O
crescimento dos negócios a longo prazo é algo que muitas empresas têm potencial
para atingir, mas apenas se adotarem os planos e processos corretos. Para
alcançá-lo, você precisa ter estratégias claras para superar os desafios e
aproveitar as oportunidades.
Pesquisas
recentes mostraram que muitas empresas no Reino Unido se sentem otimistas em
relação às suas perspectivas de crescimento de negócios, com 88% dos
entrevistados do PwC’s 2018 CEO Survey, otimistas sobre as perspectivas de suas
organizações para o próximo ano.
No
entanto, o estudo também destacou alguns dos possíveis obstáculos que as
empresas atuais podem ter de superar em seu caminho para o crescimento dos
negócios.
Se
o seu negócio tiver a ambição de se expandir nos próximos anos, você precisará
ter estratégias claras para enfrentar os desafios e aproveitar as
oportunidades. Aqui estão alguns passos importantes que podem ajudá-lo em seu
caminho para o sucesso futuro.
1. Concentre-se nas bases
para o crescimento dos negócios
Mesmo
com as mais elevadas ambições, qualquer empresa achará extremamente difícil (se
não impossível) atingir um crescimento sustentável sem fundamentos sólidos. À
medida que sua organização se expande e se concentra no que poderia ser
alcançado no futuro, é imperativo não perder o foco no básico do dia-a-dia.
O
gerenciamento eficiente da cadeia de suprimentos para atender à demanda regular
do cliente, a contabilidade diária e a administração do fluxo de caixa são
apenas algumas das principais funções que devem funcionar sem problemas para
uma empresa ter qualquer chance de prosperar no longo prazo.
2. Encontre o equilíbrio
certo entre negócios existentes e novos
Há
um equilíbrio delicado a ser alcançado entre dedicar recursos para manter sua
base de clientes existente feliz e investir na aquisição de novos negócios.
É
importante não se tornar muito dependente dos clientes atuais, principalmente
se você operar em um setor competitivo em que o risco de perder negócios para
rivais é constante. No entanto, existe também o perigo de que o foco na
aquisição de novos clientes possa resultar na perda daqueles que você já está
negligenciando.
Criar
equipes dedicadas com conjuntos de habilidades distintas para proteger os
negócios existentes e buscar novos clientes potenciais pode ajudar sua empresa
a encontrar o equilíbrio certo nessa área.
3. Mantenha seus
colaboradores felizes
Independentemente
das discussões atuais sobre automação e como conceitos de inteligência
artificial podem transformar a força de trabalho, o ativo mais importante de
uma empresa continua sendo seu pessoal.
Com
uma força de trabalho feliz, engajada e motivada, sua empresa estará em uma
posição muito mais forte para atingir produtividade máxima, eficiência e
sucesso sustentável.
Assegure-se
de que seu departamento de RH esteja envolvido regularmente com a equipe para
avaliar o moral e entender o que as pessoas querem de seus empregos.
Fatores
como flexibilidade, autonomia e um bom equilíbrio entre vida pessoal e
profissional estão se tornando cada vez mais importantes para muitos
funcionários. Por isso é possível mostrar às pessoas o quanto elas são
valorizadas e aumentar sua satisfação no trabalho sem se comprometer com
recompensas financeiras.
4. Priorize as
competências
A
escassez de competências é um grande problema para muitas empresas do Reino
Unido no momento, particularmente no espaço digital e tecnológico. Na pesquisa
PwC’s 2018 CEO Survey , a disponibilidade de habilidades foi citada como uma
das principais preocupações dos líderes de negócios, juntamente com ameaças
cibernéticas.
Se
o recrutamento for sua primeira estratégia para adquirir o talento de que você
precisa, pense em maneiras de maximizar o apelo de sua organização a candidatos
valiosos. Além do básico, como salário e benefícios competitivos, mostrar a
cultura e a cidadania corporativa da sua empresa pode ajudar a diferenciá-lo.
Quando
os métodos de recrutamento experimentados e testados forem insuficientes,
considere outras abordagens que possam produzir resultados diferentes, como
participar de feiras de emprego ou realizar headhunting via mídias sociais.
Também
é importante ter em mente que as habilidades de que você precisa já podem estar
disponíveis em sua força de trabalho. O treinamento dedicado, o aperfeiçoamento
profissional e o desenvolvimento profissional podem transformar os funcionários
existentes em tomadores de decisões de negócios ou líderes técnicos que você
precisa para garantir o crescimento futuro.
5. Não tema a mudança
Planos
de negócios e suítes de produtos e serviços estabelecidos podem tê-lo servido
bem até agora, mas pode ser um erro assumir que o que você já tem é suficiente
para levar sua organização à próxima fase de crescimento.
Para
evoluir, melhorar e acompanhar a concorrência, sua empresa deve analisar
regularmente a eficácia das principais estratégias e o que é capaz de oferecer
aos clientes.
Se
você descobrir que os métodos de marketing não estão mais entregando
resultados, por exemplo, ou que determinados produtos não são tão atraentes
para os clientes como eram antes, procure abordagens alternativas para garantir
que você permaneça relevante e ágil.
6. Busque parcerias
produtivas
Há
muito a ganhar com o uso mais eficiente dos recursos internos, é claro, mas
olhar para fora da organização também pode ser uma maneira altamente eficaz de
identificar oportunidades e expandir seus negócios.
Iniciar
uma colaboração mutuamente benéfica com o parceiro estratégico certo pode
oferecer vantagens, como explorar novos mercados de clientes, descobrir
tecnologias inovadoras e obter eficiências de custo compartilhadas.
Ter
um parceiro confiável também pode ajudar a fortalecer sua empresa com
experiências ou habilidades valiosas quando você mais precisar delas.
7. Prepare-se para a
disrupção
No
mundo moderno, acelerado e em constante mudança, é praticamente garantido que
as empresas encontrem algum tipo de disrupção em seus modelos e práticas
estabelecidos mais cedo ou mais tarde.
Seja
proveniente de concorrentes inovadores, avanços tecnológicos ou mudanças nas
expectativas dos clientes, a disrupção é uma possibilidade da qual a sua
organização deve estar sempre ciente e, se possível, preparada para
enfrentá-la.
Existem
várias estratégias que você pode empregar para melhorar sua prontidão para a
disrupção, como investir no desenvolvimento de uma marca forte o suficiente
para resistir a mudanças, entregar consistentemente resultados valiosos para
clientes fiéis e pesquisar seu mercado para antecipar grandes mudanças.
A
adoção de tecnologias flexíveis e preparadas para o futuro também pode ajudar a
reduzir a exposição da sua empresa a disrupções.
Desafios
são esperados, mas ter as estratégias básicas certas e ferramentas poderosas de
negócios ao seu lado ajudarão a garantir que sua organização possa esperar por
um futuro longo e próspero.
Fonte:
Blog Sage
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