Um
escritório contábil, apesar de ter suas atividades voltadas para a assessoria
de outras empresas, também deve ser visto como um negócio e precisa ser
conduzido com base em técnicas de gestão o tempo todo. A captação de clientes
deve ter uma atenção especial, com alguns aspectos que precisam ser observados
com cuidado pelo contador.
Quer
saber como atrair mais clientes para seu escritório contábil? Acompanhe as 5
dicas de hoje!
Analise seu público-alvo
O
primeiro passo para qualquer estratégia de marketing é identificar quem são as
pessoas que você quer atingir com suas ações, ou seja, o público-alvo. Estude,
nos mínimos detalhes, o perfil dos seus potenciais clientes: quem são, onde
moram, o que fazem, quais são seus objetivos e dificuldades, e quais são suas
objeções em relação a um serviço de contabilidade. Com essas informações, você
saberá qual é a forma mais efetiva de impactar essas pessoas e como trabalhar a
comunicação e o marketing do seu escritório contábil.
Determine um
posicionamento
Quanto
mais específico for o seu nicho de atuação, mais efetiva será a sua captação de
clientes. Adote um posicionamento próprio, como um escritório contábil voltado
para pequenas indústrias ou especializado em assessoria para hospitais, por
exemplo. A sua autoridade dentro do segmento escolhido será maior e, assim,
fica mais fácil ganhar a confiança dos clientes em potencial.
Desenvolva uma identidade
visual
No
relacionamento com o público, é interessante definir uma identidade visual para
reforçar a presença do seu escritório contábil. Logomarca e cores predominantes
fazem muita diferença e podem criar uma associação instantânea na mente de seus
potenciais clientes que tiveram algum contato com o material da sua empresa.
Para um trabalho de mais qualidade, procure a ajuda de um designer ou uma
agência de branding.
Invista em marketing
digital
Presença
online, no contexto atual, é obrigatório para uma empresa que deseja obter
resultados acima da média. Marketing digital pode ser a ação definitiva para
seu escritório contábil, já que as pessoas estão sempre consumindo conteúdo na
internet e interagindo em redes sociais.
Otimize
seu site para ser favorecido em motores de busca, crie um blog e abasteça-o com
artigos relevantes para o público-alvo, e faça uma fan page para compartilhar
conteúdos de qualidade e outros de consumo rápido, como imagens e citações. Com
anúncios pagos na internet, você ainda pode segmentar para quem deseja que
receba suas atividades, ou seja, o público-alvo que você identificou com a
ajuda da primeira dica dessa postagem.
Não esqueça o material
offline
Material
offline, para um escritório contábil, ainda é importante. Porém, por que não
fazer de uma forma mais criativa? Em vez de imprimir panfletos que apenas
descrevem seus serviços, insira alguma informação útil para o seu público, como
um aviso a respeito de uma nova declaração criada pela Receita Federal, por
exemplo. Além disso, papel timbrado e envelopes personalizados são ótimos para
a circulação da marca da sua empresa, valendo-se da identidade visual também.
Marketing
deve ser uma atividade constante em seu escritório contábil. Uma robusta
carteira de clientes pode ser a segurança que você precisa para expandir suas
operações, contratar mais pessoal, abrir uma nova sede em outra cidade e se
tornar referência no ramo da contabilidade.
Fonte:
Blog Sage
Nenhum comentário:
Postar um comentário