No
escritório de contabilidade, a produtividade de cada contador vale muito para
que a empresa continue crescendo e mantendo a sua carteira de clientes. Alguns
profissionais tentam melhorar suas respectivas produtividades, principalmente
trabalhando por mais horas além do expediente.
Saiba
que trabalhar além do horário não significa ser mais produtivo! A eficácia do
seu trabalho é notada quando você consegue realizar todas as atividades dentro
do tempo proposto pelo seu empregador.
Quer
saber então como ser mais produtivo? Veja agora 8 hábitos de contadores muito
eficientes.
1. Fazer mais com menos
Aprenda
a otimizar o seu tempo para não trabalhar além do necessário. Há tempo e lugar
para tudo, portanto seja disciplinado. Além disso, trabalhar em excesso não só
é improdutivo, como pode ser até prejudicial: ficamos mais propensos a cometer
erros quando estamos cansados.
2. Organizar a agenda
A
eficiência do seu trabalho está ligada diretamente à maneira como você organiza
a sua agenda. Independentemente de ser física ou eletrônica, é importante que
você distribua as tarefas ao longo dos dias em que vai trabalhar. Um sistema de
gerenciamento também pode te ajudar nesse processo.
3. Estabelecer prioridades
Agora
que você tem todas as tarefas organizadas na agenda, defina quais são as suas
prioridades. Divida essas atividades entre as que devem ser privilegiadas e as
menos importantes, ou classifique-as como urgentes e não urgentes.
4. Definir metas
Para
cada objetivo ou meta, é necessário que você se organize para alcançá-lo. O
aumento da carteira de clientes depende de metas comerciais. A fidelização dos
clientes e o ganho da produtividade podem ser conquistados por meio de
inovações tecnológicas. Já um upgrade na carreira – para se tornar um consultor
de negócios, por exemplo – depende da ampliação do seu leque de serviços e do
estreitamento do seu relacionamento com os clientes. Estabeleça as suas metas e
não se desvie do foco. Você pode, inclusive, definir suas metas de como ser mais
produtivo!
5. Começar e terminar uma
tarefa
Não
tente fazer muitas tarefas ao mesmo tempo, pois isso desvia o seu foco e
diminui o seu poder de concentração. Quando você se dedica a uma só tarefa,
consegue realizá-la com mais rapidez e com menos chances de errar. Se as
interrupções forem urgentes, tudo bem. Se não forem urgentes, anote na sua
agenda e as encaixe no seu cronograma.
6. Descentralizar a
execução das tarefas
Quando
você descentraliza a execução das tarefas e as delega para os demais colaboradores
da equipe, você tem ganhos em duas frentes: tempo para se dedicar às suas
atividades e motivação da equipe, que se sente verdadeiramente valorizada. Ao
delegar os afazeres, especifique os resultados desejados e as expectativas,
dando toda a orientação necessária para que eles sejam bem executados.
7. Não procrastinar
Os
contadores que são muito eficientes não procrastinam. Ganhe tempo não deixando
para amanhã o que pode ser feito hoje. As tarefas que possuem prazos podem ser
organizadas em sub-tarefas, para que você consiga fazer um pouco a cada dia.
Isso possibilita trabalhar nas urgências e demais atividades que precisam ser
realizadas.
8. Fazer reuniões
objetivas
A
maioria dos profissionais detesta participar de reuniões, pois elas comumente
são chatas, improdutivas, cansativas e desnecessárias. Toda reunião precisa de
um planejamento prévio para tornar esses momentos eficazes. Priorize a
objetividade das reuniões e não se atrase.
Fonte:
Blog Sage
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