Fazer
a gestão de pessoas certamente não é uma tarefa fácil e demanda uma série de
competências profissionais e pessoais. Ser um bom líder nada tem a ver com
obter os melhores resultados em vendas. É preciso saber integrar e incentivar a
equipe para que, juntos, todos consigam atingir as metas estabelecidas. Afinal,
como dizia Ronald Reagan, ex-presidente dos EUA: “o melhor líder não é
necessariamente aquele que faz o melhor trabalho, mas sim o que faz com que
pessoas realizem os melhores trabalhos”.
Quer
melhorar sua capacidade de liderança? Confira as dicas abaixo e veja como ter
uma excelente gestão de pessoas e se tornar um líder admirável.
1. Seja o exemplo
Certamente
já deve ter ouvido o popular ditado “faça o que eu digo, mas não faça o que eu
faço”. Um bom líder nunca deve seguir essa premissa, afinal, é visto como
exemplo aos olhos da equipe. Não exija dos funcionários aquilo que você mesmo
não cumpre. Lembre-se de agir sempre conforme as condutas e ética da empresa,
seja um exemplo de excelência.
2. Não seja centralizador
Um
líder de sucesso nunca toma todas as tarefas para si. Ao contrário disso, sabe
delegar atividades para os membros da equipe e empoderá-los para que consigam
fazê-las com autonomia e da melhor forma possível.
3. Desafie sua equipe
É
extremamente importante que o líder conheça a capacidade da sua equipe, pois,
desta forma, consegue desafiá-los a garantir sempre os melhores resultados.
Estimule seus funcionários a pensar, estabeleça metas que sejam possíveis de
atingir e ajude-os a conquistá-las.
4. Mostre resiliência
Mais
do que saber quais decisões tomar, o bom líder deve ser resiliente. Isso
significa lidar com os problemas, superá-los e tornar-se resistente aos
obstáculos. Afinal, as dificuldades sempre irão surgir pelo caminho, não
importa a trajetória profissional. É preciso ter inteligência emocional para
evitar situações desconfortáveis.
5. Desenvolva talentos
Já
explicamos o quanto é essencial conhecer os talentos da equipe, porém o mais
importante é saber usá-los da maneira mais proveitosa. Saiba reconhecer as habilidades
dos funcionários e desenvolvê-las em tarefas e situações que estimulem a
aprendizagem. Seja um coach!
6. Inspire confiança
A
base de qualquer relacionamento é confiança, não é mesmo? Nas relações
profissionais não poderia ser diferente. Seja transparente com seus
funcionários, crie um ambiente seguro para que todos se sintam confortáveis em
expor opiniões e problemas.
7. Saiba ouvir
Saber
ouvir e, principalmente, receber críticas é um processo muito importante para o
aprimoramento pessoal e profissional. Esteja aberto para essas situações e
tente sempre identificar onde você pode melhorar.
8. Dê feedbacks assertivos
Da
mesma forma que é importante ouvir seus funcionários, para eles também é
essencial receber feedbacks. Seja objetivo e claro na hora de estabelecer as
expectativas e também na hora de avaliar o desempenho de cada membro da equipe.
9. Esteja disponível para
ensinar
O
bom líder nunca guarda conhecimento e não hesita na hora de ajudar um
funcionário. Seja um professor: esteja sempre disponível para ensinar e
compartilhar sua experiência. Para isso, é necessário atualizar-se e procurar
novos aprendizados o tempo todo.
10. Crie um ambiente
positivo
Que
equipes felizes são mais produtivas já é um fato. É de responsabilidade do
líder criar um ambiente saudável, positivo e que estimule ainda mais o
funcionário. Tente sempre motivá-los e reconhecer quando é feito um bom
trabalho.
Fonte:
QuickBooks
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