As
empresas estão com estrutura cada vez mais enxuta e econômica com o objetivo de
se tornarem mais competitivas. Para o trabalhador, isso significa muitas vezes
trabalho redobrado e maior pressão com relação a metas e prazos (veja dicas
abaixo).
E
há metas para tudo: produtividade, resultados, qualidade e satisfação de
clientes. "O profissional é obrigado a trabalhar com um kit de indicadores
que medem seu desempenho. Ele é continuamente avaliado, e isso o coloca sob
grande pressão", diz Fernando Montero da Costa, diretor de operações da
consultoria de RH Human Brasil.
Neste
cenário, quem não estava acostumado com esta carga se vê obrigado a se adaptar
à situação. E quem já estava encara uma carga ainda maior.
Saber
lidar com a pressão é, portanto, essencial, e passa pela capacidade de
administrar o tempo, planejar o trabalho, e até pela inteligência emocional.
"É a chamada resiliência, capacidade de resistir à pressão de tempo e
frustrações decorrentes dela", afirma Costa.
Essa
característica é adquirida só com experiência. "Quanto mais o trabalhador
domina a técnica de seu trabalho, ele adquire maior habilidade em trabalhar sob
pressão", diz Costa. Mas isso não é regra, e pode haver apenas um
descontrole momentâneo, decorrente da falta de disciplina e planejamento do
trabalhador.
Algumas
dicas podem ajudar o profissional que se vê perdido com uma carga extra de
trabalho e prazos. Costa recomenda ter sempre prioridades, que permitem
concentrar energias. "Isso significa fazer primeiro o mais importante para
que isso não se torne urgente, o que suaviza o dia a dia, pois é possível
balancear os picos de trabalho e, principalmente, prevenir imprevistos",
explica.
É
necessário também driblar os ‘ladrões do tempo’: mensagens nas redes sociais,
e-mails, conversas ao telefone e reuniões. "Reunir a equipe pode ser
necessário, mas a reunião deve ser objetiva", cita Costa.
Dicas
Estabeleça
prioridades, e concentre energias nelas;
Evite
atividades que possam significar perda de tempo, como ler mensagens nas redes
sociais;
Tenha
tempo para o lazer para compensar a pressão enfrentada no ambiente de trabalho;
Organize-se
e planeje atividades para contornar imprevistos.
Consequências
O
descontrole em situações de pressão causa doenças, como úlcera e gastrite,
problemas somáticos que surgem não só devido à pressão, mas também por causa da
frustração de não entregar o resultado esperado. Por isso, é importante
identificar os motivos da pressão.
"Além
da cobrança da empresa, a pessoa também pode estar acumulando tarefas ou
passando por problemas pessoais. Quando conhece o motivo, consegue trabalhar de
forma mais racional. Senão, fica emotivo, pode confundir as coisas e não
conseguir se reorganizar. E o principal problema desse acúmulo de pressão é o
desequilíbrio emocional", diz Matilde Berna, diretora de transição de
carreira da Right Management.
Ter
tempo para o lazer ajuda a controlar o fator psicológico da pressão, recomenda
Costa. "Além de relaxar no final de semana, quando tiver um pico de
trabalho o profissional pode negociar uma folga ou, por exemplo, sair mais cedo
nos dias posteriores. Tirar férias é importante: ajuda a desligar a panela de
pressão e recarregar energias".
As
atividades de lazer devem ser feitas principalmente com pessoas que não estejam
relacionadas ao ambiente de trabalho, aconselha Matilde. "Em situações de
descontrole, deve-se ainda evitar pessoas ‘negativas’".
No
caso de gestores, o acúmulo de pressão pode ser amenizado delegando mais
funções à membros da equipe. A pressão pode ser positiva caso mantenha o
profissional motivado a superar desafios, mas exige um estado emocional
equilibrado. "Se ele está abalado com a pressão, deve buscar o que lhe dá
prazer. Senão, não vai conseguir relaxar nem trabalhar", diz Matilde.
Fonte:
Estadão – SP
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