Em
que o serviço que seu escritório de contabilidade oferece é diferente daquele
ofertado pelos demais contadores da sua região? Se houver uma reforma
tributária que simplifique o pagamento e as obrigações fiscais para as pequenas
e médias empresas, como o processo que acontece atualmente com os
microempreendedores individuais (MEI), quantos e quais seriam os clientes que
permaneceriam fiéis e solicitando seus serviços?
Esse
cenário é fruto de uma péssima tendência que, ao invés de turbinar, pode
afundar seu escritório de contabilidade, a conhecida comoditização dos serviços,
onde a estratégia dos honorários baixos é aquela mais valorizada pelos clientes
que não reconhecem nenhum diferencial ou valor agregado entre as ofertas dos
mais diversos escritórios de contabilidade e acabam escolhendo aquele que tem
os menores preços. Você também já deve ter entendido que segundo esta
estratégia, seu escritório teria que priorizar a quantidade de empresas
atendidas e serviços prestados, e não a qualidade do atendimento.
Algumas
pesquisas confirmam este cenário de falta de percepção do valor e baixa
relevância de seus serviços contábeis para as empresas. Um exemplo delas foi a
conduzida pelo Presidente do Conselho da NTW Franchising, Roberto Dias Duarte,
onde mais de 2.000 empresas foram convidadas a responder em uma escala de 0 a
10: “O quanto você recomendaria seu escritório de contabilidade para um
amigo?”. Os resultados foram surpreendentes:
- Aqueles que deram notas 10 e 9 foram considerados os promotores da marca, ou seja, estariam satisfeitos e mais propensos a divulgar os serviços do escritório por meio do marketing boca a boca (seja on ou off-line) e representaram 33% dos respondentes.
- Outros 25% deram notas 7 e 8 e foram considerados neutros, pois não promoveriam, nem falariam mal de seus escritórios contábeis atuais.
- Por fim, os que responderam com notas abaixo de 6 foram classificados como detratores, porque prejudicariam a imagem de sua empresa, criticariam e falariam mal de seus serviços para quem comentasse sobre este assunto com eles. Esses corresponderam a 42% dos entrevistados.
Depois
disso, o pesquisador consolidou os dados segundo a metodologia internacional do
Net Promoter Score (NPS), que visa estabelecer a fidelidade dos clientes a uma
empresa ou marca e determina o NPS por meio do cálculo do percentual de
promotores subtraído pelo percentual de detratores. Neste caso, o NPS foi
encontrado pelo cálculo:
NPS
= Porcentagem de promotores – Porcentagem de detratores
NPS
= 33-42
NPS
= -9
Ou
seja, a média é que as empresas são pouco fiéis aos seus escritórios de
contabilidade e se você depender apenas do marketing boca a boca ou de
indicações de clientes para aumentar a quantidade de contratos (algo que também
é uma tradição entre os contadores mais conservadores), terá problemas
significativos para alcançar este objetivo.
Também
deve ter percebido que inovar na gestão do seu escritório de contabilidade,
fazendo com que ele seja cada vez mais rentável, ao mesmo tempo em que oferece
um bom atendimento e apoio gerencial ao crescimento de seus clientes, é um
grande desafio para qualquer profissional que queira estudar as atualizações
constantes das exigências fiscais, liderar sua equipe interna e ainda se
preocupar com as questões técnicas do dia a dia.
A
saída para esta situação? Vamos indicar ao longo deste post 4 tendências que
podem garantir uma boa vantagem e diferencial competitivo para seu escritório
de contabilidade.
Invista no atendimento ao
cliente no seu escritório de contabilidade
Atender
bem ao cliente não significa bajular ou ter uma equipe sorridente. Ao
contrário, se seu escritório nunca der um brinde, mas ajudar o cliente a
entender exatamente como interpretar os seus relatórios de contabilidade – por
exemplo a DRE ou o Balanço Patrimonial – e como melhorar a gestão e as margens
de sua empresa com esses dados, além de ajudá-lo no início de cada ano a
estimar em seu orçamento quais são os valores de tributos que ele precisará
pagar e em quais meses ou períodos deve prever em seu fluxo de caixa,
certamente o cliente se sentirá muito mais valorizado que ao receber um
calendário de mesa com o nome de seu escritório contábil por uma assistente
sorridente.
A
atual tendência de qualificação do atendimento ao cliente passa por duas ações:
- Aumentar o número de clientes de um determinado segmento do mercado, permitindo que o escritório contábil se especialize em um determinado tipo de negócios, por exemplo, empresas varejistas nacionais, empresas importadoras e exportadoras, grandes companhias, franqueadores e suas franquias, e-commerces, empresas de serviços. Atualmente não é difícil encontrar escritórios especializados em nichos e não só em segmentos, como contabilidades especializadas em atender a empresas de serviços do setor de TI ou startups.
- Aumentar o preço dos serviços com base no potencial de se agregar valor para a gestão do cliente, deixando de prestar apenas serviços contábeis e passando a oferecer uma boa consultoria contábil-empresarial.
Ainda
que seu escritório não decida seguir a tendência de especialização dos
serviços, é importante utilizar 5 técnicas para melhorar o atendimento aos seus
clientes:
1. Faça uma pesquisa de
satisfação usando o NPS
A
pesquisa sobre nível de satisfação e fidelidade dos clientes utilizando o Net
Promoter Score (NPS) pode ser feita com sua atual carteira de contratos. Para
isso, basta escolher uma ferramenta de pesquisa, como o Survey Monkey ou o
Google Docs, e fazer a pergunta:
“O
quanto você recomendaria nosso escritório de contabilidade para um amigo?”
A
resposta precisa ser uma pontuação de 0 a 10 e depois a tabulação deve usar os
critérios de definição de Promotores, Neutros e Detratores, como apresentamos
na introdução.
Também
é possível fazer algumas questões adicionais que poderiam coletar respostas
livres do cliente, como “O que poderíamos fazer para melhorar nosso atendimento
a sua empresa?” e “Como podemos melhorar nossos serviços a sua empresa?”. A
primeira pode identificar fraquezas de seu escritório no atendimento, já a
segunda pode sugerir pontos de melhorias específicas nos serviços que a empresa
contrata de você.
A
pesquisa de satisfação deveria ser utilizada sempre antes de a empresa lançar
alguma melhoria em seus serviços ou atendimento e ser refeita 3 ou 4 meses após
o lançamento. Isso ajuda a mensurar se a ação teve o efeito desejado na
percepção do cliente.
2. Crie uma classificação
ABC de seus clientes
A
curva ABC, também conhecida como Análise de Pareto, costuma identificar que
apenas 20% dos clientes de uma empresa são responsáveis por 20% do seu
faturamento. Logo, identificar quem faz parte desse grupo, quais suas
necessidades e diferenciar seu atendimento pode ser uma boa solução para evitar
que seu escritório de contabilidade diminua seu faturamento mensal, mesmo
adquirindo clientes novos, dado que um cliente A deixou de terceirizar seus
serviços.
Basicamente,
você deve determinar qual é a representatividade dos clientes no faturamento
mensal ou anual de seu escritório.
20%
são considerados classe A, por representarem um maior percentual;
50%
são clientes B, pois possuem uma relevância média em seu faturamento, utilizam
serviços mais básicos e caso fossem perdidos não causariam grande queda em seu
faturamento;
30%
são os clientes C, aqueles que possuem os contratos menos expressivos para o
escritório e que são mais facilmente repostos caso decidam deixar seu
escritório.
Quase
todos os escritórios costumam se surpreender com o resultado dessa análise,
pois percebem que nem sempre os clientes mais exigentes são os mais representativos
ou que aqueles que menos solicitam serviços adicionais são os que estão entre
os clientes A. Depois de fazer essa análise, procure verificar se alguns
clientes que estão entre os B e C possuem potencial para comprar novos serviços
de seu escritório.
Também
é importante estabelecer metas sobre a quantidade de clientes que deveria estar
em cada um dos níveis para diminuir os riscos de queda no seu faturamento
quando alguns deles decidirem deixar de contratá-lo e definir estratégias de
fidelização de clientes para os diferentes níveis.
3. Foque em um setor ou
nicho e defina um público-alvo prioritário
Nós
já falamos sobre a tendência de especialização dos serviços dos escritórios com
base no atendimento a segmentos específicos do mercado. A dica adicional é
analisar a curva ABC e avaliar se os clientes classe A poderiam ser agrupados
em um determinado segmento ou nicho do mercado. Se for possível, passe a focar
seus esforços de comunicação e marketing em atrair mais clientes desse nicho e
especializar setores ou o escritório todo para atender a este nicho ou segmento
do mercado.
4. Seja proativo e não
reativo
Algumas
soluções de relacionamento com o cliente, focadas nas necessidades de
escritórios contábeis, permitem que seus clientes façam a abertura de
solicitações por meio de um portal online, avisam seu pessoal em caso de
pendências tanto dos clientes quanto dos atendentes, agilizam e centralizam a
troca de arquivos, guias, documentos e publicações, dentre outras funções que
podem evitar que o cliente e seu escritório sejam surpreendidos por terem
falhado no pagamento ou envio de algum tipo de obrigação fiscal e contábil.
O
modelo de contador que só presta serviços quando solicitado ou que apenas envia
as guias para que o cliente pague e não se preocupa em verificar demais
pendências está mais que ultrapassado e logo desaparecerá do mercado.
5. Diversifique os canais
de atendimento
Quantos
canais de atendimento seu escritório possui? E-mail, telefone, portais de
clientes, redes sociais, chats nos sites e até WhatsApp já começam a ser
utilizados para facilitar o atendimento aos clientes. Essa tendência chama-se
omnichannel e basicamente define que o cliente tem o direito de ser respondido
por seus atendentes independentemente do canal de comunicação que utilizar.
Por
isso, defina quem, quando e como irá atender cada tipo de canal e solicitação,
assim seu cliente passará a ter novas possibilidades para contatá-lo e
encontrará mais valor nos serviços que você presta, afinal, sua empresa estará
presente sempre que ele precisar, onde ele precisar e quando surgir uma
necessidade ou urgência.
Além
dessas 5 tendências, não se esqueça que cumprir os prazos definidos com o
cliente das obrigações legais, bem como a personalização do atendimento e
entendimento das necessidades específicas de cada tipo de negócio, são mais que
tendências, são obrigações para quem quer ter um escritório rentável.
Impulsione a produtividade
do seu escritório de contabilidade
Impulsionar
a produtividade de sua equipe interna é a segunda grande tendência que comporta
outras menores dentro de si. Essa tendência vem sempre acompanhada de uma
questão: “Como permitir que minha equipe seja altamente capacitada para atender
aos clientes, adotar uma postura de consultoria e ainda realizar suas tarefas
rotineiras?”.
Essa
é uma preocupação legítima, ainda mais se analisarmos os números de outra pesquisa
realizada em 2014, também pelo Presidente do Conselho da NTW Franchising,
Roberto Dias Duarte, em que ficou constatado que em média apenas 3% das horas
trabalhadas nos escritórios contábeis são destinadas ao planejamento do
negócio, vendas, marketing e gestão interna; 9% das horas são utilizadas em
capacitação dos funcionários; 11% empregadas nas rotinas administrativas dos
escritórios, ou seja, apenas 23% do tempo total disponível é gasto com
atividades internas e manutenção dos negócios da contabilidade. Os outros 77%
das horas são gastos em 12% na geração de relatórios e apresentações que apoiam
a gestão de seus clientes e 65% em atendimento às demandas governamentais.
Se
este é o panorama, então como seria possível otimizar as rotinas internas e
impulsionar a produtividade? Certamente a resposta pode ser encontrada ao
analisarmos algumas outras tendências que complementam essa necessidade de
aumento da produtividade, como utilizar mais tecnologia e menos papel,
automatizar processos que são realizados manualmente, diminuindo a necessidade
de troca de arquivos ao utilizar sites de equipes ou repositórios online de
documentos, ao mesmo tempo em que os processos, funções e áreas internas são
revisados e redefinidos.
Vamos
analisar um pouco mais detalhadamente cada uma delas:
1. Adotar uma mentalidade
empreendedora
Aumentar
a produtividade é resultado da adoção de uma mentalidade empreendedora, muito
mais preocupada com a maneira e a qualidade dos serviços ofertados, bem como
com o aumento da eficiência do escritório em executar suas tarefas utilizando
da melhor forma possível os recursos que estão disponíveis.
Neste
sentido, existem dois passos que são importantíssimos para a adoção da
mentalidade empreendedora:
- Ser mais empresário cuidando do negócio como um todo, pensando em estratégias de captação de potenciais clientes, vendas, qualificação do atendimento, parcerias com outras empresas, idealização de novos serviços, motivação da equipe, entre outros pontos;
- Ser menos envolvido com a operação e delegar mais funções para outras pessoas.
Sua
capacidade de inovar e agregar valor à gestão do cliente será extremamente
baixa se essa mentalidade empreendedora não for adotada. Alguns escritórios
chegaram ao ponto de seus proprietários não se envolverem com nenhuma tarefa
relacionada às operações rotineiras, dedicando-se apenas à gestão das pessoas,
acompanhamento das entregas e gestão do negócio como um todo.
2. Revisar e redefinir
processos, funções e áreas internas
Se
você pensa em delegar, é importante planejar como as tarefas serão
distribuídas, quem se responsabilizará por determinadas funções, como será a
inter-relação das áreas internas de seu escritório e dele com seus clientes.
Também é importante mapear os processos que são realizados e os tempos que cada
um necessita, pois a indefinição pode levar à sobrecarga de alguns
colaboradores em comparação com outros.
3. Automatizar processos
que são realizados manualmente
Se
você mapeou os processos, então deve ter percebido que existem várias tarefas
que são executadas por mais de uma pessoa e poderiam ser simplificadas e
realizadas por uma só. Também deve ter notado que algumas tarefas poderiam ser
automatizadas, por exemplo, os relatórios precisam ser salvos em uma pasta,
depois enviados para o cliente por meio de anexos nos e-mails ou um colaborador
precisa informar o outro de que já terminou sua parte em determinada tarefa
para que o outro comece a executar sua parte. Tudo isso consome mais tempo que
o necessário.
Automatizar
as tarefas é uma excelente forma de otimizar o tempo gasto com cada uma delas,
evitar gargalos na execução e diminuir os equívocos que possam acontecer no dia
a dia de seu escritório contábil.
4. Utilizar mais
tecnologia e menos papel
As
recentes mudanças na obrigatoriedade de registros, manutenção de arquivos e
envio de dados no formato digital à Receita Federal e demais órgãos públicos
vêm tornando a contabilidade mais digital. Essa tendência em utilizar cada vez
mais arquivos digitais deve se intensificar nos próximos anos. Por isso, comece
a utilizar a Gestão Eletrônica de Documentos para manter os arquivos de seus
clientes sempre acessíveis, reduzir a necessidade de espaços físicos para o
arquivamento e facilitar o trânsito de documentos entre os seus funcionários e
clientes.
5. Diminuir a necessidade
de troca de arquivos ao utilizar sites de equipes ou repositórios online de
documentos
Se
os repositórios em nuvem de documentos ajudam a eliminar a necessidade de
papel, também contribuem para aumentar a produtividade, pois vários
funcionários podem acessar e editar o mesmo documento simultaneamente. Ter
pastas de arquivos ou sites de equipes pensados para cada cliente é uma
tendência que visa facilitar seu trabalho rotineiro e a consulta do cliente aos
documentos que precisar. Também é possível ativar comunicados automáticos que
avisem o cliente sobre cada nova versão de documento disponível no repositório.
Logo,
impulsionar a produtividade de seu escritório passa por dois aspectos: mudança
de cultura gerencial e adesão às novas tecnologias.
Renda-se à contabilidade
digital
Autenticar
e armazenar arquivos de Notas Ficais Eletrônicas (NF-e), Documento Auxiliar da
Nota Fiscal (DANFE), Livros Diários, Balancetes e Balanços, dentre outras
obrigatoriedades, nunca foi tão fácil quanto agora. Os milhares de papéis e
arquivos físicos de outrora agora podem ser substituídos pela Memória da Fita
Detalhe (MFD) ou por arquivos do tipo XML, compatíveis com vários sistemas de
contabilidade, e ter a sua autenticidade validada em alguns minutos.
Render-se
à contabilidade digital não é apenas seguir uma tendência, mas cumprir com as
exigências legais que cada vez mais estão se informatizando, como é o caso do
Ajuste SINEF Nº 8 de 09/07/2010, que em sua décima cláusula afirma que o
arquivo digital da NF-e (e não a cópia física dela) poderá ser solicitado pela
Receita Federal dentro do prazo de 5 anos estabelecidos pela legislação:
”Ajuste
SINEF No. 8 de 09/07/2010 – Cláusula décima: O emitente e o destinatário
deverão manter a NF-e em arquivo digital, sob sua guarda e responsabilidade,
pelo prazo estabelecido na legislação tributária, mesmo que fora da empresa,
devendo ser disponibilizado para a Administração Tributária quando solicitado.”
Ou
seja, além de agilizar a rotina dos escritórios de contabilidade e facilitar a
escrituração e apresentação das obrigações fiscais, a contabilidade digital vem
facilitando o arquivamento e agilizando a fiscalização por parte dos órgãos
públicos. Aqui não existem alternativas, em um futuro muito próximo, boa parte,
senão todas as obrigações serão apresentadas e arquivadas de forma digital, e
quem não se adequar será punido pelas autoridades governamentais.
Aposte no marketing
digital
A
última grande tendência que também se desdobra em outras menores é a de captar,
fidelizar e educar seus clientes usando o marketing digital. O método
tradicional utilizado pelos contadores costuma ser o da recomendação de
clientes para novos interessados, mas, como vimos na introdução, essa prática
pode não ser a mais eficaz. Por isso, queremos apresentar 3 tendências mais próximas
dos escritórios de contabilidade para ampliar suas possibilidades de geração e
retenção de clientes: 1- Blog Corporativo; 2- Redes Sociais; 3- Marketing de
Conteúdo.
1. O papel do blog
corporativo na estratégia de marketing digital da empresa
Alguns
escritórios de contabilidade ainda acreditam que o seu site tem a mesma
funcionalidade que um cartão de visita, ou seja, apresentar o nome e os
contatos da empresa para que o potencial cliente (também conhecido por lead) ou
a carteira atual de empresas que os contratam possam ver o e-mail ou telefone
que precisam acionar caso necessitem. Alguns chegam a dizer que não acreditam
no marketing digital, pois possuem um site e jamais receberam um contato
através dele. A questão é: quanto de investimento você faz para que seu site
seja encontrado pelos clientes?
O
uso de um blog para publicar assuntos de interesse dos seus clientes, como
pesquisas, informações sobre mudanças requisitadas pelo governo em obrigações
fiscais, ensinar a interpretar relatórios contábeis, entre outros temas, bem
como para divulgar notícias que envolvem seu escritório é a melhor maneira de
aumentar as visitas ao site do escritório e suas chances de ser encontrado e
contatado através dele.
Por
isso, aposte na criação de um bom blog e de conteúdos de qualidade e de
interesse das empresas que costumam contratar seu escritório para conseguir
captar mais clientes potenciais.
2. Marketing de Conteúdo e
a aquisição e retenção dos clientes e potenciais clientes
Você
gostaria de investir 62% menos para gerar um potencial cliente para sua
empresa? Essa é a porcentagem de diminuição no custo de aquisição de clientes
que o Inbound Marketing (estratégia onde o conteúdo é utilizado para atrair
possíveis clientes e apoiá-los na decisão em contratar ou não seu escritório de
contabilidade) traz em comparação com o marketing tradicional (anúncios em
revistas, TV, rádio, envio de panfletos ou malas-diretas).
Ao
criar e publicar conteúdos que são pesquisados e pensados para seu público de
clientes e potenciais clientes, você demonstra ser um especialista em
contabilidade, passa a confiança de que seus serviços são extremamente
qualificados e úteis para a empresa, educa seu segmento de mercado a utilizar
todo o potencial de seus relatórios contábeis e se torna mais encontrável para
pessoas ou empresas que tiverem aquele mesmo tipo de dúvida.
Em
outras palavras, você deixa de focar em aparecer para seu cliente e começa a
centrar seus esforços em diminuir suas dúvidas sobre contabilidade. Com isso,
torna-se uma referência nesta área. A pergunta seguinte é: você trocaria um
especialista com muita experiência por um escritório que tem apenas uma página
na web e não te ajuda a solucionar suas dúvidas?
3. As redes sociais e o
SAC 2.0
As
redes sociais são importantes na divulgação de seu site, blog e conteúdos,
pois, segundo a pesquisa “Futuro Digital em Foco Brasil 2015”, as pessoas ficam
650 horas por mês conectadas a elas. Isso quer dizer que se seu conteúdo for de
fato relevante para seus clientes, eles irão acessá-lo mesmo que não estejam em
suas empresas.
Por
outro lado, se as pessoas estão mais tempo nas redes sociais, oferecer a opção
de elas esclarecerem dúvidas, fazerem reclamações, elogios ou sugestões por
este canal também pode ser uma estratégia para fidelizar seus clientes e
conquistar novos.
Por
fim, existe a possibilidade de monitorar termos relacionados aos serviços que
seu escritório oferta para poder responder a dúvidas comuns das pessoas em
fóruns, comunidades públicas ou até comentários em suas linhas do tempo. Desta
forma, você pode atender a um cliente ou potencial cliente que está com uma
necessidade latente e mais propenso a ouvir e, em alguns casos, a pagar para
solucionar aquele problema.
O
marketing digital está revolucionando outros setores da economia, como o varejo
e o segmento de TI, em seu relacionamento com potenciais e atuais clientes.
Certamente este é um campo ainda pouco explorado pelos escritórios de
contabilidade em geral.
Conclusão
Muitas
das tendências apresentadas neste post já estão sendo usadas pelos escritórios
de contabilidade, mas dificilmente encontramos todas elas sendo utilizadas ao
mesmo tempo no mesmo escritório. No entanto, em um futuro muito próximo,
veremos todos os contadores apostando nessas estratégias para garantir a
sustentabilidade e sobrevivência de seus escritórios.
A
questão que você deve responder é: “Seu escritório de contabilidade será
inovador ao adotar ao menos 70% das tendências aqui apresentadas, podendo se
preparar para possíveis mudanças no futuro, ou irá ignorar essas tendências e
no futuro se preocupará em viabilizar a adoção dessas e de outras inovações que
surgirem?”.
A
única certeza que temos é que quanto mais planejada, menos obrigatória e
urgente for a mudança, maiores serão as condições de seu escritório de
contabilidade de transformá-la em vantagem competitiva e valor agregado ao
serviço na percepção do cliente. Quanto mais tardia for a adoção das
tendências, mais os clientes entenderão que isso é uma mera adequação de seu
escritório ao mercado.
Fonte:
Blog Sage
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