Você
já avalia os seus resultados por meio de indicadores de desempenho? Caso a
resposta seja negativa, saiba que essa é a ação que pode estar faltando para
que tenha pleno controle do seu negócio. Basicamente, os indicadores de
desempenho são métricas importantes para a empresa. Esses dados são usados não
só para a realização do planejamento estratégico do negócio, como também são
indispensáveis durante o monitoramento — afinal, é preciso bons parâmetros para
avaliar cada atividade.
Acontece
que cada empresa tem suas peculiaridades. Se um indicador é usado em um tipo de
empresa, não necessariamente deve ser usado em outra. Por isso, é fundamental
identificar com clareza quais serão os indicadores de desempenho usados pelo
seu negócio.
Para
ajudá-lo, resolvemos trazer neste post uma lista com os 5 principais tipos de
indicadores de desempenho. Confira!
Indicadores de
produtividade
O
primeiro grande grupo de indicadores de desempenho está relacionado à
produtividade do negócio. Em outras palavras, eles têm uma relação direta com a
forma como a empresa emprega seus recursos. Conceitos como eficiência e
eficácia estão intimamente ligados a esses indicadores.
Alguns
exemplos de indicadores de produtividade são aqueles relacionados à produção
hora/colaborador, hora/ máquina ou até o indicador de nível de serviço de
entregas.
Indicadores financeiros
Esse
tipo de indicador, por outro lado, tem como objetivo mensurar o capital da
empresa ou os resultados obtidos com o negócio. São fundamentais, afinal, você
precisa acompanhar esse tipo de indicador para verificar se o seu negócio está
realmente crescendo de maneira sustentável.
Podemos
citar como exemplo os indicadores financeiros que buscam avaliar o capital
próprio do negócio, o capital de terceiros empregado, a demonstração de
resultados do exercício (DRE), o balanço patrimonial, etc.
Nesse
grupo, encontram-se ainda os indicadores de liquidez, que têm como objetivo
demonstrar a capacidade que a empresa tem de se pagar a longo e curto prazo,
podemos citar como exemplo a rentabilidade.
Indicadores de qualidade
Esses
indicadores são indispensáveis e complementares aos de produtividade. Algumas
perguntas podem ser respondidas, tais como: houve desperdícios? A empresa está
realmente atingindo o máximo de produtividade?
Como
exemplo, podemos considerar o indicador de nível de avarias, que aponta a
quantidade ocorrida durante um período — nesse caso, está diretamente ligado à
questão da produtividade, certo?
Indicadores de custos
Se
os indicadores de qualidade são complementares aos indicadores de
produtividade, os indicadores de custos podem ser avaliados em conjunto com os
indicadores financeiros. Basicamente, a ideia desse tipo de indicador é
definir, com clareza, quais foram os custos empregados em cada atividade.
Podemos
separar esses indicadores entre aqueles que nos mostram os custos fixos ou
variáveis, mas o importante é sempre acompanhá-los para verificar se a sua
empresa está realmente empregando os recursos da melhor maneira.
Indicadores estratégicos
Por
fim, temos os indicadores estratégicos. Esse tipo é definido com o objetivo de
permitir ao avaliador fazer uma análise da situação atual em comparação à
anterior. Em outras palavras, são estabelecidos durante o planejamento estratégico
para que a empresa saiba se está seguindo o caminho certo ou se precisa
corrigir seu rumo.
Não
existem exemplos fixos para esse tipo de indicador, afinal, cada empresa tem
informações estratégicas peculiares. O importante é definir, com clareza, quais
são eles e começar a coletar os dados.
Fonte:
Blog Sage
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