A
Curva ABC é uma ferramenta muito utilizada por empresas dos mais variados
setores. Conheça aqui um pouco mais sobre esse assunto e entenda como a
contabilidade atua na definição dessa Curva dentro das empresas dos seus
clientes.
O que é a Curva ABC?
A
Curva ABC, também conhecida como 80-20, foi criada baseada nas teorias
econômicas de um renascentista italiano, em 1897, chamado Vilfredo Paretto. Na
época, ele criou um estudo sobre como era feita a distribuição de renda e
percebeu, então, que a distribuição das riquezas era feita de uma forma muito
desconforme: Paretto constatou que 80% das riquezas se concentravam nas mãos de
uma pequena porção da população, 20%. Daí o nome Curva 80-20.
Desde então, esse princípio de avaliação passou a ser aplicado em várias outras áreas e atividades, como nos setores industrial e comercial. Hoje em dia, a Curva ABC vem sendo muito utilizada no controle de estoques, na definição de políticas de vendas, no planejamento de distribuição, na programação da produção e em vários outros assuntos comuns no dia a dia de toda empresa.
Com
o avanço tecnológico e o uso de computadores que se tornam cada vez mais
potentes e acessíveis, surgiram muitos softwares que ajudam com um
processamento muito mais prático do grande volume de dados com que uma empresa
tem que lidar frequentemente.
O que representam as
letras A, B e C?
No
caso do estoque, as letras A, B e C separam os itens de acordo com sua
importância e impacto. Dessa forma, a classificação fica assim:
Classe
A: trata-se dos principais itens no estoque. São itens de altíssima prioridade,
que nunca devem faltar. 20% desses itens já correspondem a 80% do valor do
estoque.
Classe
B: são itens ainda considerados preciosos economicamente, mas menos importantes
que os da Classe A. 30% desses itens correspondem a apenas 15% do valor do
estoque.
Classe
C: esses são os 50% restantes dos itens em estoque. São os menos valiosos e
correspondem a apenas 5% do valor do estoque.
No
caso dos clientes, é só aplicar a mesma regra. Clientes da Classe A são aqueles
com os contratos mais caros e responsáveis pelas maiores vendas da empresa, e
assim sucessivamente, seguindo a classificação.
Qual a relação da Curva
ABC com a contabilidade?
Como
a Curva ABC permite que seja feita uma análise envolvendo todas as vendas,
compras, estoque e, consequentemente, o dinheiro movimentado, ela possui grande
valor para a contabilidade da empresa. Se tudo o que entra e sai da empresa for
rigorosamente controlado, a chance de ter um nível de fluxo de caixa adequado é
muito maior. Além disso, a Curva ABC evita alguns acidentes potencialmente
perigosos, como deixar clientes desabastecidos, finanças comprometidas ou
compras inadequadas e desnecessárias.
É
um conceito relativamente fácil de ser aplicado, mas exige que o gestor da
empresa e o profissional contábil tenham muita atenção com o estoque — que
costuma ser um grande problema para as empresas, pois demanda muito espaço e
custo para mantê-lo.
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