Como
está o relacionamento do escritório contábil com seus clientes? Muitos
empreendedores focam seus esforços em aumentar o portfólio de usuários do
negócio e se esquecem de que fidelizar clientes pode ser bem mais barato do que
conquistar novos. Se tivéssemos que eleger a maior riqueza dentro de uma
empresa, independentemente do seu porte e segmento, com certeza seria o cliente
fiel.
Consumidores
que mantêm um bom relacionamento com empresas funcionam como um núcleo de
atração para novos usuários e disseminam uma boa imagem do escritório e dos
serviços prestados. Mas a cultura organizacional de muitos negócios contábeis é
diferente, e infelizmente o foco é puramente operacional, o que prejudica muito
a capacidade de perpetuar relacionamentos duradouros com os clientes.
Vejamos
4 dicas que podem ajudar seu escritório contábil a fidelizar clientes. Confira!
Invista no atendimento
O
atendimento diferencial é o que mais pode surtir efeitos dentro de um
escritório contábil, já que quase todo o resto da rotina de serviços pode ser
igualmente realizada pela concorrência. Ter e manter um bom relacionamento é o
primeiro passo.
E
esse relacionamento precisa ser ágil e eficiente, uma vez que tanto a empresa
quanto o cliente serão beneficiados. É preciso encarar essa postura como algo
que será revertido em bons resultados — enquanto o cliente tem suas
necessidades atendidas, o escritório se torna mais produtivo e otimiza seu
tempo na melhoria de ações para fidelizar clientes.
Quando
um relacionamento é estabelecido de forma eficiente, é possível ter os custos
reduzidos no escritório, já que as informações estarão mais bem definidas, o
que possibilita um melhor atendimento.
Cumpra os prazos
Cumprir
prazos evidencia o compromisso do seu escritório com os negócios do cliente e
vice-versa. É preciso que os profissionais contábeis orientem os clientes no
cumprimento dos prazos de entrega de alguns documentos, o que permite que o
escritório realize a entrega dentro do prazo estabelecido pelo Fisco. Notas,
recibos, contas a pagar e a receber, aumento de ativos e passivos, entre tantos
outros correspondem às obrigações para com escritórios contábeis, e empresas
que entregam suas informações em dia para que os lançamentos sejam feitos com
exatidão garantem que os processos sejam realizados dentro do tempo legal —
evitando multas e problemas futuros.
Mas
se os clientes acabam esquecendo ou entregam tudo pela metade, talvez seja o
momento de aprimorar os seus serviços para se destacar. Elabore um calendário
de prazos com os respectivos documentos, indique programas de gestão contábil
para a organização, dê dicas de planejamento fiscal, ou seja, ofereça um atendimento
diferenciado e com qualidade para que ambas as partes saiam ganhando.
Organize a rotina
administrativa
O
sucesso de um bom relacionamento com os clientes está diretamente relacionado à
qualidade dos serviços prestados. E isso está integrado também à maneira como a
rotina administrativa é executada.
Já
pensou em quanto uma indenização pode custar para seu escritório se deixar de
pagar alguma obrigação fiscal de uma empresa que é sua cliente? Ou mesmo se não
cumprir os prazos das obrigações e multas incidirem sobre o valor? Ou ocasionar
o fechamento de uma empresa por sonegar ou proceder erroneamente sobre os fatos
contábeis?
Todos
esses eventos podem ocorrer se o escritório contábil não tiver uma rotina
administrativa bem definida. Além de comprometer os negócios dos clientes,
perderá a confiança deles.
Para fidelizar clientes,
dê tratamento diferenciado
Se
os clientes fiéis correspondem pela maior parte do faturamento do seu
escritório contábil, invista em ações diferenciadas para eles. Contabilidade,
folha de pagamento e fiscal é o que todos os escritórios oferecem, portanto, vá
além.
Ofereça
algo a mais, como relatórios financeiros e contábeis, visitas frequentes, tente
mostrar interesse no negócio e dê embasamento às tomadas de decisão com
informações mais eficientes, como balancetes mensais, evolução patrimonial,
lucro ou prejuízo, entre outros.
Lembre-se:
os serviços do profissional contábil são os mais próximos da gestão estratégica
da empresa do seu cliente!
Fonte:
Blog Sage
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