) Mostre formas de
otimizar
As
ferramentas de otimização são fundamentais para o trabalho do gestor. Pense
nelas como um “caminho das pedras”. Elas vão te dar todos os dados necessários
para trabalhar o que precisa ser melhorado.
A
análise dos números, porém, pode ser feita por praticamente qualquer pessoa.
Aqui, o toque pessoal é o que vai falar mais alto. Cada vendedor, promotor ou
técnico tem sua particularidade, por isso é importante que cada um seja tratado
de forma específica. Ajude seu funcionário a enxergar, de maneira clara, como
os objetivos podem ser atingidos com dicas e exemplos práticos.
7) Use a tecnologia
Não
tenha medo de usar a tecnologia ao seu favor. Bots que enviam mensagens
automáticas; algoritmos que ajudam a calcular o potencial de consumo de uma
região específica; consulta a comentários e reclamações publicadas em redes
sociais e gamification são ferramentas que podem ajudar. A tecnologia deve ser
vista como aliada na gestão de equipes.
Existem
softwares que são capazes de indicar o quanto uma loja vai crescer e isso, conseqüentemente,
pode indicar o tanto que a sua venda pode aumentar. Portanto, aproveite e
mantenha o foco nos dados do futuro para conseguir avançar, não nos do passado.
Se um jogo pode tornar a busca por resultados uma atividade mais agradável e
servir de incentivo para o funcionário, invista nesse formato.
A
questão mais importante é se lembrar que essas tecnologias funcionam como uma
forma de facilitar o seu trabalho e não de substituí-lo. Referências,
conhecimento pessoal e relacionamento com a equipe são únicos e não vão deixar
de ser reconhecidos. A soma do avanço tecnológico ao toque individual do gestor
resulta em uma gestão de equipes de campo ideal. Para alcançar esse nível, é
fundamental saber onde termina o limite da tecnologia e onde começa o trabalho
do profissional.
Fonte:
Economia – IG
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