A
inscrição estadual (IE) nada mais é do que um cadastro feito na Secretaria da
Fazenda do Estado. Ela é composta por vários números, que lembram muito o
Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), mas se diferencia por ter função
específica.
Esse
número é usado para registrar formalmente as atividades realizadas pela empresa
e serve para que a pessoa possa contribuir com o Imposto sobre Circulação de
Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Por isso, não é possível vender
produtos ou oferecer serviços legalmente sem ter esse cadastro. É por meio dele
também que é calculado o valor do imposto que a empresa vai pagar.
Continue
lendo o texto de hoje para saber mais sobre a inscrição estadual e como manter
sua empresa regular.
Qual é a importância da
inscrição estadual?
Conforme
já mencionamos, a inscrição estadual é imprescindível para qualquer empresa que
deseja comercializar algum produto e validar seu negócio. Ela é válida para a
Receita Estadual dentro de todo o território do estado onde a empresa está
localizada.
Como obter a IE?
Na
maioria das vezes, é possível emitir a inscrição estadual junto com o CNPJ e o
cadastro pode ser feito por meio de um computador com internet. Em alguns
casos, porém, é necessário ir pessoalmente até o órgão responsável e fazer a
entrega dos documentos exigidos. Por isso, o ideal é sempre consultar a
Secretaria da Fazenda antes de tentar realizar o procedimento.
Quais empresas precisam
ter IE?
Empresas
que apenas prestam serviços devem pagar o Imposto Sobre Serviços (ISS) e não
precisam ter inscrição estadual. Já os negócios que comercializam produtos e
devem pagar o ICMS sobre a venda de cada item, por sua vez, são obrigados a
fazer a IE.
Vale
lembrar que cada estado tem suas próprias regras com relação à IE. Em alguns
deles, certos produtos não têm alíquota de ICMS, enquanto em outros a alíquota
é reduzida. Existem também localidades em que não há isenção de nenhuma taxa a
ser cobrada. Portanto, vale a pena se informar para saber quais são as regras
do local onde sua empresa está localizada.
Qual é o papel do contador
nesse procedimento?
O
contador pode ajudar a identificar as alíquotas de ICMS e dar suporte direto na
hora de fazer a IE. Com o auxílio desse profissional, é possível evitar multas,
organizar a rotina da empresa e até mesmo conseguir uma ótima gestão
financeira. Todas as obrigações legais e recolhimento de impostos da empresa
poderão ser revisados por um profissional especializado.
Além
disso, o profissional especializado ajudará com outros assuntos, como os
impactos contábeis desses impostos para a empresa e questões como o eSocial e folha
de pagamento.
Caso
você seja o dono de uma empresa que comercializa produtos e serviços, saiba que
a Inscrição Estadual é um registro indispensável. A ajuda de um contador também
é primordial para que você consiga sanar suas dúvidas diárias e ter garantia de
que estará tudo conforme a lei. Por isso, não deixe de contratar um
profissional para te auxiliar!
Fonte:
Blog Sage
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