O
que pode fazer uma corporação alcançar metas e prosperar? Ou quais os fatores
que fazem com que uma companhia afunde no fracasso? Em um mundo globalizado e a
cada dia mais concorrido, são as pessoas que podem fazer a diferença em uma
empresa de sucesso. Afinal, são elas que gerenciam, comandam, executam e
controlam atividades e processos.
A
master coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini, explica que muitas
empresas não se dão conta da importância de valorizar as pessoas e acabam
perdendo talentos e oportunidades de crescer com a ajuda delas.
A
especialista comenta a seguir os 10 erros mais comuns que as empresas cometem
com os colaboradores que comprometem os resultados e o sucesso e dá dicas de
como evitá-los e, com isso, ter uma equipe comprometida e que participa
ativamente no crescimento da organização.
ERRO 1 – Não valorizar a
real importância que as pessoas têm no resultado final da empresa.
Como evitar o erro –
Em uma pesquisa feita pela Gallup, mais de 2 milhões de pessoas
mencionaram coisas como: ter uma
liderança inspiradora, reconhecimento verbal , ser ouvido, ser incentivado a se
desenvolver, ter apoio ao desenvolvimento,
ter a oportunidade de fazer a diferença, sentir que tem relevância no
resultado final, conhecer e viver o sonho da empresa. Para Janaina, todos são
fatores importantes para que as pessoas entendam que a organização reconhece a
importância de sua participação.
ERRO 2 – Esquecer que, se
você quer ser o número um, você precisa das melhores pessoas.
Como evitar o erro –
Para evitar esse erro, Janaina explica que é importante ter isso na mente dos
gestores, na cultura da organização, no coração de cada um. Cuidados no
recrutamento, em como e onde recrutar para cada função, são muito importantes,
pois nesse caso você terá as melhores opções para selecionar.
Ela
diz que, na seleção é muito importante ter em mente exatamente o que se espera
da pessoa. Não somente os conhecimentos e as habilidades, mas também as
atitudes, o que não se comprova no currículo.
“Por
isso é interessante utilizar maneiras criativas de avaliar as atitudes na
seleção. Tem quem diga que entrevistas feitas por mais de uma pessoa podem
reduzir muito as possibilidades de erro. O gestor do setor em questão e uma
outra pessoa de um setor que é fornecedor ou cliente interno da área em que o
candidato vai trabalhar pode aumentar muito as chances de acerto. A
assertividade pode ser ainda maior se o gestor no nível hierárquico mais alto
participar das últimas entrevistas”.
Em
relação às pessoas que já estão na organização, provavelmente cada empresa
terá, na grande maioria, aqueles que são bons. A missão é a de desenvolver cada
colaborador internamente e externamente para que se tornem os melhores. Outros
poucos nunca serão parte do primeiro grupo.
“Não
quer dizer que são os piores, porém são aqueles que, por vários motivos, não
tem condições ou tempo hábil para ser parte do grupo dos melhores na sua
empresa. Segurar as pessoas desse último grupo na organização é de certa forma
comunicar que na verdade ninguém precisa ir em busca da melhor performance
pessoal e profissional. Ou seja, é invalidar toda a procura pela melhor
performance”.
Para
a especialista, outro item importante é reconhecer as pessoas que entregam os
melhores resultados, que tem as melhores atitudes, seja de formalmente ou
informalmente. Além disso, criar o senso de pertencimento organizacional é
importante também para se chegar aos melhores resultados.
“Ou
seja, se você tem os melhores ou os piores é uma responsabilidade sua”.
ERRO 3 – Tolerar atitudes
que desrespeitam os valores da empresa.
Como evitar o erro –
Valores de uma organização são extremamente importantes para a cultura da
empresa. Janaina diz que, tê-los formalizados ajudam a disseminar a cultura.
Porém, ela enfatiza que eles devem estar nas ações das pessoas e não na parede.
“Quando
você deixa bem claro quais são as condutas e comportamentos que espera de cada
um da organização, independentemente do nível hierárquico, vai se criando uma
cultura de respeito a esses valores. Isso não acontece de um dia para o outro.
É necessário muita comunicação, muito exemplo”.
Quando
já estiver disseminado nas atitudes de cada um, a própria equipe passa a cobrar
uns dos outros o respeito aos valores, garante Janaina.
ERRO 4 – Esquecer de
comunicar e promover a verdadeira missão (razão de ser da empresa), a visão (o
sonho - o que perseguimos) e os valores. Colaboradores encantados pelo seu
sonho, sonhando com você, são mais suscetíveis a brigar pela empresa, ir além
pelos resultados.
Como evitar o erro –
Esse esquecimento pode ser evitado desde uma conversa periódica do presidente
com a equipe falando disso e explicando a importância e o quanto ele acredita
no sonho, até campanhas de endobranding e endomarketing, afim de incentivar e
estimular a “acreditar” no sonho.
“É
importante que as pessoas se sintam beneficiadas pelo alcance do sonho. Seja
por um estimulo financeiro que o sonho pode promover ou pelo simples fato de
trabalhar na empresa que alcançou o sonho. E que ter alcançado o sonho
significa fazer parte de uma equipe diferenciada, de uma empresa diferenciada.
O sonho é a evidência de sucesso que pode ser financeira, reconhecimento
municipal, estadual, nacional, internacional, um prêmio, um número. Qualquer
que seja a evidência de sucesso de que o sonho foi alcançado”.
ERRO 5 – Deixar de
reconhecer os esforços e resultados das pessoas para a organização, sejam eles
pequenos ou grandes.
Como evitar o erro –
Para evitar que isso aconteça Janaina diz que é preciso ter em mente que o
reconhecimento de pequenos e grandes feitos é muito importante. Ela questiona
aos gestores:
“Quantos
elogios você faz por dia?”
ERRO 6 - Manter pessoas na
organização pelos motivos errados
Como evitar o erro –
Talvez a melhor forma de fazer evitar esse erro, de acordo com Janaina, é
através da avaliação de desempenho, seja ela formal ou informal. Para isso é
preciso saber o que se espera de cada um na organização.
“Se
nada disso for possível pergunte-se: você indicaria um determinado colaborador
para a mesma pessoa na empresa do seu melhor amigo? Ou para a empresa do seu
ramo que você mais admira, que até use como exemplo? Se você tiver certeza que
sim é bem possível que ela esteja pelos motivos certos. Caso você tenha
dúvidas, é um indicador que ela pode estar lá pelos motivos errados”.
ERRO 7 – Promover pessoas
à liderança sem que elas estejam preparadas e nunca prepará-las. Isso é uma
realidade em muitas empresas.
Como evitar o erro –
Janaina observa que liderança é mais sério do que se parece. Para ela, muitos
dos talentos perdidos ou desenvolvidos e mantidos nas organizações são
diretamente ligados à liderança.
“Líderes
ou pessoas com potencial para ocupar a posição de líder assumem
responsabilidades, contribuem com os outros, gostam de pessoas, são competentes
e se preocupam em melhorar sua performance. Entre muitas outras coisas, um
líder sabe que sempre haverá sempre o que melhorar e conhecer”.
Entre
as dicas para capacitar líderes, Janaina destaca alguns pontos:
“Quanto
mais se desenvolver o autoconhecimento, maior será a habilidade em conhecer as
pessoas. Quanto mais conhecer sobre o próprio perfil profissional e pessoal,
melhor saberá se comunicar com as pessoas por mais diferentes que sejam. Quanto
mais conhecer técnicas de comunicação interpessoal, melhor se comunicará e se
fará entender”.
ERRO 8 – Deixar de dar
feedbacks. As pessoas precisam saber como está o desempenho delas.
Como evitar o erro –
Existem técnicas poderosas para dar feedbacks sem desmotivar os colaboradores. Algumas coisas, inclusive, são bem
importantes no ponto de vista da especialista, como a verdadeira intenção de
contribuir para a evolução do ser humano.
“Reforçar
pontos fortes do indivíduo antes de apontar uma melhoria na sua conduta
potencializa a capacidade dele de efetivamente buscar essa melhoria. Faça mais
feedbacks positivos frequentes do que os construtivos. Isso facilitará muito
quando tiver que fazer um construtivo. “Ele deve estar com a razão, afinal
quando está bom ele fala”. Esse simples pensamento valida seu feedback.
Lembre-se de oferecer seu apoio para essa melhoria”.
ERRO 9 - Esquecer que
empresas com fins lucrativos têm o lucro como objetivo.
Como evitar o erro –
Criar um sonho coletivo pode ser o passaporte para ter uma equipe alinhada e
que está em busca do sucesso da organização, de acordo com Janaina.
“A
consciência da importância de cada um no processo, o senso de pertencimento e o
benefício coletivo do sonho alcançado são fatores que contribuem para o sucesso
da empresa. Quem não gosta de dizer que trabalha na empresa que é referência na
região? Quem não gosta de dizer que é parte da equipe que conquistou um prêmio?
Seja ele qual for”.
ERRO 10 - Acreditar que
“se não der prejuízo já está bom”.
Como evitar o erro –
Para Janaina, ter fé, não no sentido religioso da palavra, mas no sentido de
acreditar, é a melhor forma de mudar essa visão.
“Acreditar
na sua organização, no propósito que ela tem de existir. Acreditar que sim, é
muito possível ter lucro. Aliás, tem muita gente ganhando dinheiro. São aqueles
que acreditam, avaliam seus negócios com frequência e adaptam-se ao momento”.
Fonte:
Noticenter – SC
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