A
utilização das ferramentas de marketing tem sido cada vez mais difundida entre
pequenas e médias empresas. Isso acontece porque muitos gestores hoje enxergam
o marketing como uma área muito promissora, que permite à empresa uma boa
projeção no mercado, conquistando mais clientes e gerando mais lucros.
A
principal vantagem é que elas podem ser utilizadas por empresas e profissionais
de qualquer ramo, incluindo o da contabilidade. Pensando nisso, neste post
vamos apresentar as melhores ferramentas de marketing para contadores, para
você aperfeiçoar ainda mais a atuação do seu escritório contábil. Confira!
Análise SWOT (ou FOFA)
A
Análise SWOT, sigla para Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas),
Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) — também conhecida como FOFA,
em português — é uma análise do ambiente em que a empresa se encontra.
Essa
ferramenta ajuda a analisar tanto o ambiente interno (Forças e Fraquezas),
através da identificação dos pontos fortes e fracos, quanto o ambiente externo,
que identifica condições do mercado que podem ser prejudiciais (Ameaças) ou
favoráveis (Oportunidades).
Através
dela é possível avaliar quais são os pontos positivos (e que podem ser
reforçados) e os pontos negativos, que devem ser minimizados para que os riscos
não tragam tanto impacto para o negócio.
Benchmarking
O
benchmarking permite um comparativo entre o seu negócio e outros que apresentam
melhores resultados, analisando e identificando as melhores práticas de mercado
que podem ajudar a sua empresa a obter um desempenho superior. Isso pode
incluir melhores processos, melhores ideias, operações mais eficazes, entre
outras coisas.
Apesar
de o benchmarking utilizar a concorrência como comparativo, ele também pode
comparar outros setores de atuação — desde que as ideias se apliquem ao seu
modelo de negócio.
Pesquisas de marketing
As
pesquisas de marketing são feitas através da coleta e análise de dados e das
descobertas que podem ser relevantes para o seu escritório, como as pesquisas
de índice de satisfação de um cliente com os produtos ou serviços e o índice de
aceitação das pessoas com um novo produto lançado.
As
pesquisas de marketing, quando bem elaboradas, conduzidas e analisadas, podem
ser de grande utilidade no processo de tomada de decisão (como, por exemplo, se
o local para se abrir um novo escritório possui clientes em potencial).
CRM – Customer
Relationship Management
O
CRM (ou Gestão do Relacionamento com o Consumidor, em tradução livre) é uma
estratégia de negócios que tem como objetivos fidelizar clientes, aumentar a
satisfação e estreitar o relacionamento.
O
CRM permite reunir o conhecimento sobre eles e entendê-los melhor. Dessa forma,
é possível oferecer melhores serviços, maior compreensão sobre suas
necessidades e até mesmo atrair novos clientes para seu escritório contábil.
Mailing
Podemos
chamar de mailing um banco de dados contendo informações sobre os clientes
(nome, endereço, características, entre outras) que podem ser utilizadas para a
realização de marketing direto. Entre as formas de comunicação do mailing estão
os e-mails, correspondências e telemarketing.
O
mailing pode ser utilizado para informar o cliente de algum serviço que precisa
ser feito (por exemplo, lembrar que o prazo para envio da Declaração de Imposto
de Renda já iniciou e quais documentos precisam ser preparados) ou até mesmo
para manter o relacionamento, fazendo com que sua empresa seja lembrada — sem,
necessariamente, falar de serviços ou vender algo.
Como
vimos, existem ferramentas simples que podem ser aplicadas ao marketing para
contadores e ajudar no desempenho dos negócios. Além dessas ferramentas
citadas, um sistema de gestão contábil influencia consideravelmente nos
resultados do seu escritório (e também da empresa do seu cliente). Através
dele, você automatiza sua rotina, aumenta a rapidez no processamento de
informações, controla o recebimento e entrega de documentos, melhora a
administração dos impostos, entre tantos outros benefícios.
Fonte:
Blog Sage
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