Conflitos
são comuns em ambientes de trabalho e eles crescem na medida em que há mais
pessoas compartilhando o mesmo espaço e objetivos. Afinal, elas possuem
personalidades diferentes e certamente haverão circunstâncias no qual os
pensamentos serão divergentes. Contudo, você precisa saber como trabalhar a
gestão de conflitos com inteligência para alcançar a harmonia do ambiente e
mais eficiência na empresa.
Para
isso acontecer, é necessário construir uma cultura organizacional sólida no
qual as relações interpessoais são exemplo tanto vertical quanto
horizontalmente. Mas, embora na teoria isso seja bonito e fácil, na prática não
é tão simples assim. Você precisará aprender ou estimular algumas habilidades
para lidar com os diferentes tipos de habilidade. Vamos lá?
1. Não atacar as pessoas e
sim o problema
Estimule
que, num entrave pessoal, as pessoas parem de debater quem é o responsável ou
culpado de uma determinada situação. Mantenha-se lúcido e peça para que ataquem
o problema imediatamente, frisando que o conflito pessoal vai ser
insatisfatório para ambas as partes.
Primeiro,
resolver o problema. Somente depois deve-se estudar o que fazer para que ele não
aconteça novamente (seja criando um processo ou mudando a forma de trabalhar).
2. Não dar feedback no
calor do momento
O
feedback verdadeiro só funciona quando uma das partes está disposta a escutar.
Se há discussão durante o feedback, ele será surdo e não existirá. Espere o
calor do momento passar, combine com a pessoa para somente ouvir e dê um tempo
para ela digerir e refletir o que você disse.
Apenas
depois deste tempo, que pode ser de um dia para o outro ou mais, é que ela será
capaz de colocar numa balança o que foi dito e então dar o seu feedback. E será
a sua vez de só ouvir. Organizações que privilegiam essa metodologia evitam
debates quentes que despendem muito tempo e energia sem chegar a nenhum lugar.
Saber
ouvir é a chave do negócio e essa habilidade só se conquista criando hábito, o
que significa que você precisará colocar em prática tudo isso por alguns meses
até se transformar em algo recorrente.
3. Utilize argumentos
inteligentes e seja paciente
O
ser humano que sabe vender uma ideia, mesmo que ela não seja a melhor, consegue
convencer os outros. Afie os seus argumentos para desconstruir a guerra de
ideias conflitantes de maneira elegante e racional, em prol da companhia.
Para
isso, você também terá que exercitar a paciência, pois essa qualidade é uma das
virtudes para preservar a harmonia da organização. Ninguém consegue resolver
nada de cabeça quente. Muitas vezes, será necessário fazer os outros abnegarem
de seus desejos em prol da empresa e dar um tempo para que eles compreendam.
4. Exercite a empatia
A
empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, vendo sua ótica do
problema. Ninguém vai se importar com a empresa se você não demonstrar
interesse genuíno para com o funcionário. Portanto, estimule a cultura que
enfatize a importância do semelhante.
Durante
uma discussão, as duas partes podem ter pensamentos certos e errados e ambas
precisam enxergar que aceitar a opinião do outro demonstra grandeza e
crescimento. Mudar de opinião não é feio, uma mente que se abre a uma nova
ideia jamais volta ao tamanho original, já dizia Einstein.
Porém,
na prática isso vai demandar um gestor que trate as pessoas com equidade. A
justiça deve prevalecer. Estimule com que a relação dos seus funcionários
permita que eles consigam se comunicar, se escutar e também perguntar
livremente dentro da organização. O seu departamento de Recursos Humanos
precisa prezar por isso.
5. Discorde e se
comprometa
Jeff
Bezos, o CEO da Amazon, recentemente explicou que a expressão “Discordo e me
comprometo” é um mantra em sua vida. Ele afirma que ideias contrárias podem
existir, mas uma vez que a decisão está tomada, todos precisam estar no mesmo
barco e isso é a mais pura verdade.
Culturas
no qual prevalece o “eu avisei” estão fadadas ao fracasso porque os próprios
gestores permitem que haja sabotamento. Mesmo que ele seja indireto pelo
simples fato de não dar o apoio necessário.
Portanto,
um lado escolhidos, as pessoas precisam se abraçar e remar juntas. Todos são
responsáveis, caso contrário não fazem parte de uma equipe com DNA vencedor.
Fonte:
Blog Sage
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