No
mundo dos negócios, o sucesso depende de vários fatores como planejamento,
organização, controle financeiro entre outros. Reconhecer e estimular a equipe
é uma forma inteligente de se fazer gestão empresarial e obter mais dos
recursos humanos.
Contudo,
essa simples tarefa pode ser deixada de lado por parte dos empresários e
acarretar problemas no empreendimento. Nesse sentido, o Serviço de Apoio às
Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) lista quatro dicas para
conquistar o comprometimento dos colaboradores em 2016.
O
diretor de Atendimento do Sebrae ES, Ruy Dias de Souza, informa que uma equipe
motivada com o ambiente de trabalho gera resultados extraordinariamente
satisfatórios, além de reduzir os custos com a rotatividade, o turnover. “O
relacionamento entre chefia e subordinado e a satisfação com as atividades
executadas interferem diretamente na motivação do empregado”, explicou.
As
empresas estão buscando métodos e formas inovadoras de lidar com seu corpo de
trabalho a fim de alavancar os resultados. Algumas das ações listadas para
conquistar a motivação e o comprometimento do colaborador são:
1.
Eventos informais dentro da empresa, onde os funcionários podem se conhecer,
interagir e há reconhecimento dos trabalhos realizados e objetivos alcançados;
2.
Bônus segundo o desempenho individual e de equipe;
3.
Hierarquia menos rígida e mais horizontal, onde as pessoas se sentem à vontade
para expressar ideias e dar e receber feedbacks construtivos;
4.
Realização de atividades fora da empresa, o que gera integração entre a equipe.
Há os que saem à noite para um happy hour descontraído, os que praticam
esportes juntos, os que fazem atividades culturais etc.
Para
obter melhores resultados, a partir do desempenho acima da média dos
funcionários, é fundamental que o gestor dessas pessoas seja um líder, alguém
que inspire confiança e estimule o melhor de cada um. Para tanto, é necessário
conhecer cada profissional, entendendo suas habilidades, competências e pontos
fracos.
O
ideal é que a pessoa certa seja colocada no lugar certo, pois assim as
atividades fluirão com eficiência, dado que o funcionário está satisfeito e
gosta do que faz.
Há
muitos empresários de pequenos negócios que focam no operacional e acabam
deixando de gerar a motivação necessária na equipe, inclusive pela falta de
tempo. “Porém, se passarem a prestar mais atenção em cada indivíduo e extrair
deles o melhor, obterão resultados excelentes e passarão a cuidar da parte
estratégica do negócio”, complementa o diretor.
Fonte:
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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