É
normal que uma empresa de contabilidade, assim como de qualquer outro segmento,
possua algum grau de endividamento. Quando essa dívida está sob controle, ou
seja, não representa um valor que causará um impacto negativo nas finanças, não
impede que os compromissos sejam honrados e está sendo administrada dentro de
um prazo combinado anteriormente com os credores, fica fácil conviver com ela.
Porém, se as dívidas do seu escritório ultrapassaram a sua capacidade de
pagamento, se você foi obrigado a contrair empréstimos com bancos e outras
instituições com juros exorbitantes, é chegado o momento de tomar algumas
atitudes que te façam sair do vermelho.
Para
te ajudar a melhorar esse cenário, listamos aqui quatro etapas que poderão
contribuir com a recomposição das finanças do seu escritório. Leia atentamente,
analise as sugestões e veja como sair do vermelho:
Identificação do problema
O
ideal é que o problema seja identificado antes que fuja do controle. Ao
perceber que as despesas de seu escritório têm sido maiores do que as entradas,
tome logo uma atitude. Porém, mesmo após o fato consumado, é preciso
identificar os gargalos que fizeram o negócio entrar no vermelho. Faça um
apanhado de todas as entradas, inclusive os empréstimos que foram contraídos,
bem como de todas as despesas, fixas e variáveis. A intenção aqui, além de
apontar as causas do endividamento, é atestar a viabilidade do negócio e saber quanto
a empresa possui e quanto ela deve.
Planejamento
Uma
vez identificado o problema e suas reais dimensões, elabore um plano de ação
para sair do vermelho. Um bom planejamento deve considerar todas as variáveis
possíveis. Não é simplesmente cortar gastos e aumentar a receita, embora isso
seja primordial, mas a questão é como fazer isso. A maioria das empresas opta
por demitir funcionários, porém, isso pode refletir diretamente na qualidade
dos serviços prestados — além de a empresa precisar dispor de fundos para o
acerto com os funcionários demitidos.
Adequação
Essa
etapa é realizada após a análise das conclusões e a elaboração do planejamento,
e é caracterizada pela prática das medidas propostas. Se após o levantamento
das entradas e despesas não for demonstrada lucratividade, é preciso repensar e
criar alternativas. O ideal é que seu escritório aumente sua receita,
promovendo seus serviços, buscando a fidelização e indo atrás de novos
clientes.
Renegociação
Não
é fácil dormir tranquilo com uma dívida que tende a virar uma bola de neve,
então, o ideal é tentar controlá-la a qualquer custo. Uma boa dica é procurar
direcionar todas as suas dívidas para uma instituição que ofereça a menor taxa
de juros. Faça uma análise de qual valor seria o ideal para você pagar
mensalmente e apresente essa proposta à instituição escolhida. Você poderá se
surpreender!
Por
último, não tente resolver tudo sozinho. Busque ajuda de profissionais da sua
área ou de administração para fazer a melhor escolha e tomar as decisões
corretas. Uma boa opção para auxiliar na administração do seu escritório são os
softwares desenvolvidos
especialmente para contabilistas.
Fonte:
Blog Sage
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