Com
a crise financeira, o fantasma da inadimplência assombra ainda mais os
gestores. De acordo com o SPC Brasil, o número de consumidores inadimplentes
cresceu e já atinge 57 milhões de brasileiros. Pelo lado das empresas não é
diferente: dados do Serasa Experian apontam que metade das organizações também
estão enfrentando dificuldades para cumprir com as suas obrigações. Dessa
forma, tanto os gestores que atuam com pessoas físicas quanto aqueles que
prestam serviços para outras empresas enfrentam o perigo de não receberem em
dia.
Enfrentar
a inadimplência é uma tarefa difícil e muito delicada. Difícil porque é preciso
criar políticas internas bem elaboradas nesses casos, além de adotar uma série
de outras medidas, como a contratação de um serviço de cobrança recorrente
eficaz, por exemplo. Por outro lado, é delicada porque estamos falando de
clientes, que têm direitos e podem ser constrangidos no ato de cobrança caso
ela seja de maneira agressiva. Há um risco de perdermos em relacionamento e, na
pior das hipóteses, recebermos uma intimação judicial.
Para
te ajudar a enfrentar esse fantasma, resolvemos trazer 4 passos para diminuir a
inadimplência de seus clientes. Confira!
1 - Prevenção
Se
você presta serviços ou vende mercadorias para outras empresas, o ideal é
contar com algum serviço de consulta de crédito. Esse tipo de serviço costuma
cobrar mensalidades ou, ainda, pagamentos específicos para cada consulta, e
pode ajudar a definir se você deve ou não prestar o serviço para determinado
cliente, seja ele empresa ou pessoa física.
Você
pode conferir se existem pagamentos pendentes no nome da pessoa, protestos,
entre muitas outras informações. Afastar os maus pagadores é o primeiro passo
para evitar dores de cabeça no futuro com a cobrança ou, ainda, com futuras
ações judiciais.
Caso
você preste serviço para outras empresas, procure realizar reuniões na sede
delas, já que não é raro o caso de empresas fantasmas ou que não são o que
aparentam em seus sites. Além disso, o ideal é você verificar com frequência a
situação do cliente, uma vez que ela pode mudar.
2 - Tecnologia
Sistemas
de cobranças recorrentes ajudam o gestor a acompanhar cada um dos seus clientes,
mostrando a situação deles, boletos, pendências, histórico, entre muitas outras
informações. Quando se trata da venda mercadorias a prazo, vendas ou serviços
por assinaturas mensais, ou a prestação de serviços em larga escala, esse tipo
de sistema é ainda mais importante.
Além
disso, contar com um bom software de gestão financeira também é uma ótima
maneira de diminuir a inadimplência, já que, junto ao sistema de cobrança
recorrente, ele ajuda a monitorar todas as entradas de caixa, futuras
transações, entre outros.
3 - Cobrança
A
cobrança deve ser realizada com todo o cuidado. Nunca aborde um cliente de
maneira invasiva. Para começar, tenha algum sistema para o envio de
notificações automática para os clientes, avisando sobre os prazos de pagamento
em um período razoável — 5 dias úteis antes do vencimento é um ótimo período.
Essas mensagens podem ser enviadas por SMS ou ainda por e-mail.
Além
disso, a notificação também deve ser feita em caso de atrasos, sempre de
maneira cordial, mas deixando claro que o atraso tem suas consequências —
normalmente é estipulado em contrato a cobrança de multas, por exemplo.
4 – Premiação
O
último passo, muito importante para o nosso objetivo, é criar premiações para
os bons pagadores. Essa estratégia é antiga e costuma dar muito certo.
Normalmente, o que muitas organizações fazem é ceder descontos caso o pagamento
seja feito antes do vencimento. A premiação é uma forma de estimular os seus
clientes a pagarem em dia, e também ajudar a melhorar o relacionamento.
Fonte:
QuickBooks
Nenhum comentário:
Postar um comentário