Há
algum tempo li uma pesquisa realizada na Inglaterra com enfermeiras de um
hospital. Elas foram divididas em dois grupos: no grupo A, estavam as que
achavam que recebiam um tratamento digno por parte do supervisor; e, no grupo
B, as que diziam ser maltratadas pelo superior. Depois de certo tempo, a
pesquisa revelou que o segundo grupo apresentava 40% mais chances de ter
problemas cardíacos. Isso mostra como o ambiente de trabalho pode ser
responsável pela qualidade de vida de uma pessoa, afetando até a saúde do
funcionário.
Ter
uma boa qualidade de vida no trabalho significa uma força de trabalho mais
saudável física e psicologicamente, o que possibilita ganhos também para a
empresa, em termos de aumento de produtividade e qualidade de seus produtos e
serviços.
Se
você concorda com essa premissa e deseja propiciar melhor qualidade de vida a
seus colaboradores, aqui estão cinco ações que podem ser realizadas e que vão
ao encontro desse objetivo:
1. Capacitar as
lideranças: a empresa, ao promover um funcionário para
um cargo gerencial, muitas vezes perde um excelente técnico, que poderia ser
classificado como nota dez, e ganha um gerente nota um. O que significa que
esse profissional, inicialmente, pode demonstrar falta de habilidade ao exercer
sua função, criando sob seu comando um grupo de indivíduos apáticos,
desmotivados ou, em outro extremo, pessoas indignadas e revoltadas com a falta
de competência da liderança. Perde-se em qualidade de vida e em produtividade.
2. Dar feedback:
as pessoas querem crescer profissionalmente e, nesse aspecto, o feedback
contínuo é essencial e serve como um guia para mostrar ao funcionário se ele
está ou não no caminho certo. Isso faz com que ele se sinta bem orientado e
seguro de que está na direção desejada pela chefia, melhore sua autoestima e
tenha segurança no que faz.
3. Reconhecimento:
valorizar um trabalho bem-feito, parabenizar, elogiar. O ser humano gosta e se
motiva quando recebe elogios. Entretanto, o que se vê na prática é o contrário,
ou seja, profissionais que são criticados em público por suas falhas e
raramente elogiados pelo bom trabalho realizado. Fica a dica: elogie em
público, sempre que um funcionário fizer um bom trabalho. Reconheça,
parabenize. Se tiver de criticar, faça-o em particular, jamais em público.
4. Condições de trabalho:
propiciar um ambiente físico com mobiliário, conforto térmico, acústica e
iluminação adequados. São fatores que não levam à motivação, mas que, em muitos
casos, são fontes de severa insatisfação, o que faz diminuir a qualidade de vida
e a produtividade da empresa.
5. Horário de trabalho:
fazer cumprir rigorosamente o horário de entrada, de alimentação e de saída. As
pessoas tendem a ser desorganizadas e, com isso, trabalham durante o horário em
que deveriam descansar e se alimentar. Exija das pessoas mais planejamento e
mais organização para a realização das tarefas. Isso fará com que elas
trabalhem com mais qualidade de vida e façam mais, melhor e mais rápido.
Fonte:
Exame.com
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