Uma
organização prospera quando seus funcionários não só estão envolvidos, mas
também inspirados. Saber como motivar equipes e como liderar pessoas é uma
questão debatida há décadas e até hoje recebe visões contraditórias. E é por
isso também que ela é sempre estudada.
Desse
questionamento, algumas conclusões já foram tiradas como o fato dos líderes não
nascerem líderes, mas sim se transformarem por meio da experiência, competência
e aprendizado. Porém, ainda há muitas outras discussões em aberto com ideias
contrárias ou ainda imprecisas acerca do assunto.
É
por isso que a empresa de consultoria Brain & Company realizou um programa
de pesquisa recentemente no qual mais de 2.000 participantes responderam
questões sobre liderança e inspiração no mundo corporativo atual. O resultado
surpreendeu até mesmo o veículo Harvard Business Review, dedicado a cobrir o
tema há várias décadas.
Qual a lição aprendida?
Assim
como os líderes que possuem um ótimo desempenho, mas que podem fazê-lo a um
custo que uma empresa muitas vezes não está disposta a suportar, aqueles que se
concentram apenas no motivacional podem ter performances terríveis.
Portanto,
os líderes que de fato inspiram suas equipes são os que usam uma combinação
única de forças para motivar as pessoas a assumir missões ousadas, mantendo a
equipe como a responsável diretamente pelo resultado.
Em
outras palavras, os líderes inspiradores são aqueles que conseguem capacitar
seus colegas e funcionários a atingir metas e não aqueles que centralizam e
mantêm o controle de tudo. Eles são aqueles que podem combinar suas forças para
fornecer aos indivíduos e equipe o real empoderamento.
Como foi feita a pesquisa?
Os
2 mil funcionários tiveram que classificar atributos que os fazem se inspirar
nos colegas. Uma lista com 33 características foi fornecida, e as respostas
mais recorrentes foram classificadas em quatro áreas, cujas características
mais votadas foram:
1.
Desenvolvimento de recursos internos:
tolerância ao estresse, auto-estima e otimismo
2. Conectividade
com as pessoas: vitalidade, humildade e empatia
3. Definição
do tom: abertura, altruísmo e responsabilidade
4.
Liderança: visão, foco, servidão e
patrocínio
Como
é possível notar, as pessoas se inspiram por uma quantidade completamente
diferente de atributos. Aliás, só o fato de ser enxergado pelos demais colegas
com um dos atributos de um dos quatro grupos já aumentaria a chance de você ser
visto como inspirador ser maior em relação, tamanha é a disparidade. Isso
demonstra que a inspiração varia de acordo com o contexto, cultura, estratégia
e mercado de cada empresa.
A característica mais
inspiradora
Contudo,
existe um único atributo que os respondentes indicaram que importa mais do que
qualquer outro da lista dos 33 presentes: a capacidade de se manter focado. E
ser focado num sentido de estado no qual você pode permanecer calmo mesmo sob
altíssima pressão, escutando todos os presentes e mantendo a empatia.
Caso
você decida investir suas energias com muita intensidade no desenvolvimento de
um único atributo, segundo a pesquisa, escolha a capacidade de se manter
focado, centrado nos objetivos. Envolva todas as pessoas e se mostre
completamente presente no dia a dia delas.
Para liderar, você precisa
fazer diferente
Se
você tem a intenção de que as pessoas mudem seu comportamento no seu ambiente
de trabalho, você precisará agir de maneira diferente com elas. Para tanto, é
necessário reconstruir a cultura encontrando novas formas de executar os
trabalhos atuais.
Em
suma, descentralizar o poder e passar a dar maiores responsabilidades, sem
deixar de cobrar, é claro, pode ser um bom começo. Um bom gestor é aquele que
fornece as ferramentas adequadas, dá liberdade e responsabilidade para seus
funcionários, porém também estabelece prazos e metas para cobrá-los
regularmente com firmeza.
Basicamente,
se você quer mudar a forma de “ser” da sua empresa, você antes precisa mudar a
forma de fazer as coisas. Líderes só conseguem transformar um ambiente fazendo
as coisas de maneira diferente.
Cada macaco no seu galho
Veja
bem, liderança eficiente não é algo que se observa e copia de um lugar para o
outro, imaginando que tudo dará certo. Será que se Steve Jobs fosse o técnico
de time de futebol e aplicasse suas metodologias ele conseguiria ter o mesmo
sucesso que teve com a Apple? Muito provavelmente não. As naturezas são
extremamente únicas.
Para
encontrar um desempenho acima da média, o perfil do líder precisa refletir o
modelo de negócios, contexto, estratégia e cultura na qual a empresa está
inserida e isso muda em cada mercado, por isso é tão difícil definir um “líder
perfeito”. Obviamente, uma empresa que ganha dinheiro por causa do seu
marketing ousado dificilmente vai ser inspirada por um líder cujo principal
talento é a redução de custos, não é verdade?
Entenda
o posicionamento cultural e estratégico da empresa e só assim você poderá
incutir seu pensamento nos demais. A mudança pode e vai ser dolorosa para a
maioria das pessoas no início, pois o ser humano tende a buscar rotinas. Busque
fazê-las compreender que é necessário uma mudança de hábito para criar uma nova
rotina, melhor e que gere mais valor e crescimento.
Não
se esqueça de trabalhar o foco (no sentido de comprometimento), ele é o
atributo mais respeitado. Afinal, nada como quem veste a camisa da empresa e
desperta o mesmo nos demais colegas de trabalho.
Fonte:
Blog Sage
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