Será
que se você perguntasse a um dos seus colaboradores o que sua empresa faz ele
conseguiria responder de bate pronto ou ficaria aquele silêncio constrangedor?
No mundo ideal, não são só os empreendedores que dever ter clara consciência da
razão de ser do negócio, mas sim todo o seu time.
Quando
se tem apenas quatro ou cinco funcionários, a cultura da empresa está tão
presente no dia a dia que a equipe consegue recitar os valores e missão do
negócio de trás para frente.
Mas,
à medida que empresa vai crescendo, essas certezas vão se diluindo entre os
novos colaboradores e perdendo a força que tinham antes.
Isso
acontece, em grande parte, porque os empreendedores viram seu negócio como uma
receita de bolo: em vez de focar primeiro nos ingredientes básicos, foram logo
adicionando fermento para ver o bolo crescer mais rápido. O resultado é uma
massa disforme e sem liga. Mas, calma, nem tudo está perdido.
Um
dos ingredientes mais importantes para ter uma empresa forte é a cultura
organizacional do negócio, ela é como a farinha que dá liga a todos os outros
ingredientes.
Você
pode até argumentar que criar e manter uma cultura assim custa caro para uma
empresa pequena, mas as ferramentas que selecionamos nesta lista são a prova de
que é possível cuidar da sua cultura desde o começo, sem mexer no orçamento.
Vamos lá?
1. Missão, visão e valores
Esse
é o ponto de partida para você planejar negócios diferenciados, atrair
colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho. Mas não se engane: essas
declarações não são feitas apenas para preencher o site institucional da
organização. É preciso construir em conjunto com todo o time para que todos
remem na mesma direção.
Indicada
para organizações de todos os portes, em especial as que estão nascendo ou as
pequenas.
É
útil porque define a direção estratégica da empresa: da integração das
operações à estratégia da companhia e da motivação da equipe.
2. Livro de Cultura para
Pequenos Negócios
O
que aconteceria se todos os seus colaboradores escrevessem um livro contando a
verdade sobre o ambiente da sua empresa? Foi com essa provocação que Tony
Hsieh, fundador da Zappos, criou o Livro de Cultura, escrito por quem mais
entende sobre o jeito de trabalhar da Zappos: seus próprios funcionários.
Indicada
para empreendedores que querem criar um ambiente organizacional que retém
talentos e motiva cada um a dar o seu melhor.
É
útil porque te ajuda a identificar como os colaboradores percebem o negócio,
além daquilo que pode ser feito para criar uma cultura inspiradora, capaz de
engajar o time.
3. Ferramenta de formação
de equipes empreendedoras
Jack
Welch, famoso por liderar a GE por 20 anos, desenvolveu uma ferramenta que
categoriza seus funcionários em 4 tipos. Com essa análise rápida, você pode
definir como se relacionar e desenvolver cada um do seu time, de acordo com
seus resultados, necessidades e motivações.
Indicada
para empreendedores e executivos de empresas de qualquer porte, o foco está na
experiência de Jack Welch com gestão de pessoas.
É
útil porque permite uma avaliação periódica e o alinhamento do colaborador com
os valores da empresa. Além disso, os critérios de divisão asseguram uma tomada
de decisão mais assertiva quanto ao destino de cada membro.
4. 70-20-10 para Pequenas
e Médias Empresas
Mesmo
que os seus colaboradores tenham a vontade de inovar e se capacitar para
executar melhor o próprio trabalho, a falta de tempo e o excesso de tarefas
operacionais deixa essas ideias sempre para depois. Com essa ferramenta, você
inclui na agenda de cada um, um tempo para refletir sobre o próprio trabalho e
sobre os rumos da empresa.
Indicada
para empreendimento de pequeno e médio portes em busca de melhor desempenho.
É
útil porque sugere que o tempo de trabalho seja distribuído em proporções e
incentiva o time a pensar em otimizações de processos continuamente.
5. Método da Cumbuca
Você
quer investir no treinamento do seu time, mas não tem grana para isso? Você
pode usar a inteligência coletiva para fazer disso parte da rotina da sua
empresa. Desenvolvida por Vicente Falconi, a ferramenta incentiva o estudo em
grupos pequenos em encontros rápidos e obriga que todos estejam preparados para
liderar a sessão.
Indicada
para empresas de todos os portes, em especial as menores e aquelas com poucos
recursos para investir em treinamento e desenvolvimento de equipes.
É
útil porque conta com uma técnica simples de aprendizagem organizacional que
pode trazer resultados concretos com baixos investimentos. Além disso,
incentiva o autodesenvolvimento dos colaboradores.
6. Mini Curso de Gestão de
Pessoas
Nesse
passo a passo de seis e-mails, você vai encontrar caminhos para solucionar os
seis maiores desafios de um líder. Da seleção e retenção de funcionários até o
desenvolvimento pessoal como líder, os conteúdos passam por temas como cultura
organizacional, motivação, recompensa e treinamento de equipes.
Indicado
para empreendedores com pouco tempo disponível, mas que estão em busca de
ferramentas e conteúdos práticos para solucionar seus principais desafios de gestão
de pessoas.
É
útil porque oferece os melhores conteúdos do Portal da Endeavor em uma
sequência lógica, para ser estudado semanalmente, e com a possibilidade de ser
aplicado imediatamente na sua empresa.
Com
essas ferramentas em mãos é hora de revolucionar a cultura do seu negócio!
Fonte:
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Nenhum comentário:
Postar um comentário