Há
muitas variáveis que fazem a diferença para o sucesso de uma empresa e uma
delas é a formação de preços. Definir bem quanto cobrar pelos produtos ou
serviços é muito importante para o crescimento do negócio, e os responsáveis
por isso têm que considerar certos detalhes. Vamos falar um pouco sobre a
importância de fazer isso de forma adequada e como evitar algumas armadilhas
nesse sentido:
A formação de preços é
vital nos anos iniciais
É
claro que esse fator é importante em qualquer fase do negócio, mas
especialmente nos anos iniciais, a estratégia correta de preços desempenha um
papel fundamental na sua sobrevivência. Essa atenção especial se dá por dois
motivos principais: a necessidade de cobrir gastos diários e fidelizar a
clientela com valores competitivos.
Quando
o empreendimento está no início tem menos recursos a desperdiçar e cada chance
perdida pode ser a última. Além disso, o preço é um dos indicadores imediatos
que um cliente usa para avaliar suas opções, e qualquer valor considerado fora
do normal pode acender a luz de emergência para ele.
Dessa
forma, possuir uma estratégia bem colocada desde o início é um grande passo
para atrair clientes e permite que a empresa entregue resultados satisfatórios
sem correr o risco de entrar em dívidas ou baixar a qualidade do serviço.
Os perigos da má formação
de preços
Em
contrapartida, a má formação de preços representa um grande perigo para o
empreendimento, pois prejudica a saúde do negócio. Afinal, se a precificação
estiver errada será necessário compensar de alguma forma, o que certamente vai
prejudicar os lucros.
Se
o preço é baixo demais, você provavelmente terá que tirar dos seus lucros para
compensar gastos operacionais e outros custos. Se for muito alto, pode afastar
os clientes, prejudicando o crescimento da empresa a médio e longo prazo.
O
valor cobrado também afeta a maneira como o público vê a empresa. Quando são
justos, cria-se uma imagem de integridade, confiança e credibilidade que atrai
as pessoas. Por outro lado, quando estão desequilibrados, a ideia é de que a
companhia não é confiável, não entende da indústria ou tenta explorar seus
consumidores.
Como decidir os preços
Inicialmente,
essa resolução envolve saber que não se trata exatamente de quanto o produto ou
serviço custa, mas se a quantia é condizente com a expectativa do cliente.
Segundo
o “Pricing”, um importante princípio de marketing que ajuda a escolher preços adequados,
há 3 maneiras de precificar um produto ou serviço:
- por concorrência, onde se atribui um custo dentro da média aplicada pelo mercado;
- por margem, quando ele é decidido com base nas despesas envolvidas na fabricação e implantação do produto;
- por demanda, em que o vendedor se baseia na procura ou valor que o produto tem para os clientes.
Cada
escolha tem suas particularidades, que devem ser observadas com calma ao
decidir quanto cobrar. Também é importante pensar a longo prazo nas implicações
de cada estratégia para o futuro, tendo em vista que os preços não são algo
fixo, mas mudam com o tempo.
Em
resumo, vimos como a formação de preços é importante para qualquer negócio,
especialmente em seus estágios iniciais, além dos perigos que a estratégia errada
pode gerar, tanto para os lucros quanto para a imagem da marca. Sem dúvida, com
as dicas que apresentamos, você poderá evitar esses perigos, fazer muito
sucesso e se manter sempre competitivo.
Fonte:
Blog Sage
Nenhum comentário:
Postar um comentário