Assim
como em qualquer empresa, os escritórios de contabilidade também podem encontrar
dificuldades para formar uma equipe comprometida com o negócio. Mas você já
parou para pensar que talvez o problema não esteja nos profissionais e, sim, na
sua atuação à frente daquela equipe?
Afinal,
é o gestor quem organiza a rotina, distribui funções, motiva o grupo e tem
papel determinante para transformar o ambiente de trabalho em um lugar bom para
se estar — ou, então, afugentar as pessoas. É isso que diferencia um bom líder
de um mero chefe: ele está preocupado com o clima organizacional e, além de
suas tarefas rotineiras, faz de tudo para formar e fortalecer vínculos com sua
equipe.
Algumas
pessoas já nascem com a característica natural da liderança, mas outras
precisam trabalhar essa habilidade. A seguir, mostramos 5 atitudes que um bom líder
costuma ter para alcançar o sucesso no trabalho.
Seja um empreendedor com
visão
Você
não precisa ser dono da empresa para desenvolver um espírito empreendedor: essa
também é a característica imprescindível do gestor que está à frente de uma
equipe. Isso porque a preocupação do verdadeiro líder vai além da rotina e das
dificuldades do setor que coordena. Ele também está atento à direção para onde
caminha a empresa e à realidade e aos desafios do mercado, usando isso a seu
favor para entregar o melhor serviço ao cliente, inovar e superar a
concorrência.
Não
foque só no próprio setor que coordena ou na atividade que realiza. Isso o
impede de realizar ações com foco na evolução concreta do negócio.
Seja parte da equipe
Por
mais que esteja à frente de uma equipe, o líder não deve esquecer que também
faz parte dela. Ele não está além, nem acima: está ali simplesmente, apenas com
responsabilidades a mais. Por isso, não se coloque em uma posição superior, não
intimide a equipe e não esteja sempre indisponível ou distante.
Em
vez disso, jogue junto, integre o time, seja parceiro, faça com que todos
trabalhem como em uma engrenagem e, se for preciso, coloque a mão na massa.
Equipe motivada é equipe focada no trabalho e parceira do chefe.
Esteja atento ao perfil de
cada um na equipe
Cada
pessoa é única e tem habilidades peculiares que a fazem se destacar dos demais.
O bom líder não apenas sabe identificar isso como ajuda o colaborador a
desenvolvê-las, enquadrando-o nas funções mais adequadas para o seu perfil.
Assim,
sempre divida as tarefas com organização e leve em consideração o perfil e a
habilidade de cada colaborador.
Trabalhe a resiliência
Os
problemas, dificuldades e contratempos sempre vão fazer parte da rotina
profissional em qualquer ambiente. O que diferencia um líder de um simples
chefe, porém, é a forma como lida com eles: ele encara a crise de frente,
promove a união da equipe, pede ajuda, negocia de forma eficaz e supera o
obstáculo de maneira natural e tranquila, sem perder a razão ou ser levado pelo
estresse.
Saiba ouvir
A
equipe sempre tem algo a dizer: dar uma sugestão que ajuda a melhorar a rotina,
reclamar de algo que incomoda, elogiar uma atitude que deu certo. E é
importante que o líder incentive e esteja aberto a isso, inspirando confiança e
os deixando à vontade para expor seus pontos de vista.
Afinal,
ninguém melhor que as pessoas que colocam a mão na massa para saber o que deve
melhorar naquela rotina. Além disso, procure colocar em prática as boas
sugestões que chegarem até você.
Mesmo
precisando trabalhar essas habilidades em si, saiba que o líder, acima de tudo,
é humano e igual a qualquer outro. Passe essa imagem à sua equipe. As pessoas
não gostam de ser tratadas de forma mecânica ou como se fossem só mais um. Um
bom líder deve inspirar o engajamento da equipe, criar confiança e desenvolver
um time realmente comprometido.
Fonte:
Blog Sage
Nenhum comentário:
Postar um comentário