Sabe
aquela máxima “quem espera sempre alcança”? No mundo dos negócios, quem a adota
acaba ficando para trás, à espera de que o mercado dê preferência ao
empreendedor e seu negócio pelo simples fato de ter muito tempo de estrada. A
máxima que deve ser assimilada pela empresa que quer superar a concorrência de
mercado é “quem se diferencia sempre alcança”.
Mas
por que insistir na diferenciação como fator de sucesso no mercado? Porque
existe uma grande quantidade de empresas em todos os ramos e o consumidor
provavelmente optará por aquela que trouxer alguma facilidade ou benefício. E
isso é o diferencial que o cliente procura, tanto no momento de ser atraído por
uma empresa quanto para se manter fiel a ela.
Quer
saber como se diferenciar e ver seu negócio prosperando? Então confira essas
dicas!
Encantar o cliente é o
melhor caminho para vencer a concorrência de mercado
Essa
tal diferenciação pode se materializar de várias formas e ser fator
determinante para o encantamento do cliente. As empresas podem realizar ações
promocionais, com distribuição de brindes que sejam relacionados ao serviço ou
produto oferecido para reforçar a sensação de pertencimento.
Por
exemplo, se o negócio é um escritório contábil, os clientes têm familiaridade e
é provável que utilizem na sua rotina itens como agendas, blocos de anotação,
canetas e prendedores de recados.
Outra
forma interessante de ser lembrado pelo cliente e até gerar um certo sentimento
de afeição é fazer algo que marque as datas comemorativas — especialmente as
pessoais, como o aniversário do cliente, pessoa física ou representante da
jurídica.
Pensando
em ações de baixo custo, pode ser desenvolvido um padrão de mensagem, que pode
ser estático ou animado, para envio pelo celular por meio do WhatsApp, que vem
sendo cada vez mais utilizado para o relacionamento entre clientes e empresas.
Um serviço de qualidade
faz toda diferença
Não
há nada mais marcante para um cliente do que ter suas necessidades atendidas e
até suas expectativas superadas. Isso se dá quando o serviço ou produto
oferecido é de qualidade, e esse conceito é mais complexo do que parece.
Assim,
fique de olho na agilidade, presteza no atendimento, conformidade com as normas
que envolvem o assunto, forma de apresentação e até facilidade no pagamento do
serviço prestado.
O cliente se fideliza
quando tem sua necessidade antecipada
Imagine
que uma empresa contrata uma segunda e demanda um relatório gerencial, com uma
lista dos principais problemas de um processo. Na entrega, a empresa contratada
encaminha não só a lista, mas gráficos, comparativos em séries históricas e
ainda tendências de mercado e caminhos possíveis para uma otimização.
Com
certeza, as próximas contratações de relatório já terão destino certo: a
empresa que superou suas expectativas será a que manterá o atendimento. Notou
que, nesse exemplo, a empresa que se preocupou em antecipar a necessidade do
cliente acabou fidelizando-o e garantiu seu lugar ao sol diante da concorrência
de mercado?
Ter visibilidade é
fundamental nos dias atuais
Com
a nova cultura cibernética que envolve a todos, estar presente em espaços
virtuais é fundamental para que uma marca seja lembrada. Algumas das principais
e mais baratas formas de alcançar esse reconhecimento e obter distinção
mediante a concorrência de mercado é estar presente nas redes sociais e em
espaços colaborativos na web.
Assim,
é importante ter perfis empresariais no Facebook, Instagram, Google+, Twitter,
LinkedIn — a lista cresce a cada dia. Outra maneira de ganhar visibilidade é
destacar-se como autoridade em assuntos relacionados ao negócio em blogs
corporativos, que possam contribuir para que os clientes (atuais e potenciais) tirem
dúvidas e se aproximem mais do assunto e da marca.
Investir
em atendimento e relacionamento, boas entregas e um bom posicionamento da marca
são estratégias para que as empresas saiam na frente diante da concorrência de
mercado. Aliado a isso, também é preciso inovar, incorporar tecnologias que
simplifiquem fluxos e demonstrem organização e capacidade de evolução do
escritório contábil. O importante é não estagnar e estar sempre em busca das
melhores práticas e oportunidades para que a empresa se diferencie no mercado.
Fonte:
Blog Sage
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