A
gestão do relacionamento com o cliente tem sido extremamente importante e
complexa nas empresas contábeis. O cliente tornou-se mais exigente nas relações
com estas empresas, visualizando-as como um ponto estratégico para o
crescimento do seu negócio. Assim, elas devem dar conta de realizar todas as
tarefas específicas de contabilidade e ir além, atuando também como apoiador na
administração dos seus clientes.
Além
disso, temos visto uma crescente demanda pelo governo de notificações a
respeito de relações comerciais que as empresas efetuam, aumentando a carga de
trabalho das empresas contábeis. Isto faz com que elas tenham de encontrar
maneiras alternativas de realizar tais tarefas e ainda ir além do básico para
atender seus clientes.
Com
as demandas dos clientes cada vez maiores e a variedade de opções também
imensa, as empresas contábeis precisam se distinguir das demais. Alguns pensam:
“Não queremos abraçar muito mais clientes, porque nossa prioridade é atender
bem”. Entretanto, a empresa pode atender mais clientes e continuar com seu bom
atendimento utilizando-se de tecnologias existentes no mercado.
Além
disso, a empresa contábil pode também manter os clientes que mudam de Estado, e
até mesmo expandir suas fronteiras, utilizando a Internet e a informatização.
Uma
das “saídas” tecnológicas que podemos citar é a Integração de Dados. Temos
visto que muito trabalho dentro destas empresas é repetitivo e direcionado à
reentrada manual (a fim de replicar) dos dados dos clientes, muitas vezes
exigindo a alocação de pessoas somente para este fim.
Quando
as empresas utilizam um ou mais softwares para realizar sua gestão, elas já
fazem a digitação de documentos como notas fiscais, movimentos de caixa,
lançamentos bancários, entre outros, e estes dados podem ser diretamente
integrados com o software utilizado pela empresa contábil.
Uma
solução tecnológica assim reduz erros de digitação; reduz o tempo de reentrada
de dados na empresa contábil; e permite expandir a carteira de clientes com uma
equipe menor, sem deixar de lado o bom atendimento; ou ainda trabalhar em
serviços agregados sobre os clientes já existentes, como apoio ou consultoria
administrativa.
Fonte:
Contábeis.com
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