Durante
uma época de crise econômica, incentivar a equipe parece uma tarefa impossível:
mesmo que sua empresa não tenha demitido ninguém, o clima de ansiedade
generalizada é constante. Por isso, mais do que nunca, essa é a hora de colocar
em prática algumas táticas para manter sua equipe feliz e produtiva.
“Incentivar
é sempre importante. Em uma recessão, porém, não é apenas importante: é
fundamental”, afirma Maria Cristina Ortiz, docente da Business School São Paulo
(BSP). “Se não houver uma equipe engajada, você perde também a única forma
viável de sair de uma crise econômica.”
Isso
não significa que o empreendedor tenha que gastar rios de dinheiro para fazer
uma boa gestão de pessoas. “Os incentivos não são apenas premiações e bônus,
como costuma passar pela cabeça das pessoas. Dinheiro é relevante sim, mas não
é a única forma de estimular”, defende Esmeralda Queiroz, consultora do Sebrae
de São Paulo.
A
chave para conseguir incentivar seus funcionários é pensar no que você pode
fazer para deixá-los felizes, afirma Janaína Ferreira, professora de coach,
liderança e carreira do Ibmec do Rio de Janeiro. Isso porque quem está feliz
trabalha de forma mais produtiva. “É bom para o empreendedor, para a empresa e
para os funcionários.”
Quer
alguns exemplos de estratégias simples e econômicas para incentivar sua equipe?
Confira, a seguir, sete delas:
1. Dê um propósito à sua
equipe
O
primeiro passo para incentivar seus funcionários é fazer com que eles saibam
que o trabalho deles é importante. ”Fazer essas pessoas lembrarem que trabalham
para uma causa maior dá sentido àquela ação do dia, por mais mecânica que ela
possa ser. O funcionário não se sente incentivado se não sabe como sua
atividade afeta outras áreas da empresa, qual a importância dele nesse
processo”, explica Janaína.
2. Não faça reuniões
apenas para dar broncas
Muitos
empreendedores só falam com seus funcionários na hora de dar más notícias. Mas
fazer reuniões para falar dos bons resultados e elogiar o trabalho que está
sendo feito é tão importante quanto, mesmo que sejam conquistas pequenas.
“Qualquer forma de reconhecimento já é um incentivo. Por meio dele, é como você
dizer que acompanha o que a equipe produz, reconhece e divulga esse esforço”,
explica Maria Cristina.
Também
é preciso que os funcionários sejam incluídos nas conversas de planejamento.
“Essa atitude melhora o clima da empresa, porque cria condições para que a
equipe esteja engajada e possa contribuir com novas formas de alcançar as
metas”, ressalta Esmeralda.
3. Saiba quem são seus
funcionários
Para
estimular sua equipe, é preciso saber as preferências de cada um dos
funcionários. Por isso, reserve um pouco do seu tempo para saber o que anima
cada funcionário, o que incomoda e o que é esperado para o futuro.
“Você
não precisa gastar muito dinheiro: o que você precisa é gastar tempo, sentando
com sua equipe e ouvindo. Caso contrário, você estará sempre dando estímulos
errados”, afirma Maria Cristina. “Eu só engajo quando entendo os desafios
pessoais de cada um. Quanto mais eu atuo como coach da minha equipe, mais eu
desato os nós que impedem esses funcionários de trazerem bons resultados para a
empresa.”
4. Proponha desafios e
recompense
Outra
forma de incentivar seus funcionários é oferecer pequenos desafios no dia a
dia: por exemplo, buscar a solução para um problema antigo do negócio ou para
bater a meta proposta. Quem resolver um desses desafios recebe um prêmio
simples, como um vale-presente ou um produto da própria empresa. “Faça
atividades curtas, com no máximo um mês de duração. O desembolso é pequeno, mas
a equipe se engajará no desafio proposto”, ressalta Esmeralda.
Janaína
recomenda ir além: para quem alcançar a solução, uma porcentagem do faturamento
obtido com a ideia pode ser revertida ao funcionário. “Isso encoraja pessoas a
criarem novos projetos, o que faz o faturamento crescer ainda mais.”
5. Estimule a capacitação
Na
mesma linha, é preciso estimular o desenvolvimento intelectual e técnico
constante dos funcionários. Isso porque quem está estagnado também fica
desmotivado. “A pessoa tem que se ver crescendo na empresa. Ou seja,
relacionando o resultado que traz para a empresa com seu desenvolvimento
pessoal”, diz Maria Cristina.
E
não é preciso desembolsar muito para capacitar a equipe. “Existem centenas de
cursos, palestras e eventos de graça e online. A empresa pode fazer essa
pesquisa e trabalhar com esse tipo de estímulo. Lembrando que tornar os
funcionários valiosos é importante para a empresa também”, ressalta Janaína.
6. Feche parcerias com
estabelecimentos próximos
É
comum empresas fazerem acordos com academias, restaurantes e escolas próximas,
com o objetivo de oferecer descontos aos funcionários. Essa é uma parceria que
não costuma sair muito cara, diz Esmeralda, e pode ser uma via de mão dupla.
“Seus funcionários ficam felizes e o outro negócio consegue atrair e fidelizar
mais clientes. Dependendo do seu tipo de empresa, pode até ser possível
oferecer produtos ou serviços para os funcionários do estabelecimento
parceiro.”
7. Ofereça um espaço extra
no escritório
Um
ambiente alegre e organizado faz seus funcionários acordarem mais dispostos. E
oferecer um espaço para isso dentro do seu negócio não significa,
necessariamente, gastar mais. Janaína sugere, por exemplo, estimular os
funcionários a decorarem suas mesas, estabelecer um dia para roupas mais
casuais, promover um encontro semanal na própria empresa, dar prêmios
simbólicos e reservar um pequeno espaço do local para relaxar e tomar café.
“Levar alegria não tem custo nenhum para a empresa e as pessoas se sentem importantes”,
ressalta a professora.
Fonte:
Exame.com
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