sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

4 dicas para o empreendedor motivar a equipe em 2016


No mundo dos negócios, o sucesso depende de vários fatores como planejamento, organização, controle financeiro entre outros. Reconhecer e estimular a equipe é uma forma inteligente de se fazer gestão empresarial e obter mais dos recursos humanos.

Contudo, essa simples tarefa pode ser deixada de lado por parte dos empresários e acarretar problemas no empreendimento. Nesse sentido, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) lista quatro dicas para conquistar o comprometimento dos colaboradores em 2016.

O diretor de Atendimento do Sebrae ES, Ruy Dias de Souza, informa que uma equipe motivada com o ambiente de trabalho gera resultados extraordinariamente satisfatórios, além de reduzir os custos com a rotatividade, o turnover. “O relacionamento entre chefia e subordinado e a satisfação com as atividades executadas interferem diretamente na motivação do empregado”, explicou.

As empresas estão buscando métodos e formas inovadoras de lidar com seu corpo de trabalho a fim de alavancar os resultados. Algumas das ações listadas para conquistar a motivação e o comprometimento do colaborador são:

1. Eventos informais dentro da empresa, onde os funcionários podem se conhecer, interagir e há reconhecimento dos trabalhos realizados e objetivos alcançados;

2. Bônus segundo o desempenho individual e de equipe;

3. Hierarquia menos rígida e mais horizontal, onde as pessoas se sentem à vontade para expressar ideias e dar e receber feedbacks construtivos;

4. Realização de atividades fora da empresa, o que gera integração entre a equipe. Há os que saem à noite para um happy hour descontraído, os que praticam esportes juntos, os que fazem atividades culturais etc.

Para obter melhores resultados, a partir do desempenho acima da média dos funcionários, é fundamental que o gestor dessas pessoas seja um líder, alguém que inspire confiança e estimule o melhor de cada um. Para tanto, é necessário conhecer cada profissional, entendendo suas habilidades, competências e pontos fracos.

O ideal é que a pessoa certa seja colocada no lugar certo, pois assim as atividades fluirão com eficiência, dado que o funcionário está satisfeito e gosta do que faz.

Há muitos empresários de pequenos negócios que focam no operacional e acabam deixando de gerar a motivação necessária na equipe, inclusive pela falta de tempo. “Porém, se passarem a prestar mais atenção em cada indivíduo e extrair deles o melhor, obterão resultados excelentes e passarão a cuidar da parte estratégica do negócio”, complementa o diretor.

Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário