Muitos
dos clientes atendidos pelo escritório contábil têm como termômetro de sucesso
da sua empresa a questão financeira, o que é um grande erro.
Para
mim, um dos mais importantes princípios contábeis é o da competência, pois essa
visão das receitas e despesas demonstra a qualidade da gestão do negócio. Uma
boa gestão gerará recursos à empresa, seja a curto, médio ou longo prazo. Já, a
má gestão exigirá recursos para cobrir o déficit. Olhar a empresa somente pelo
viés do desempenho econômico-financeiro não dá garantia de que a rentabilidade
obtida no presente momento terá continuidade.
Isso
não significa que a gestão financeira não seja valiosa. Cada visão possui
diferentes importâncias, o erro é utilizar unicamente a gestão financeira como
base para a análise do negócio. E é justamente esse erro que o escritório
contábil não pode cometer ao se autoanalisar. Afinal, como poderia o escritório
defender a qualidade da visão contábil aos seus clientes, mas não praticá-la?
A
contabilidade fiscal é a melhor resposta para o questionamento que intitula o
artigo, porém, é preciso deixar claro que, sozinha, ela não trará dados
suficientes para proporcionar a retomada da lucratividade. Além dela, é
necessário um maior aprofundamento na análise dos custos para a formação do
adequado preço de venda, e, aqui, entra a contabilidade gerencial. O
conhecimento sobre o perfil dos custos, fixos e variáveis, diretos e indiretos,
informará ao gestor que a mão de obra é o seu maior custo e, naturalmente,
deverá, por isso, ter o seu maior foco.
Em
contrapartida, gerenciar os demais custos é relativamente fácil e muitos
escritórios já o fazem, até porque o que se pode praticar no escritório também
é aplicável a qualquer outra empresa. Alguns exemplos: para reduzir custo com
energia elétrica e hardware, vale trocar os tradicionais CPUs por Thin Clients;
já, para os custos com impressões, pense em adotar equipamentos a laser junto a
uma política interna de redução de impressão; ou, ainda, para os custos com
água, utilize vasos sanitários com diferentes vasões de água e torneiras por
sensor de tempo; etc.
Por
último, além de tudo o que foi dito, vale lembrar que bem utilizar o capital
intelectual disponível no escritório é o grande desafio, sendo essa a principal
fonte da retomada dos resultados. Isso exige meios seguros para apurar o tempo
gasto nos atendimentos e, principalmente, para compreender as referidas
dedicações. Afinal, para a adequada operação do escritório, além da visão
Contábil de seus responsáveis, é essencial ações na visão de Gestor, com tempo,
capacidade e ferramentas adequadas para melhorar a utilização da equipe de
trabalho.
Pense
nisso.
Fonte:
Contábeis.com
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