Todo
empresário sabe — ou acaba descobrindo, mais cedo ou mais tarde — que a lei
brasileira é bastante rígida com as pessoas jurídicas. Não basta pagar seus
tributos da forma correta, também é preciso guardar os documentos da empresa
por um período determinado a fim de evitar complicações posteriores.
Se
você se pergunta “Por quanto tempo devo guardar documentos da empresa?”, preste
atenção nas informações que separamos neste post para te ajudar a manter a
papelada organizada.
A razão do arquivamento
dos documentos
Guardar
os documentos da sua empresa é importante por uma simples razão: quem não toma
essa medida corre o risco de ter que pagar novamente uma conta que já foi
quitada.
A
lógica é simples: se a organização não puder comprovar um pagamento para o
Fisco, será obrigada a pagar novamente o tributo. O pior de tudo é que esse
pagamento é acrescido de multa (de até 20% do valor devido) e de juros da taxa
Selic.
Os documentos e o tempo
que eles devem ficar guardados
De
acordo com a legislação brasileira, os documentos legais e contábeis das
empresas devem ficar arquivados por, pelo menos, 5 anos. Em razão disso,
fizemos uma lista dos documentos mais importantes para uma empresa que devem
ser guardados a fim de uma possível comprovação de pagamento:
- Notas fiscais e recibos
- Imposto de Renda
- Programa de Integração Social (PIS)
- Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS)
- Livros fiscais
- Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL)
- Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços (ICMS)
- Declaração Anual do Simples Nacional (DASN)
- Declaração do Imposto Retido na Fonte (DIRF)
- Declarações DIPJ, DCTF, DACON
- Guia de Informação e Apuração ICMS (GIA)
- Declaração de Ajuste Anual – IRPF e deduções
As formas de guardar os
documentos
Os
documentos não precisam, necessariamente, ser guardados em arquivos físicos. É
possível escaneá-los e organizar tudo em arquivos digitais. Esses arquivos
podem ser salvos em computadores, em mídias físicas (como pen drives, CDs, DVDs
ou HDs externos) ou mesmo na nuvem (por meio da utilização de plataformas de
compartilhamento de arquivos como o Google Drive, por exemplo). Além de
oferecer mais segurança, a digitalização facilita a busca por um documento
quando necessário.
Existe
ainda a possibilidade de usar ferramentas profissionais ou contratar serviços
de empresas responsáveis pela organização e pela guarda de documentos. Esse
tipo de serviço é indicado para empresários que possuem documentos ou arquivos
que precisam ser consultados e administrados de forma organizada e sigilosa.
Respeitar
o tempo de guarda de documentos fiscais, além de ser extremamente importante
para a empresa, é obrigatório. Por isso, separe os seus documentos, escolha a
melhor forma de arquivá-los e mantenha tudo sempre bem organizado. Assim, você
evita que a sua empresa seja acionada por possível sonegação de impostos.
Guardar
os documentos do seu negócio também evita problemas como descontroles
contábeis, equívocos estratégicos e cobranças indevidas.
Fonte:
Blog Sage
Muito bom artigo, vai ajudar muito nossa empresa www.digitalizei.com.br para passar orçamento para nossos clientes.
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