Desafios
da contabilidade: Desistir é um dos pensamentos que sempre permeia a mente do
contador. Com a concorrência oferecendo preços extremamente baixos, a exigência
por qualidade e inovação acaba sendo o diferencial para conquistar e fidelizar
clientes.
Conquistar
pelo preço baixo tem sido a melhor alternativa em certos ramos de atividade,
embora não seja novidade neste milênio. A prática vem da década de 90. Por
causa da estabilização econômica do Plano Real, várias lojas vendiam produtos,
de maioria importada da China, por R$ 1,99. O que inicialmente provocou a
correria dos consumidores com o tempo mostrou como qualidade apenas os preços
baixos.
Todo
o burburinho que o mercado de R$1,99 causou, leva a crer que os produtos com
preços maiores deixaram de ser comercializados. Mas se engana quem segue essa
linha de pensamento. A parcela de consumidores interessados em preço baixo é
diretamente proporcional ao número de clientes interessados em adquirir
produtos e serviços de qualidade, estando assim dispostos a pagar mais, bem
mais do que R$ 1,99.
A
moda de vender preços extremamente baixos não se restringe ao mercado de
produtos importados. Nos últimos anos, surgiram empresas que prestam serviços
contábeis por menos de R$50,00, conhecidas como “contabilidades digitais” ou
“contabilidades on-line”.
Essa
mercadologia de vender sempre a preços irrisórios no ramo contábil tem ganhado
forte destaque e por isso, tem forçado a contabilidade “tradicional” a diminuir
drasticamente seu preço para não perder os clientes para as mais novas
concorrentes. Surge então uma pergunta: será que o único caminho para o
contador é vender a preço de banana os seus serviços?
Querendo
ou não, este tipo de concorrência virtual consegue lucrar, visto que é
dispensado o principal fator que torna mais dispendioso o serviço: O contato
entre cliente e contador. Os dados utilizados pelos serviços on-line são
dispostos apenas pelo cliente, o que faz com que o software fique limitado a
trabalhar e processar com base somente nestas informações. Desta forma que tais
sistemas conseguem ter abrangência nacional. Por isso, a qualidade do serviço é
notavelmente menor. É assim que estas empresas conseguem ter clientes no Brasil
todo.
Economizar
faz muita diferença quando se trata de negócios. Mas se atentar à qualidade dos
serviços deve ser a prioridade principal. Mas uma coisa é certa: o contador
“tradicional” não deve se acomodar. Se renovar é preciso sempre, mantendo
equilibrada ao máximo possível a escala entre qualidade e preço.
Fonte:
Jornal Contábil
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