As
microempresas são maioria na economia brasileira. Porém, em tempos de crise e
instabilidade econômica, elas são também as organizações mais vulneráveis. Por
isso, precisam adotar estratégias diferenciadas, que lhes indiquem como sair do
vermelho, superando os entraves e permanecendo fortes e competitivas no
mercado.
Ao
primeiro sinal de crise, muitas corporações acabam demitindo boa parte dos seus
trabalhadores. Mas quando se trabalha em uma microempresa, que conta com poucos
funcionários (ou, em muitos casos, cuja equipe é formada pelo próprio
empreendedor e sua família), é preciso adotar outras medidas para superar as
dificuldades sem fechar as portas.
Neste
post, daremos 5 dicas para ajudar a sua microempresa a sair do vermelho e
salvar as suas finanças. Continue lendo!
Avalie as possíveis causas
É
certo que situações de turbulência econômica, como crises financeiras ou
recessões, acabam impactando de maneira grave no desempenho das empresas no
mercado, principalmente as menores.
Entretanto,
nenhum problema tem apenas uma causa. Para superar as dificuldades, o
empreendedor terá que avaliar quais os outros motivos que o levaram à situação
deficitária. Identificando as causas do problema, ficará mais fácil direcionar
as ações corretas para superá-lo.
Corte gastos supérfluos
Quando
as contas estão no azul, é tentador para muitos empreendedores assumir
obrigações financeiras de menor relevância para o negócio. Mas, quando a crise
se aproxima, uma boa maneira de se fortalecer para enfrentar a baixa nas vendas
é cortando gastos desnecessários ou supérfluos. Assim, o dinheiro que sobrar
poderá ser direcionado para despesas mais importantes.
Separe o patrimônio
pessoal do patrimônio da empresa
Um
erro corriqueiro entre os pequenos empresários é misturar os recursos pessoais
com o patrimônio da empresa. Essa atitude é bastante prejudicial para o
controle financeiro do empreendimento, pois torna nebulosa uma série de
transações e gastos, dificultando as auditorias e o controle do fluxo de caixa.
Para
ter uma noção exata do panorama da sua empresa e os desafios que terá de
enfrentar, o ideal é separar as contas pessoais das organizacionais e utilizar
o capital do seu negócio para investir nas áreas mais carentes.
Negocie com fornecedores
O
lado bom de uma crise a nível de economia nacional (se é que existe algum) é
que ela não afeta somente um ou alguns setores da cadeia econômica, mas todos.
Por isso, se a sua empresa está passando por dificuldades comerciais, os seus
fornecedores provavelmente estarão também.
Com
isso, eles estarão mais sensíveis aos seus apelos e poderão conceder um aumento
dos prazos para quitação das dívidas ou condições mais acessíveis de compra.
Assim, antes de optar por tomar empréstimos bancários, é melhor tentar negociar
com seus fornecedores e conseguir alguns benefícios.
Não descuide da qualidade
Essa
dica é muito importante não somente para superar as dificuldades financeiras,
mas, sobretudo, para assegurar a boa reputação e a fidelização dos clientes.
Uma conduta muito comum de alguns empresários é reduzir a qualidade dos insumos
utilizados nos seus produtos para tentar manter os preços praticados e não
perder vendas.
Contudo,
essa alternativa não deve ser cogitada, tendo em vista que os clientes irão
notar o decréscimo de qualidade. Isso irá prejudicar a aceitabilidade do
produto e o nome da empresa no mercado, e acabará tendo o efeito contrário.
Portanto,
para conseguir tirar a sua empresa do vermelho, a solução é ser comedido nos
gastos e ativo em iniciativas como a renegociação de dívidas, o controle dos
fluxos de caixa e, principalmente, a qualidade dos produtos comercializados.
Assim, quando a tempestade passar, a sua empresa colherá os frutos do esforço
realizado.
Fonte:
Blog Sage
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