sexta-feira, 28 de abril de 2017

Veja três dicas para potencializar a liderança e a motivação no trabalho


Com a falta de tempo, o desempenho da liderança no ambiente de trabalho acaba muitas vezes sendo deixado de lado. De acordo com psicólogo e precursor da psicodinâmica contextualizada para o ambiente de negócios, Luiz Fernando Garcia, “o grande erro das empresas é a delegação superficial, que gera uma administração oscilante, ou administração iô-iô”.

O especialista ainda ressalta que “nestes casos, a liderança é comprometida, já que se delega sem precisão e sem recortes, fazendo com que o funcionário não tenha uma visão sistêmica do todo, passando apenas a corresponder parcialmente às funções. Ou seja, delega uma tarefa, o colaborador não entende, faz o que é pedido para cumprir a demanda e quando o chefe supervisiona, verifica que a mesma não foi concluída da maneira desejada e repassa a tarefa. Daí se dá o termo iô-iô”.

O que pode acontecer se você mentir no Imposto de Renda 2017


Tentar omitir dados na declaração de Imposto de Renda 2017 e contar uma “mentirinha de leve” para obter uma restituição maior ou pagar menos imposto pode sair muito mais caro lá na frente. Além da possibilidade de ser multado, você pode até responder criminalmente pela infração.

De acordo com a Receita Federal, assim que a declaração é transmitida, o Fisco já começa a processar os dados e cruzar as informações passadas por você e por outras fontes, como empresas, bancos e cartórios, para checar se as contas declaradas por uma parte e por outra fecham.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

O que acontece se não declarar o Imposto de Renda 2017?


Perder o prazo de entrega ou não fazer a declaração do Imposto de Renda pode render dor de cabeça ao contribuinte.

A conseqüência imediata é que o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) adquire o status de pendente de regularização e, com isso, a vida financeira do contribuinte se complica, já que o documento é necessário para várias tarefas.

Na prática, o contribuinte com CPF pendente de regularização não pode, por exemplo, fazer empréstimos, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel, tirar passaporte e até mesmo prestar concurso público, além de ter problemas para movimentar conta bancária.

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado


Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira (27), a votação da proposta de reforma trabalhista do governo Michel Temer. O texto foi aprovado por 296 votos a favor e 177 contrários e segue agora para o Senado.

Entre outros, a reforma define pontos que podem ser fruto de acordo entre empresários e representantes dos trabalhadores, passando a ter força de lei.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Reforma trabalhista: empregador é quem define as férias


O relatório final da proposta de reforma trabalhista, aprovado nesta terça-feira, 25/04, na comissão especial da Câmara que analisa o tema, prevê que o período de férias do trabalhador poderá ser determinado pelo empregador. A nova regra mostra endurecimento comparado ao que prevê a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Uma das emendas acatadas pelo projeto da reforma prevê que "a época da concessão das férias será determinada pelo empregador, após consulta ao empregado, no mínimo com sessenta dias de antecedência".

O novo texto é mais incisivo que a redação da CLT que prevê atualmente que "a época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregador".

O que muda na vida das empresas com a Nova Lei da Terceirização?


As relações de trabalho no Brasil vão mudar profundamente com a aprovação da Lei 13.429/2017, chamada Nova Lei da Terceirização, sancionada em 31 de março por Michel Temer, que permite às empresas terceirizar sua mão-de-obra, inclusive aquelas consideradas como a atividade final.

O plano do governo é estimular a cadeia de produção brasileira ao reduzir a insegurança jurídica das prestadoras de serviço, além de modernizar as relações de trabalho. No entanto, a Nova Lei da Terceirização não tenta e nem substitui a CLT, assim como não incentiva a substituição de funcionários por PJ individuais.

terça-feira, 25 de abril de 2017

Adesão ao Simples aumenta a longevidade das empresas


As micro e pequenas empresas que são optantes pelo Simples Nacional apresentaram uma taxa de sobrevivência maior do que as que não são optantes.

De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, 83% dos pequenos negócios criados em 2012 e ligados a esse sistema diferenciado de tributação sobreviveram aos dois primeiros anos de vida, mais do que o dobro das empresas não optantes.

Valor do contabilista para as empresas


A contabilidade é uma das profissões mais antigas do mundo. Existem registros do uso dela, de maneira simplificada, com os fenícios, que contabilizavam o que era realizado em cada transação - a venda e o dinheiro recebido. Também já foram encontrados escritos da Babilônia, que mostravam a cobrança de impostos.

Já, a contabilidade moderna podemos creditar ao monge Luca Pacioli. No livro "Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità" (Conhecimentos de Aritmética, Geometria, Proporção e Proporcionalidade), no qual foi exposto o método das Partidas Dobradas, datado de 1494, o religioso trouxe para o mundo um novo olhar, uma nova realidade. Na época, representou modernidade, mas, hoje, está obsoleto diante do papel que o contabilista desempenha nas empresas.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Escrituração contábil digital: Cofis aprova novo Manual de Orientação do Leiaute da ECD


Por meio do Ato Declaratório Executivo Cofis nº 24/2017 - DOU 1 de 20.04.2017, a Receita Federal do Brasil (RFB) aprovou o leiaute 5 do Manual de Orientação da Escrituração Contábil Digital (ECD), com as alterações previstas na nova versão 4.0.2 do programa, que se encontra disponível para download, em seu site http://sped.rfb.gov.br/pasta/show/1569.

Destacamos:

Governo Temer não abre mão de uniformizar a cobrança do PIS/Cofins


O governo mantém o plano de mudar os regimes do PIS e da Cofins. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o assessor especial da Presidência da República, Gastão Alves de Toledo, revelou que a ideia, nesse primeiro momento, é uniformizar o regime, tornando as contribuições não cumulativas a todos os segmentos. A mudança deve ser apresentada em breve por meio de uma medida provisória. Esse texto está sendo elaborado pela Receita Federal e, depois de enviado à Presidência, ainda passará por uma análise da equipe econômica.

quinta-feira, 20 de abril de 2017

eSocial: Sanear a base de dados é um dos maiores desafios


Conceitualmente, o e-Social é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, ainda, coletar informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra, armazenando-as num ambiente nacional, possibilitando uma rígida fiscalização por parte dos órgãos gestores.

4 dicas para melhorar sua receita anual neste ano


Em tempos de crise econômica é preciso percorre novos caminhos para seguir em frente e garantir sucesso. Isso porque, com a estiagem da economia brasileira, os investimentos sofrem quedas e as oportunidades podem passar voando. Mas concentrando a sua atenção em alguns pontos é possível reverter esse quadro e garantir o crescimento da receita anual do seu negócio. Confira nossas dicas!

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Como calcular os custos de funcionários?


Embora muitas pessoas acreditem que o pagamento de salário representa o custo total de um funcionário, você sabia que um colaborador pode custar até 2,8 vezes o salário pago a ele, segundo a Fundação Getúlio Vargas e Confederação Nacional das Indústrias?

E no mundo dos negócios, como todo investimento, contratar um novo recurso e até mesmo dar aumento de salário também exige planejamento para que o fluxo de caixa não seja prejudicado. Entenda, na prática, por que o cálculo de custos dos funcionários vai além do pagamento de salário e descontos apontados em folha.

CE: Formalização deve subir 40% com RedeSimples


Com o novo serviço oferecido pelo projeto RedeSimples, onde o empreendedor pode abrir sua empresa diretamente no portal da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), em ambiente virtual sem ter que se deslocar a várias lugares, é esperado um aumento de 40% no número de empresas formalizadas até o fim do ano. A informação foi divulgada ontem (18) pela presidente da Jucec, Carolina Monteiro, durante lançamento oficial do serviço na rede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae).

“A expectativa é que até o ano que vem a gente tenha um grande número de empresas formalizadas no Estado. A ideia é que, após concluir estas integrações que faltam com a Secretaria da Fazenda, o Corpo de Bombeiros, a Semace e a Vigilância Sanitária, a gente comece a trabalhar o processo de interiorização da simplificação nos 184 municípios cearenses”, declarou Carolina Monteiro.

terça-feira, 18 de abril de 2017

Qual o melhor regime tributário para minha empresa: Lucro Presumido ou Simples Nacional?


Uma dúvida muito comum e extremamente pertinente a muitos empreendedores e empreendedoras é a escolha do regime tributário adotado pela sua empresa. Qual escolher? Ainda mais quando o assunto é o cálculo entre Lucro Presumido e Simples Nacional, sempre há uma pulga atrás da orelha.

Mas você não terá medo!

Vale salientar que, no Brasil, a escolha de regime de tributação acontece apenas em dois momentos: no início do ano ou na abertura da empresa (em até 180 dias se for Simples Nacional ou na entrega da primeira DCTF).

Desta forma, uma vez escolhida, ela se torna irrevogável até o próximo ano, portanto sua decisão exige sabedoria.

Confira sete práticas para gerenciar melhor sua equipe


Comandar equipes que trabalham diariamente no mesmo espaço físico, com contato direto e pessoal, é um desafio muito grande. Mesmo que você acompanhe de perto todas as etapas do trabalho, algumas situações vão sair do controle, pois é inevitável que surjam imprevistos ao longo da jornada de um líder.

No caso de quem é responsável pela coordenação de uma equipe de campo, estas situações que fogem do planejado são ainda mais comuns, pois os funcionários nem sempre estarão ao seu alcance. Na verdade, o ideal é justamente o contrário, ou seja, que eles estejam justamente em campo na maior parte do tempo. Além disso, nem sempre é possível fazer a comunicação de maneira direta, o que dá margem para desentendimentos e possíveis erros.

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Reforma trabalhista prevê demissão consensual


O substitutivo à proposta de reforma trabalhista (PL 6787/16) do deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) incluiu a previsão de demissão em comum acordo.

A alteração permite que empregador e empregado, em decisão consensual, possam extinguir o contrato de trabalho.

A medida gera a obrigação ao empregador de pagar metade do aviso prévio, quando indenizado, além de indenização sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Documentos fiscais que sua empresa precisa ter sempre em dia


A lista de documentos exigida para quem quer abrir uma empresa é bastante extensa e, por esse motivo, é indispensável que o empreendedor esteja atento aos detalhes na hora de regularizar seu negócio para evitar multas em caso de fiscalização. Taxas, documentos e registros são alguns dos itens que devem estar sempre em dia para evitar problemas.

Para não cair nessa armadilha, listamos abaixo quais os documentos indispensáveis para o bom funcionamento do seu negócio.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Gestão de pessoas: 10 dicas para se tornar um bom líder


Fazer a gestão de pessoas certamente não é uma tarefa fácil e demanda uma série de competências profissionais e pessoais. Ser um bom líder nada tem a ver com obter os melhores resultados em vendas. É preciso saber integrar e incentivar a equipe para que, juntos, todos consigam atingir as metas estabelecidas. Afinal, como dizia Ronald Reagan, ex-presidente dos EUA: “o melhor líder não é necessariamente aquele que faz o melhor trabalho, mas sim o que faz com que pessoas realizem os melhores trabalhos”.

Quer melhorar sua capacidade de liderança? Confira as dicas abaixo e veja como ter uma excelente gestão de pessoas e se tornar um líder admirável.

O que é contabilidade fiscal e contabilidade societária? Qual é a diferença entre elas?


Se a sua empresa está em dúvida em qual destas duas contabilidades deve se encaixar, você precisa ler este texto. Em 2007, a Lei 10836/07 criou uma contabilidade nova mais próxima da adotada internacionalmente, mas em 2009 a Lei 11.941/09 não permitiu que ela pudesse ser utilizada para cálculos dos tributos, acarretando em duas distintas: a Contabilidade Societária e a Contabilidade Fiscal.

terça-feira, 11 de abril de 2017

6 dicas simples para aumentar o faturamento da sua empresa


Ter o próprio negócio não é uma tarefa simples. Depois da etapa de planejamento e abertura da empresa chega a fase de adaptação, na qual é preciso analisar os gastos, os investimentos e os valores de retorno. Com os devidos ajustes feitos, chega o momento que todo empreendedor sonha: de crescer cada vez mais e aumentar seu faturamento.

No entanto, é preciso tomar cuidado antes de se empolgar e tomar decisões que podem não ser as melhores para o seu negócio. Quer saber como aumentar o faturamento da sua empresa de maneira saudável e sem prejudicar seu caixa ou a qualidade do produto? Selecionamos 6 dicas que irão te ajudar com tudo isso:

Reforma trabalhista trará mudanças em 100 pontos da CLT, diz relator


O relatório da reforma trabalhista, do deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), que deve ser apresentado amanhã, mexerá em 100 pontos da septuagenária Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). “É uma modernização da legislação trabalhista que estamos fazendo”, disse o deputado.

O projeto dá força de lei aos acordos coletivos negociados entre empresas e trabalhadores em vários pontos. Entre eles, permite que sindicatos e empresas negociem jornadas de até 12 horas diárias, desde que respeitado o limite de até 48 horas por semana (contabilizando horas extras). O projeto propõe ainda que patrões e empregados negociem o trabalho remoto (fora do ambiente da empresa), remuneração por produtividade e registro de ponto.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Como escolher o tipo de declaração no Imposto de Renda 2017


Está em dúvida sobre qual tipo de declaração do Imposto de Renda 2017 é mais vantajoso, a completa ou a simplificada? Basta calcular se os gastos que foram realizados ao longo do ano passado e podem ser abatidos da base de cálculo do imposto ultrapassam 20% dos rendimentos obtidos no período ou o valor de 16.754,34 reais.

Se sim, vale a pena preencher a declaração completa para pagar menos imposto. Caso contrário, você deve optar pelo modelo simplificado, no qual o abatimento único de 20% – limitado ao teto de 16.754,34 reais – substitui todos os gastos dedutíveis.

Simples pode ser modelo para a reforma tributária no Brasil


O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, afirmou na última quinta-feira (6) que o Simples Nacional, destinado aos pequenos negócios e que unifica oito impostos em uma única guia de pagamento, é um modelo para a reforma tributária a ser implantada no país. “O Brasil precisa de um grande Simples, que vem funcionando com total êxito desde a sua implantação”, ressaltou Afif, durante reunião do Conselho Superior de Direito da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), que debateu pontos da reforma tributária com o relator do projeto na Câmara Federal, deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Omissão de rendimentos está no topo da lista da malha fina


Do total de declarações de renda retidas pela Receita Federal, 42% caem na malha fina por omissão de rendimentos, tributáveis ou não.

Foi o que revelou Valter Aparecido Koppe, auditor fiscal da Receita Federal, durante palestra realizada na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na tarde desta quarta-feira (5/04).

Neste ano, devem prestar contas ao fisco contribuintes que receberam rendimentos isentos e não tributáveis acima de R$ 40 mil em 2016.

Essa é uma das sete condições que definem a obrigatoriedade de entrega.

Projeto pode tornar obrigatória contribuição de estagiário na Previdência


Um Projeto de Lei (PL) apresentado no Senado poderá tornar obrigatória a contribuição do estagiário para a Previdência Social. De acordo com a proposta, quem faz estágio remunerado deverá contribuir com 3% (três por cento) do valor da bolsa que recebem. A proposta também inclui os universitários que fazem residência médica.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Como deduzir gasto com empregados domésticos do Imposto de Renda


No Imposto de Renda 2017, você pode abater até 1.093,77 reais das contribuições feitas para o INSS de empregados domésticos com carteira assinada, como faxineiros, jardineiros ou caseiros.

Só é possível deduzir os gastos com apenas um funcionário por declaração. Assim, se a família tiver mais de um empregado doméstico, cada integrante pode entregar sua declaração separada e deduzir o INSS de um funcionário.

Quem recebe auxílio-doença tem direito à estabilidade?


Se você é um microempresário e já possui funcionários, pode se deparar um dia com a confusão de termos sobre estabilidade provisória em caso de doenças. Porém, vale a pena explicar desde o início que o auxílio-doença não dá direito à estabilidade.

É recorrente os trabalhadores confundirem muitas vezes dois tipos de benefícios previdenciários distintos: auxílio-doença previdenciário e auxílio-doença acidentário.

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Receita esclarece que não é permitido retirar o ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins


Em 15 de março deste ano, o Supremo Tribunal Federal julgou que o ICMS por não se enquadrar no conceito de faturamento, não deve compor a base de cálculo do PIS e da COFINS. 

Com a decisão do STF, muitas empresas entendem que já podem calcular o PIS e a COFINS sem o valor do ICMS.  Mas antes, é preciso conhecer a posição da Receita Federal.

Novas regras para acesso ao Conectividade Social


A partir de 03/04/2017, com a publicação da Circular Caixa n° 760, as empresas com pelo menos 4 funcionários deverão utilizar o canal eletrônico de relacionamento Conectividade Social (http://www.caixa.gov.br/empresa/conectividade-social/Paginas/default.aspx) exclusivamente através de Certificado Digital no padrão ICP – Brasil.

terça-feira, 4 de abril de 2017

7 despesas que podem ser deduzidas do IRPF 2017


Aquele fatídico período do ano está aí e o Leão está preparado para morder o brasileiro com força. Mas você sabia que pode conseguir uma restituição maior usando as próprias regras da Receita Federal? Descubra quais mordidas podem ser evitadas conhecendo sete despesas que podem ser deduzidas do IRPF 2017!

Antes de mais nada, é importante explicar que as deduções só são possíveis no modelo completo de declaração, uma vez que no modelo simplificado já há um desconto padrão de 20% (limitado a R$ 16.754,34).

Como o modelo depende do seu perfil de gastos (filhos, escolha, plano de saúde, se é solteiro etc.), você precisa preencher o programa do IR nos dois modelos existentes para saber onde paga menos ou pedir para o seu contador ajudá-lo.

Presidente do TST apoia fim de imposto sindical


A proposta do relator da reforma trabalhista, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), de acabar com a obrigatoriedade do imposto sindical ainda divide o governo do presidente Michel Temer, mas conta com o respaldo de representantes da Justiça do Trabalho. Em entrevista ao Estado, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra Filho, defendeu o fim do imposto sindical compulsório da forma como é hoje.

segunda-feira, 3 de abril de 2017

IRPF: Saiba como declarar benefícios previdenciários


Contribuintes maiores de 65 anos que recebem aposentadoria de mais de uma fonte pagadora, sendo uma delas privada, devem prestar atenção na hora de fazer a declaração anual de ajuste do IRPF.

Dependendo da soma dos rendimentos recebidos durante o ano e do valor da parcela isenta que aparece no Informe de Rendimentos, será preciso realizar um cálculo antes de preencher o formulário.

Empresas precisam alinhar seus processos à EFD-Reinf


Ainda em construção pelo governo federal, a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) complementará o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social). Trata-se de um novo conceito, que utilizará uma linguagem diferenciada para a transmissão de dados entre empresas e governo, estruturada em XML. A mudança desperta a atenção das empresas, que precisam iniciar o quanto antes uma revisão de seus processos internos.

A EFD-Reinf foi instituída pela Instrução Normativa nº 1.701/2017, da Receita Federal do Brasil, que relaciona as pessoas jurídicas, produtores rurais, associações desportivas, empresas e entidades que ficam obrigados a adotar a nova escrituração, a partir de 1º de janeiro de 2018, desde que tenham obtido faturamento em 2016 superior a R$ 78 milhões. Para as empresas que não atingirem esse valor, o prazo será em 1º de julho de 2018.