“Matar
um leão por dia”. Essa expressão não foi cunhada para se referir a quem está
iniciando um novo negócio, mas cabe como uma luva. Os desafios para que uma
nova empresa tenha sucesso são muitos e, por mais que você seja um empreendedor
experiente, a cada dia uma novidade surge diante dos seus olhos e você precisa
agir.
Nem
sempre, entretanto, temos o conhecimento necessário para colocar em prática
tudo aquilo que desejamos. Alguns problemas que pareciam distantes na hora do
projeto não mais do que de repente passam a fazer parte da rotina. E agora, o
que fazer? Essa pergunta é muito comum e, se serve de consolo, não há
empreendedor que não encontre dificuldades no início.
Algumas
delas são até bastante comuns e é bem provável que se você está começando vai
ter que enfrentá-las. Listamos aqui, cinco desafios que as novas empresas
precisam enfrentar para ter sucesso:
1. Redução de custos
Esse
é um item essencial para qualquer gestor de empresa. Produzir mais, gastando
menos e mantendo o mesmo padrão de qualidade. Encontrar o ponto de equilíbrio
nesse quesito é o primeiro passo para garantir a estabilidade da sua empresa.
E, convenhamos, abrir mão de qualidade em prol de custos mais baixos nem sempre
se revela uma boa ideia.
O
segredo, nesse caso, é ficar atento à forma como os seus produtos são
precificados. É de suma importância levar em consideração todos os fatores que
podem alterar a sua composição. Além disso, em algumas circunstâncias, talvez
ter o preço mais baixo do mercado não seja uma boa ideia. É preciso estabelecer
um parâmetro perante os seus concorrentes e agregar valor à sua marca.
A
ideia é que o cliente esteja com você não apenas porque o seu preço é o mais
baixo de todos, mas sim porque a qualidade do seu trabalho justifica a
manutenção do contrato. Assim, se esforce para reduzir os custos operacionais,
mas não a ponto de comprometer o resultado final. Se isso acontecer é sinal que
você está cortando no lugar errado.
2. Gestão de processos:
uma peça-chave
A
diferença entre uma empresa bem-sucedida e uma empresa malsucedida muitas vezes
não está na qualidade do produto, mas sim em como ele é feito. Empresas de
sucesso desde o princípio conseguem encontrar formas mais baratas e mais
rápidas de se chegar a um determinado resultado.
Essa
busca incessante por otimização de processos deve estar presente no seu dia a
dia. Depois de atingir um certo nível de equilíbrio e maturidade, sua busca
deve ser por permitir que todos os colaboradores cheguem próximos ao nível de
excelência esperado. Fuja da mentalidade de ter uma empresa com muitos
funcionários ganhando pouco e fazendo um trabalho razoável.
Prefira
investir em colaboradores que ganham um pouco mais, mas que conseguem trazer
mais retorno para o seu negócio. Quando todos os processos dentro da empresa
estão documentados e se tornam claros, as equipes passam a render muito mais.
3. Expandindo a sua marca
Vai
chegar um determinado momento que a curva de crescimento da sua empresa vai
começar a ficar menos inclinada – o que não significa que ela esteja em
declínio ou em níveis mais baixos. Entretanto, ficará cada vez mais difícil dar
saltos de crescimento significativos entre um ano fiscal e outro.
Nesse
momento, pode ter chegado a hora de você expandir o seu negócio e um dos
modelos mais utilizados na atualidade é o sistema de franquias. Para isso, é
preciso que os seus processos estejam consolidados e que você conte com pessoas
capacitadas para transformar a sua experiência em um modelo de negócios a ser
seguido por outros empreendedores.
Contudo,
essa é a forma mais inteligente – e mais rápida – de expandir o seu horizonte
de forma rápida não apenas dentro de uma cidade, mas em um estado ou país. Dica:
dê preferência às áreas mais próximas primeiro, pois pode ser mais fácil de
gerenciar o negócio.
4. Indo além do Brasil
Certas
regiões do país têm como benefício o fato de estarem próximas a grandes centros
exportadores, como infraestruturas aeroportuárias e portuárias. Além disso, uma
série de acordos do Brasil com países do Mercosul, países do BRICs e União Européia
tem tornado um pouco mais fácil a vida dos exportadores.
Se
o mercado brasileiro ficou pequeno para você, é hora de começar a voltar os
olhos para o exterior. A página do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e
Serviços oferece cartilhas e informações detalhadas para pequenas e médias
empresas que queiram se tornar exportadoras. Embora o processo seja repleto de
detalhes, nos últimos anos ele foi consideravelmente simplificado.
Talvez
seja a hora de entrar em contato com representantes no exterior para começar a
vender os seus produtos lá fora. Há muitos incentivos tarifários para quem opta
por esse caminho, resta saber se a sua empresa tem condições de competir em pé
de igualdade, especialmente em termos de preço ao consumidor final, com os
concorrentes internacionais.
5. Saber a hora de
insistir ou de fazer apostas
O
mundo dos negócios é extremamente dinâmico e aquilo que funciona hoje pode não
ser a melhor das alternativas daqui dois anos. Dependendo da área que você
atua, é preciso ficar atento aos produtos que surgem como ondas ou àqueles que
entram no mercado em definitivo.
No
caso dos primeiros você precisa ser ágil o suficiente para se colocar diante do
consumidor com uma boa oferta, característica na qual as pequenas empresas
levam mais vantagem, pois costumam ter gestões mais flexíveis. Já no segundo
caso, as empresas maiores se destacam, pois pode haver necessidade de investimento
e elas costumam ter mais capital disponível.
Ambos
os caminhos devem ser analisados com muita cautela. Muitas vezes, é melhor
mudar o foco do seu negócio e abraçar a evolução do que insistir em um sistema
datado, que ainda funciona, mas que em breve vai cair em desuso. Saber fazer
essas transições é essencial para se manter sempre à frente da concorrência.
Fonte:
Blog Sage
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