Muita
gente tem dificuldade em trabalhar em equipe, mas todo mundo sabe que isso é
inevitável. Em algum momento da carreira, qualquer tipo de profissional deve
lidar com colegas de trabalho, subordinados ou chefes. Pensando nisso, a
colaboradora do site Business Insider Deborah Copaken fez uma lista de coisas
possíveis a serem feitas para que essa convivência seja a melhor possível.
Comunicação
Uma
das piores falhas no trabalho colaborativo é o desentendimento entre os
participantes, portanto, sempre e imediatamente, qualquer que seja a confusão,
peça esclarecimentos sobre algo que lhe pareça errado ou obscuro. Alguns
preferem a comunicação cara a cara a e-mails ou mensagens, pois estes abrem
espaço para interpretações. Mas outras pessoas se sentem mais confiantes se
comunicando eletronicamente. Saiba, portanto, a preferência de seus colegas.
Faça seu melhor para respeitar isso.
Empatia
Toda
vez que abrir sua boca, tente se colocar no lugar do seu colega. Como você se
sentiria recebendo aquelas palavras que você está dizendo? Não tenha medo de
alterar o discurso do “modo profissional” para o “modo humano”. É melhor para
todo o processo e para as pessoas.
Faça seu dever de casa
Dependendo
da equipe e dos desejos dos colaboradores, uma porcentagem do trabalho poderá
ser feita em conjunto e outra, em casa. Se uma pessoa não faz a sua parte em
casa, sozinha, o projeto todo pode sofrer.
Escolha o local correto
Localização
é tudo. Quando você está produzindo, tudo pode influenciar na produção final e
no teor do trabalho realizado: nível do barulho, qualidade da luz, nível de
conforto... Se puder, escolha o lugar certo para trabalhar em equipe, pois é
nesse local que ficará com as mesas pessoas todos os dias.
Elogie o trabalho alheio
Deixe
os outros saberem se você gosta do que estão fazendo. Você curtiu um texto, uma
ideia, algo que seu colega fez? Elogie! Efusivamente. Todo mundo quer se sentir
apreciado, ouvido e visto. Todo mundo quer saber que seu esforço tem sido
notado.
Revise
Ninguém
faz algo perfeito de primeira. De fato, perfeccionismo é uma das maiores
barreiras para os erros (só não deixe que isso impeça que o trabalho siga
adiante). Seja minucioso no trabalho em equipe também, observe cada detalhe,
revise cada fase.
Não tolere gritos
Gritos,
birras ou qualquer outro abuso verbal não pode ter lugar em uma equipe. Se
algum grito acontecer, dê fim nisso imediatamente. Lembre seus colegas que as
regras de relacionamento não toleram agressividade.
Fonte:
Brasil Econômico
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