Hoje
em dia, negócios são feitos de modo a sobreviver à velocidade com que as coisas
mudam no mercado. Para isso, os líderes dessas companhias, para manterem-nas
competitivas, precisam estar atentos às tendências e ao que vem pela frente e,
mais fundamental, estarem aptos a mudanças.
Uma
das melhores maneiras de manter a empresa atualizada e aberta ao mercado é por
meio de uma equipe bem estruturada e pronta para enfrentar novos desafios todos
os dias. A complexidade do mundo business é muito grande para que uma pessoa
sozinha dê conta de enxergar a partir de todos os ângulos possíveis. Ainda que
nem todas as equipes sejam iguais, algumas medidas podem ser tomadas pelos
gestores para que a experiência seja sempre a melhor possível. Confira algumas
dicas para otimizar o trabalho em equipe da sua companhia:
Tenha iniciativa
A
decisão do time é melhor do que a sua. Quando há confronto ou diferenças entre
a opinião do gestor e da equipe, geralmente são os subordinados que acabam
perdendo.
Para
chegar na melhor decisão, em vez de submetê-los a sua decisão, um bom chefe
deve estimulá-los a continuar procurando por uma resposta que agrade a todos.
Nesses
casos, a melhor maneira de encorajar o amadurecimento de ideias na equipe é
promover o individualismo, fazendo com que cada membro trabalhe em soluções
possíveis.
O potencial do time
depende da maturidade do líder
Muitas
vezes, a equipe não consegue atingir seu potencial máximo por conta da má
gestão de seus gestores, ou por estes não saberem o que se passa na sua própria
empresa ou por não conseguirem adaptar seus estilos de liderança dependendo da
situação.
Líderes
têm dois papéis junto a um grupo. Em primeiro lugar, eles instruem regras e
limites. Por outro lado, são os responsáveis por trabalhar lado a lado com sua
equipe, sabendo de tudo o que se passa em sua companhia.
Saber lidar com a pressão
social
O
maior desafio da relação entre muitos chefes e suas equipes não é somente lidar
com a pressão social, mas saber identificá-la. Fazer uma reunião, por exemplo,
demanda uma enorme quantidade de foco e atenção no conteúdo discutido, tendo
que processar toda a emoção sentida pelo grupo, assim como a de cada indivíduo.
Pautas
caem, egos ficam no caminho, conversas paralelas aparecem e, de repente, a
produtividade da reunião fica comprometida. É preciso que o líder fique sempre
atento para trazer o foco do time de volta para o que está sendo debatido.
Comunicação é fundamental
Nem
sempre a mensagem enviada é a mesma recebida. A brincadeira do telefone-sem-fio
já era uma prática da comunicação na infância, e pode muito bem ser aplicada a
um escritório.
O
motivo pelo qual o conteúdo de um recado perde o seu significado no meio do
caminho é que o gestor não fala diretamente com a equipe, fazendo com que, quem
estiver no caminho, altere aquilo que foi dito.
Até
mesmo quando a comunicação é feita por e-mail problemas podem ocorrer. Quando a
linguagem utilizada não é precisa, o conteúdo fica à mercê da interpretação e o
esforço para que o recado chegue da maneira certa é dobrado. Times precisam de
comunicação consistente e clara. Sem objetividade e precisão, o conteúdo não
chega da maneira desejada.
Fonte:
MSN
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