Você
já deve ter ouvido que planejamento é a chave do sucesso. No entanto, planejar
por si só não gera qualquer tipo de contribuição significativa, afinal, apenas
se pode gerir aquilo que se conhece. Sendo assim, para avaliar o desempenho
organizacional, o empreendedor precisa se valer de formas que possam
quantificar as operações.
Para
isso, foram criados os chamados indicadores de desempenho, também conhecidos
como KPIs (Key Performance Indicators). Assim, é possível saber se os
resultados estão aumentando ou diminuindo ao longo de um período de tempo.
Mas
quais tipos de relatórios contábeis podem ser utilizados para isso? Como eles
podem contribuir para o processo de tomada de decisão? Continue a leitura e
saiba mais!
O que são indicadores de
desempenho
Os
indicadores de desempenho ou KPIs foram criados para mensurar com precisão a
performance dos negócios de uma empresa.
Como
são números que mostram o desempenho das atividades individuais e coletivas,
tais dados precisam ser monitorados constantemente e interpretados com
inteligência, de forma a contribuírem para o crescimento contínuo do negócio.
Vale
destacar que os indicadores não servem apenas para mostrar a saúde financeira
da empresa, mas para quantificar o desempenho dos funcionários ou dos setores
conforme as metas definidas previamente.
Com
esses insights, as pessoas envolvidas nos processos organizacionais podem
entender o que é esperado delas e como podem agir para atingir a alta
performance dentro da organização.
Como são utilizados
Existem
inúmeros tipos de indicadores de desempenho e cada um tem uma finalidade
objetiva. O empreendedor deve avaliar o KPI que é mais relevante para seu
negócio, que pode ser adaptado conforme os objetivos e deve ter simplicidade
para que todos os níveis hierárquicos possam facilmente compreendê-lo.
As
informações geradas por meio das análises dos indicadores de desempenho possibilitam
que o empreendedor enxergue seus processos e consiga uma base sólida para
alinhá-los com os objetivos traçados.
Por
meio da mensuração dos resultados, é possível ter uma maior vantagem na
obtenção de crédito bancário, na avaliação de risco para o cadastro de
fornecedores, na injeção de capital de terceiros, entre tantos outros
benefícios decorrentes de uma maior transparência e precisão das informações
financeiras.
7 tradicionais indicadores
de desempenho
Vejamos
7 indicadores de desempenho que podem ser utilizados para acompanhar a
performance da sua empresa e gerar informações para melhorar os resultados. Acompanhe:
1. Índice de Liquidez
Liquidez
significa a rapidez ou a facilidade com que um ativo pode ser convertido em
dinheiro. Assim, para medir a liquidez de uma empresa, utiliza-se como medida a
capacidade que ela possui de cumprir as obrigações em curto prazo, ou seja, sua
capacidade de pagamento.
Entre
os índices de liquidez mais comuns, destacam-se:
Liquidez Corrente
Esse
índice evidencia se a empresa está cumprindo com suas obrigações imediatas.
Para a liquidez corrente, são utilizadas informações do ativo circulante (como
caixa, banco, estoque, contas a receber, entre outros) e do passivo circulante
(como fornecedores a pagar, empréstimos que vencerão em breve etc.)
Fórmula:
Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante
Liquidez Seca
Considera-se
o mesmo conceito de liquidez corrente, porém são excluídos os estoques da
conta, pressupondo-se que eles serão liquidados facilmente em uma provável
situação de exigência.
Fórmula:
Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoques) / Passivo Circulante
Liquidez imediata
É
um índice simples de ser utilizado, já que leva em consideração apenas o
disponível da empresa e o compara com o passivo circulante, considerando os
equivalentes de caixa (disponível) e as contas do passivo circulante.
O
índice de liquidez imediata reflete a capacidade de pagamento da empresa em
relação àquilo que já é dinheiro ou que pode ser convertido em dinheiro
rapidamente (com resgates em até 90 dias).
Fórmula:
Liquidez Imediata = Recursos disponíveis imediatos / Passivo Circulante
Liquidez Geral
Diferentemente
dos índices de liquidez apresentados anteriormente, a liquidez geral apresenta
a situação da empresa em longo prazo. Ou seja, relaciona a capacidade da
empresa em curto prazo e em longo prazo.
Portanto,
ao apresentar um índice abaixo de 1, a empresa, em teoria, estaria com
problemas financeiros e teria dificuldades em arcar com suas obrigações,
levando em consideração tanto prazos longos quanto curtos.
Fórmula:
Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo
Circulante + Passivo Não Circulante)
2. Margem Bruta
A
margem bruta mede a rentabilidade do negócio, ou seja, qual a porcentagem de
lucro que o negócio está tendo a cada venda. Por exemplo, se você vende os
produtos por R$ 60,00 e gasta R$ 40,00 para colocá-los à venda, isso significa
que você está ganhando R$ 20,00.
Para
o cálculo da Margem Bruta, utiliza-se a seguinte fórmula: Margem Bruta = Lucro
Bruto/Receita Total X 100
A
análise da margem bruta é um importante indicador que possibilita saber se
determinado produto tem uma margem melhor do que outro e, se o resultado for
indesejado, talvez seja melhor rever as estratégias de operação.
Vale
destacar que a margem bruta deve ser um dos principais indicadores utilizados
na hora de precificar determinados produtos.
3. Margem Líquida
A
margem líquida é o lucro líquido que a empresa consegue gerar a cada “real” em
receita. Ou seja, depois de pagar todas as despesas (fixas e variáveis) e
tributos, a margem líquida indica a quantidade de dinheiro que a empresa lucra
a cada real de receita obtido.
Fórmula:
Margem Líquida = Lucro Líquido/receita total X 100
4. Margem de Contribuição
O
índice de margem bruta tem relação direta com o preço do produto. Assim, tal
índice indica quanto a empresa consegue gerar em recursos para pagar as
despesas fixas de seus produtos e ainda obter lucratividade.
Fórmula:
Margem de contribuição = preço – custos e despesas variáveis da venda
A
margem de contribuição é a resposta para a pergunta que muitos empreendedores
fazem: como saber o quanto sobra para pagar as despesas fixas e ter lucro?
Se
a margem de contribuição for superior ao total das despesas fixas, a empresa
está gerando lucro. Se for inferior, significa prejuízo.
5. Endividamento
Este
índice revela o grau de endividamento da empresa, ou seja, a relação entre o
total de ativos e o total de passivos. A fórmula para calcular o índice de
endividamento é a seguinte:
Índice
de endividamento = Total de Passivos (Passivo Circulante + Exigível em Longo
Prazo) / Total de Ativos
O
resultado obtido indicará a porcentagem de capital de terceiros que a empresa
possui. Ou seja, quanto maior o seu valor, maior será a participação de capital
de terceiros no funcionamento das operações.
Uma
análise importante é que, em geral, credores preferem endividamentos baixos,
uma vez que quanto menores forem as dívidas, maior será a proteção contra
prejuízos em caso de falência da empresa.
6. Rentabilidade
A
rentabilidade é um importante indicador de desempenho que serve para medir a
capacidade de pagamento que o negócio possui com base nos investimentos
realizados em sua aquisição ou estruturação.
Empreendedores
que utilizam o Índice de rentabilidade podem saber, por exemplo, se a empresa
está trazendo retornos atrativos em relação a determinados investimentos e,
assim, tomar decisões atrativas sobre a forma de gestão implantada.
Além
disso, é possível buscar o aumento das vendas ou nas margens, corte de gastos,
a abertura de filiais ou mesmo a venda da empresa.
Para
o cálculo da rentabilidade, utiliza-se a seguinte fórmula: Rentabilidade =
Lucro Líquido/Investimento total X 100
7. Ciclo Operacional
O
ciclo operacional leva em consideração o tempo médio que a empresa leva para
receber uma determinada venda. De maneira geral, quanto menor for o resultado
do ciclo operacional, menor será a dependência da empresa em aplicar seu
capital de giro para financiar as operações.
Para
o cálculo do Ciclo Operacional, leva-se em consideração a seguinte fórmula: Ciclo
Operacional = prazo médio de estoques + prazo médio de recebimentos
Porque uma contabilidade
correta é importante
Para
que os números realmente representem o retrato financeiro da empresa, é
fundamental contar com uma contabilidade correta. Como visto anteriormente, os
índices de desempenho levam em consideração informações de relatórios
contábeis, o que leva a pensar que, se algo não estiver certo, toda e qualquer
estratégia não terá efeito desejado.
A
mensuração incorreta ou mesmo incompleta das operações do negócio podem
impactar diretamente os resultados de cada índice. É por isso que contar com
profissionais contábeis habilitados é tão importante.
Fonte:
Jornal Contábil
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