Manter
o seu orçamento em dia, reduzir os gastos e gerenciar os custos são
preocupações fundamentais para todo proprietário de um pequeno negócio. Porém,
igualmente importante é manter os seus empregados contentes, motivados e leais.
Como é possível conciliar essas duas necessidades aparentemente contraditórias?
A boa notícia é que benefícios para os empregados não precisam custar caro – na
verdade, alguns deles não têm custo nenhum. Por isso, neste artigo selecionamos
alguns benefícios para motivar funcionários.
Aqui
estão seis benefícios de baixo custo, ou sem custo algum, para você manter os
seus empregados felizes:
1. Ofereça horário
flexível
De
acordo com o site Monster.com, 40% dos empregados afirmam que horários
flexíveis são um fator importante quando eles estão procurando um emprego.
Flexibilidade é especialmente importante para as mulheres. De acordo com uma
pesquisa recente do LinkedIn, 67% das mulheres querem mais flexibilidade no
trabalho. Não vai custar nenhum centavo a você oferecer opções mais flexíveis.
Se
você não se sente confortável em adotar um trabalho totalmente virtual, uma
opção é escolher certas “horas essenciais” em que todos os empregados devem
estar no local de trabalho e então oferecer flexibilidade em torno dessas
horas. Por exemplo, deixar que os empregados escolham trabalhar das 6h às 15h,
das 7h às 16h, das 8h às 17h ou das 9h às 18h. Uma vez eu tive um empregado que
queria trabalhar para mim somente das 10h às 19h.
2. Deixe os empregados
trabalharem de casa
Trabalho
remoto não é apenas um benefício altamente desejável para atrair e reter
empregados, como também é um benefício para o seu negócio. Companhias que
oferecem trabalho remoto veem a produtividade aumentar em mais de 30%. Você
pode economizar dinheiro permitindo que os empregados usem os seus próprios
dispositivos para trabalhar em casa – apenas certifique-se de tomar as medidas
de segurança necessárias para manter o seu computador, a sua rede e os seus
dados seguros, bem como criar um sistema de desempenho e metas para avaliar os
resultados.
3. Providencie coaching de
carreira e desenvolvimento
Um
estudo da OI Partners deste ano descobriu que o coaching é a tática número
principal que as grandes companhias estão usando para reter empregados
valiosos. Fale com os seus empregados sobre quais habilidades eles gostariam de
aprender ou aperfeiçoar. Então providencie uma espécie de treinamento que
permita a eles se desenvolverem, como a participação em seminários e
conferências da indústria. Outra opção é dar acesso a eles para cursos online.
Tanto o seu negócio quanto os seus funcionários vão se beneficiar disso.
4. Torne o trabalho
divertido
Especialmente
se você tem empregados jovens, cujas vidas sociais frequentemente giram em
torno do trabalho, siga o caminho de empresas como a Google e encoraje a sua
equipe a desenvolver atividades divertidas em conjunto. Tente organizar happy
hours, traga pizza para o almoço das equipes ou cerveja para descontração na
sexta-feira à tarde. Você também pode permitir que os empregados coloquem em
prática as suas próprias ideias, como cada um trazer um prato doce ou salgado,
concursos ou dias em que todos vêm vestidos caracterizados de acordo com um
tema.
5. Faça permutas
Tente
permutar com outras pequenas empresas, ou com seus fornecedores, de forma a
conseguir produtos e serviços gratuitos ou com descontos para os seus
funcionários. Por exemplo, se você tem uma empresa de marketing, você pode
oferecer seus serviços gratuitamente para um restaurante em troca de gift cards,
que podem ser usados como recompensa para os seus empregados por um trabalho
bem feito. Outra opção, por exemplo, é uma casa de massagem, para permitir que
os seus empregados tenham 15 minutos de massagens todas as sextas-feiras para
relaxar.
6. A união faz a força
Combine
com outras empresas da sua região, do seu centro empresarial ou do prédio em
que você trabalha, para que vendedores ambulantes possam vir visitá-lo e prover
uma série de serviços para os seus empregados. Food trucks, reparos automotivos,
serviços de leva-e-traz de lavagem de roupas são alguns dos exemplos de
negócios que podem se beneficiar dessa estratégia. Essas são conveniências que
tornam a vida mais fácil e agradável para os seus empregados. Além disso,
ajuda-os a se manterem produtivos, uma vez que eles não precisam nem deixar as
instalações para almoçar ou mesmo cuidar de atividades corriqueiras.
Fonte:
Blog Sage
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