O
balancete preparado pelo seu escritório de contabilidade para o cliente deve
ser caprichado e com todos os detalhes possíveis. Isso você já sabe muito bem.
Porém, esse não é e nem pode ser o único trabalho a ser oferecido para os
clientes. É cada vez mais comum a necessidade de consultoria contábil como um
diferencial de mercado.
É
justamente aí que a sua empresa deve entrar em cena. Ser “apenas” um escritório
de contabilidade fornecendo um relatório numérico é uma missão que praticamente
qualquer empresa de contabilidade é capaz de resolver.
Agora,
transformar esses números em orientações para o seu cliente, de forma que isso
possa alavancar o negócio dele, aí sim é um diferencial e tanto. Como se
destacar no meio da multidão?
Sua consultoria é uma ferramenta
de auxílio à gestão
Números
por si só cumprem uma obrigação da empresa para com os seus acionistas, sócios
ou mesmo para o governo. No entanto, nem todas as companhias contam com um
profissional especializado em interpretar esses números. Muitas vezes, um
balancete é encarado internamente como uma mera formalidade. Isso não ocorre
por desprezo ao seu trabalho, mas sim por mero desconhecimento.
Como
responsável por um escritório de contabilidade, cabe a você apresentar aos
clientes qual é o verdadeiro papel de um balancete. Interpretar aqueles números
e propor soluções que visem a redução de custos ou o aumento do faturamento é
uma maneira de levar informações úteis para os seus clientes. Esses relatórios
podem servir de ferramenta de auxílio à gestão e, consequentemente, facilitar a
tomada de decisão.
Trata-se
de uma oportunidade única que a empresa tem de refletir sobre os dados que
foram coletados:
- Esses números são bons ou ruins?
- Eles poderiam melhorar se fosse tomadas algumas medidas práticas?
Respostas
como essas podem muito bem serem apresentadas pelo profissional de
contabilidade – e nesse momento entra em cena um novo e importante serviço que
pode ser ofertado para o mercado.
Um bom planejamento
estratégico deve envolver um profissional de contabilidade
Os
meses de setembro e outubro são amplamente utilizados pelas empresas para o
início da preparação do planejamento do ano seguinte, no caso de empresas
nacionais. Por essa razão, podemos indicar o início do último trimestre do ano
como o momento ideal para que os profissionais de contabilidade abordem os seus
clientes para apresentar mais essa alternativa de serviço.
Envolver
um profissional de contabilidade no planejamento estratégico da empresa pode
trazer muitos benefícios, especialmente àqueles ligados ao melhor gerenciamento
dos tributos a serem pagos, às melhores escolhas de alternativas de
investimento e mesmo à adoção de ferramentas de gestão que possam automatizar e
agilizar processos. Mesmo que o seu feedback inicial seja o de que o cliente
“não dá valor” a esse tipo de trabalho, vale mostrar a ele uma perspectiva do
que os seus conselhos são capazes de fazer.
Uma
projeção de economia para o ano seguinte, mediante a adoção de algumas
melhorias de gestão ou mesmo de uma destinação de recursos mais inteligente,
por exemplo, é uma boa amostra dos frutos que o seu trabalho é capaz de render.
Acredite: há oportunidades
Uma
pesquisa recente, realizada pelo Sebrae, sobre a relação que as empresas têm
com os seus contadores, apontou alguns dados muito interessantes:
- Pelo menos 84% dos empresários entrevistados acredita que o planejamento tributário deveria ser mais ofertado pelos contadores
- Enquanto isso, 79% imaginam que esses profissionais poderiam contribuir mais com recomendações de como melhorar o negócio
A
partir do momento em que o cliente reconhece o contador como um profissional
capaz de melhorar o seu negócio, pode estar certo de que muitas portas irão se
abrir. Obviamente, um trabalho personalizado como esse e capaz de agregar valor
ao seu negócio virá acompanhado de um custo para o cliente. Todavia, se você
mostrar que esse é mais um investimento que vale a pena ser feito, certamente
muitos optarão por seguir adiante levando em consideração os seus conselhos.
Fonte:
Blog Sage
Obrigada pelas informações sobre revenda de software
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