O
eSocial já está em vigor desde janeiro de 2018. Gradativamente, todas as
empresas serão obrigadas a informar seus dados ao governo. As que já estão
informando, comentem alguns erros — até normais — de iniciantes. Afinal, é uma
nova obrigatoriedade que mudou a cultura dos processos de muitas empresas.
Para
que você evite alguns erros e problemas já praticados por outras corporações elaboramos
este post. Conheça 6 problemas de quem já enviou os eventos ao eSocial e
entenda como você pode evitá-los.
1. Atraso no entendimento
do projeto eSocial
É
notório. O primeiro passo para iniciar o eSocial seria entender sobre ele,
certo?! Descobrir sua finalidade, seus objetivos, seus processos e compreender
como a empresa deve agir em relação a essa nova obrigatoriedade da legislação.
Antes
mesmo do eSocial entrar em vigor, as empresas e profissionais de todas as áreas
precisavam ter estudado sobre ele e iniciado uma mudança cultural interna,
afinal, muitos processos precisaram ser alterados e, para muitas corporações, o
tempo dessa mudança foi escasso, resultando em desorganização, insegurança,
retrabalhos e, claro, inconsistências.
Por
isso, se você e sua empresa ainda não entenderam o sentido do eSocial, está
mais do que na hora de saber tudo sobre ele. Até porque essa obrigação será
contínua, ou seja, ela não ocorre durante um período, mas para sempre. Acredito
que esse problema você consiga resolver acompanhando conteúdos como este.
2. Demora na organização
interna de processos e mudança cultural
Por
não conhecerem e não se aprofundarem no projeto, muitas corporações perderam
tempo. A demora na organização interna, tanto de processos quanto de mudança
cultural, podem custar caro e representar prejuízos à empresa. Você já parou
para pensar que agora todas as informações dos seus empregados e folha de
pagamento “passam” pelo eSocial?
As
informações das tabelas de rubricas, Saúde e Segurança do Trabalho, por
exemplo, já estão organizadas? Evite esse problema enfrentado por muitas
empresas: programe-se, organize-se. Ainda há tempo para “colocar a casa em dia”
e conseguir atender ao eSocial.
3. Não contar com o apoio
de especialistas em eSocial
Após
entender sobre o eSocial, muitas empresas acreditaram que gerenciar todas as
obrigações trazidas pelo projeto não seria tão complexo. Contudo, a realidade
foi outra. Sem o apoio de especialistas no assunto, profissionais e empresas se
viram pressionados por prazos, entregas e inconsistências.
Por
isso, não deixe para a última hora. Procure o auxílio de especialistas em
eSocial, que possam contribuir para que os processos sejam mais eficientes,
assertivos e, como consequência, traga mais segurança e tranquilidade. Impeça
que esse problema afete sua rotina.
4. Insegurança no envio
das obrigações
Um
problema muito comum aos profissionais que já enviam suas informações à
plataforma do eSocial é a insegurança das entregas. E isso é até normal, afinal
o processo é novo. Contudo, é inaceitável que depois das primeiras entregas, a
insegurança continue.
Se
ela persistir, o ideal é aconselhável buscar ajuda o quanto antes e seguir as
instruções do problema 3. Afinal, ter o apoio de especialistas traz mais
segurança e garantia de eventos consistentes.
5. Interpretação
equivocada dos prazos de envios
Não
saber o prazo de envio dos eventos também é um problema enfrentado pelas
corporações. Informações sobre afastamentos e desligamentos são comumente mal
interpretados.
O
que acontece é que para os afastamentos não é permitido comunicar de forma não
cronológica, ou seja, as informações enviadas ao eSocial devem seguir uma
ordem. Não é possível, por exemplo, lançar um afastamento que ocorreu hoje
somente no dia 10 do mês seguinte. O ideal é informar no momento em que o fato
ocorre.
O
mesmo ocorre para os desligamentos. Eles não devem ser enviados depois do prazo
estipulado para o envio — lembrando que o eSocial estabelece um prazo limite e
não o dia a ser enviado. Evite esse problema. Confira os prazos e multas do
eSocial aqui.
6. Falta de gerenciamento
dos retornos do eSocial
Após
o envio dos eventos, o eSocial retorna o “status” da entrega. Porém, muitas
empresas não estão gerenciando esses retornos, o que representa a maior parte
dos problemas enfrentados hoje.
Corporações
que contam com um sistema gerenciador do eSocial conseguem administrar os
retornos de forma automática, identificando os eventos rejeitados e as
inconsistências a serem corrigida. Esta facilidade otimiza muito o dia a dia
dos profissionais, garantindo segurança e, claro, economia à empresa.
Repense
sobre seu processo de atendimento ao eSocial. Esta obrigação fará parte das
rotinas da sua empresa de agora em diante. Evite problemas como estes e alivie
as tensões trazidas do eSocial.
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