Chegou
a hora de delegar algumas funções e você vai contratar pessoas para sua equipe.
Como fazer para não errar nesse momento decisivo? Jay Goltz, especialista em
recursos humanos, lista três pontos essenciais a considerar:
1. Admissão
Dependendo
do seu negócio, você precisa de um perfil muito específico para uma determinada
função. E encontrar essa pessoa pode demorar. Goltz relata as dificuldades que
teve para admitir um gerente de produção para sua empresa. Em quatro anos, dez
pessoas passaram pela posição. Aos poucos, ele acabou percebendo que estava
contratando de forma errada e que os funcionários não tinham o perfil que ele
desejava.
O
que pode ajudá-lo nesse momento é fazer uma lista de habilidades,
características e valores que você espera de seu futuro empregado. Reflita
sobre como descobrir as respostas para questões relevantes. Pode ser, por
exemplo, fazendo o candidato responder a perguntas com a defesa de determinados
valores morais, etc.
2. Treinamento
Não
basta simplesmente contratar alguém e deixá-lo à deriva em sua empresa. É
preciso treiná-lo, mostrar a ele suas funções e responsabilidades. Goltz afirma
que um consultor estratégico disse que seu erro nas contratações do gerente de
produção estava no fato de esperar que ele fosse um CEO, e não um gerente de
produção. Ninguém é capaz de saber o que está apenas na sua cabeça,
especialmente se você não conversar com seus funcionários. Fale abertamente com
eles, exponha seus desejos e deixe as portas abertas para o diálogo.
3. Tenacidade
Se
você contratar mal e precisar demitir, faça uma reflexão sobre o que deu
errado. Mas não desista. Você toma um tombo, se levanta e continua. Pode levar
um tempo, mas certamente você encontrará exatamente o perfil que procura, ainda
que para isso precise entrevistar dezenas de candidatos.
Fonte:
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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