Em
tempos de crise, todas as atitudes que uma empresa pode tomar
para tornar seu funcionamento mais enxuto e ágil devem ser analisadas. Nesse
momento, é comum que os gestores olhem para o ambiente interno e busquem
soluções para a otimização dos recursos e diminuição dos custos de
produtividade.
No
entanto, muitas vezes, os administradores não observam algo primordial para a
lucratividade: um bom processo logístico. Compreender verdadeiramente esse
conceito e respeitar a sua amplitude permite ao negócio alinhar o planejamento
de suas estratégias e alcançar um tremendo diferencial competitivo.
A verdadeira
importância da logística
É
muito comum que as pessoas — e até alguns gestores — associem os processos
logísticos apenas ao transporte de cargas e armazenamento ou movimentação de
produtos. No entanto, isso é um erro grande: a logística está presente em
praticamente todas as atividades de um empreendimento. É ela que fornece o
suporte necessário para que toda a cadeia produtiva funcione do jeito certo,
nas mais diversas áreas: fornecimento, produção, marketing, atendimento e,
finalmente, a entrega do produto ao consumidor final.
Os
processos logísticos ajudam a conferir competitividade para a empresa,
credibilidade para a organização e a chance de superar as expectativas dos
fornecedores, cooperadores e da clientela. Lembre-se: um planejamento mal
estruturado nesse setor pode causar danos para a sua empresa.
Como ela pode reduzir
os gastos
Como
dissemos, a logística envolve praticamente todas as áreas de uma empresa. E
quando esses processos ficam bem planejados e organizados, todos os setores
ganham. Dentro da corporação, os departamentos precisam agir de forma
integrada, evitando conflitos internos que podem prejudicar todo o planejamento
logístico.
É
primordial também ter atenção para que todas as necessidades do seu público
sejam atendidas no tempo estipulado: isso evita atrasos nas ações de
recebimento, produção e despacho do material, que poderiam ocasionar sérios
prejuízos com a perda de clientes ou fornecedores que poderiam ser perenes.
Outro
ponto importante é a necessidade de redução dos custos de armazenagem e
distribuição. Para isso, vale investir na infraestrutura de transporte e na
capacidade de gestão logística para evitar os riscos de fracasso em tempos onde
a concorrência é tão forte.
Os
gestores têm por obrigação, portanto, conhecer a fundo seus fornecedores, suas
instalações, seus processos produtivos, seu público-alvo e, então,
buscar incessantemente as soluções que ajudem a melhorar esse setor e a
diferenciar-se da concorrência.
Logística em PMEs
E
se engana quem pensa que cuidar com a logística é algo específico das grandes
organizações. As pequenas e médias empresas também devem se atentar a
este ponto, pensando, principalmente, na satisfação dos seus clientes.
Lembre-se sempre: uma boa logística influencia em diversos pontos da sua
empresa e, consequentemente, em como ela é avaliada e percebida pelos
seus consumidores.
Uma
dica muito importante é sempre identificar quais são as expectativas e
as necessidades dos seus clientes no que diz respeito à logística, como tamanho
do pedido, horário de recebimento, prazo de entrega, forma de recebimento,
etc., e ter estes pontos em mente na hora de estabelecer os seus serviços e
modo de trabalho, a fim de atendê-los corretamente. Deixe estes pontos claros
para toda a sua equipe, seja ela própria ou terceirizada, e sempre procure
formas de tornar estes processos o mais eficiente possível.
Os
custos logísticos são outro ponto de destaque, uma vez que impactam diretamente
nos resultados da sua empresa. Portanto, procure identificar oportunidades
de redução, como procura por novos fornecedores e negociação, e não esqueça de
sempre ouvir o seu time, com certeza ele pode contribuir com boas ideias.
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