Lidar
com pessoas não é uma tarefa fácil. Contratar e reter talentos, com habilidades
específicas, mas com perfis completamente diferentes, consegue ser ainda mais
desafiador. A área responsável pela gestão de pessoas de qualquer empresa
precisar estar sempre muito bem estruturada e pronta para enfrentar grandes
dilemas.
Uma
das maiores dores do empreendedor está na hora do recrutamento e seleção de
novos membros para o time.
Para
te ajudar com isso, separamos dicas, com base em uma mentoria ofereciada como
parte do programa Promessas JPMorgan Chase Foundation, que vão clarear seu
caminho e te poupar de boas dores de cabeças. Mas, antes de entrar no assunto,
é preciso entender melhor algumas características da sua empresa:
Valores: o sangue que
corre nas veias da sua empresa
Pode
não parecer, mas os seus valores vão te ajudar, e muito, na hora do
recrutamento de novos talentos. Mas, antes de entrar direto nessa história, é
preciso entender a profundidade desse tema.
Definir
os valores da sua empresa pode até parecer fácil, mas é um processo demorado
que exige muita dedicação. Diferente do que muitos pensam, os valores e missão
de uma empresa não são apenas palavras escritas em um papel ou placa, eles são
bem mais do que isso. São a alma do negócio, o guia de bolso que todo
empreendedor e colaborador deve saber de cor e salteado, o que serve de base
para os comportamentos diários dos colaboradores e move toda a empresa na mesma
direção.
E
se você já está pensando “falar é fácil, difícil mesmo é conseguir encontrar
quais valores são os que melhor representam o meu negócio” talvez esta dica
possa te ajudar bastante.
A
cultura organizacional de uma empresa nasce por conta própria. Se você não
pegar as rédeas e defini-la, ela tem muitas chances de virar um “Frankenstein”
do qual você talvez não se orgulhe tanto assim. Por isso, pare e pense: quem
faz o seu negócio crescer? Quem são as pessoas que acompanham, diariamente, a
rotina da sua empresa e sabem, melhor do que ninguém, o que move toda a
organização? Se você pensou em seus colaboradores, acertou em cheio.
Eles
são as pessoas que carregam, mesmo sem você saber, a essência da empresa nas
mãos. Por isso, se a sua empresa já está dando sinais de uma cultura que você
não acha ideal para o negócio, uma ótima saída para identificar quais são os
valores que realmente definem sua empresa é separar um tempo e conversar com seus
colaboradores.
É
sempre importante envolver toda a organização, mas, quando isso não for
possível, existem duas saídas:
Validação em duas frentes
Sempre
existe o ótimo e o bom. O ideal é que todos participem desse processo, mas não
são todas as empresas que conseguem realizar esse papo com todos os seus times.
Por isso, uma boa saída para as organizações que vivem esse impasse é a
definição dos valores em duas etapas.
Em
um primeiro momento, a alta direção irá debater quais os valores que melhor
ilustram a cultura da empresa. Com isso definido, é hora de apresentar para
alguns grupos de colaboradores, aqueles que são mais engajados com o negócio e
que também demonstram interesse em contribuir.
É
importante discutir com seus colaboradores porque eles têm que comprar a sua
ideia e se identificar com ela. Sem isso, seus valores não passam de palavras
escritas em um papel ou em um quadro na parede.
Conversas diretas com seus
colaboradores
Definir
os seus valores significa entender o que é aceitável ou não é dentro da sua
empresa.
Para
isso, uma boa conversa com aqueles colaboradores que mais se destacam dentro do
negócio é uma ótima saída. Esse bate papo tem que ser mais profundo do que uma
conversa normal, é um verdadeiro mergulho na personalidade da pessoa,
identificando quais valores pessoais ela transmite em seu trabalho e o porquê
deles fazerem a diferença na hora da entrega dos resultados.
Esse
é o momento de entender a história dos seus colaboradores, quais valores os
movem e quais qualidades e características são as mais presentes em cada um
deles. Com isso em mãos, você será capaz de construir a persona ideal para a
sua empresa, com valores que sejam, literalmente, a cara e coração da sua
empresa.
Ambos
os processos são demorados, mas podem ser realizados por qualquer tipo de
empresa. Agora que você já entendeu a importância dos valores para a empresa,
vamos ao que interessa:
Recrutamento & Seleção
Outro
grande desafio que muitas empresas enfrentam é a contratação de pessoas. Alguns
empreendedores dizem não saber onde procurar seus talentos, outros afirmam que
o problema está na hora da escolha final. Para te ajudar com isso, separamos
duas boas práticas que servem como um guia de gente & gestão:
Contrate a pessoa certa
Lembra
que falamos sobre a importância de ter seus valores bem definidos? Eles vão te
ajudar muito na fase contratação.
Seus
valores devem ser como filtros para a contratação de qualquer pessoa. Às vezes
é difícil identificar essas características durante entrevistas, mas perguntas
bem elaboradas fazem toda a diferença. Nesse momento, é importante ter em mente
o que cada valor significa para você em ações. Por exemplo, ter cabeça de dono
pode ser o mesmo que mostrar atitude durante um momento adverso ou estressante
para a pessoa.
Pensando
nisso, você pode fazer uma pergunta que envolva uma situação dessa, como, por
exemplo: você poderia me contar uma situação na qual teve que fazer uma escolha
sobre pressão? Com essa primeira resposta, você terá um panorama geral da
personalidade da pessoa, mas é preciso ir mais a fundo. Peça para que ela
descreva o contexto da situação, quem estava envolvido, quais eram os objetivos
e riscos de cada ação e, o mais importante, o que ela, de fato, fez para ajudar
na situação.
Em
resumo, na hora do recrutamento, utilize o método car: contexto, ação e
resultado.
Saiba
as perguntas certas pra fazer, lembrando que elas devem ser sempre no passado,
porque esses comportamentos tendem a se repetir no futuro.
Saiba onde procurar
Muitas
empresas precisam de um recrutamento ativo, seja pelo alto nível de turnover ou
por um rápido crescimento. Seja qual for a causa, criar um banco de talentos é
uma ótima solução, afinal, não adianta sair correndo atrás de alguém que você
nem mesmo sabe onde está com um prazo super curto para recrutar.
Para
ter um bom banco de dados é preciso não só encontrar as pessoas certas, mas
também aquelas que tem um maior fit com seu negócio e cultura. Para isso, você
pode:
I. Pedir indicações de
seus colaboradores
Isso
mesmo, ative o seu time para indicar novos talentos para sua empresa. Se você
parar para pensar, quem melhor do que seus próprios funcionários para
identificar quais pessoas têm a personalidade e os interesses que mais combinam
com a sua empresa?
II. Headhunters
Diferente
do que muitos pensam, não é anti-ético olhar para os colaboradores de uma
empresa concorrente e fazer novas propostas de trabalho. Na verdade, isso se
chama hunting e é uma técnica utilizada por muitos negócios.
Imagine
que você é uma empresa de serviços. Estudando seu mercado, você conseguiu
identificar que os melhores talentos para o seu negócio são aqueles que já
trabalharam em grandes empresas e atuavam na área de recursos humanos.
Com
isso em mãos, é hora de procurar ativamente quem são essas pessoas e fazer
convites para sua contratação.
Saber
onde buscar talentos e analisar o perfil de cada um dos potenciais integrantes
do seu time faz toda a diferença.
Primeiro,
sabendo onde procurar, você não vai mais passar noites sem dormir imaginando
quem poderá preencher aquela vaga que está há tempos aberta. Além disso, quando
você finalmente contratar alguém, você terá mais confiança de que aquela pessoa
é a mais indicada para o cargo e também para o seu negócio.
A
gente sabe que a gestão da empresa não é fácil, mas essas dicas podem ajudar, e
muito, na hora de tomar decisões e decidir qual caminho é o melhor.
Fonte:
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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