De
acordo com um estudo realizado em 2013 no mercado de trabalho dos Estados
Unidos, 70% dos trabalhadores não se sentiam engajados em seus empregos. Com
esta estatística em mente, muitos gerentes e donos de negócios começaram a se
perguntar sobre as reais expectativas de seus funcionários e, portanto, buscam
entender o que desencadeia a motivação deles.
A
pergunta é bastante ampla, mas, segundo o professor especialista em economia
comportamental e irracionalidade Dan Ariely, da Universidade Duke, a motivação
dos profissionais pode ser trabalhada dentro das empresas para que resultados
sejam alcançados conforme os objetivos. De acordo com o especialista, algumas
ações viáveis podem ajudar a mudar o ânimo de qualquer profissional
desmotivado.
Veja
3 maneiras de sucesso para atingir esses objetivos, segundo a especialista ao
site Entrepreneur.
1. Encoraje seus
funcionários a encontrar seus pontos fortes
Além
de se sentir seguro com suas funções e com a empresa, empregados desejam – e
precisam – ser encorajados a descobrir e desenvolver habilidades. Assim, é seu
papel incentivá-los a encontrar pontos fortes que os façam se destacar na
empresa e no mercado de trabalho, de maneira geral.
E
essa regra vale especialmente para aqueles profissionais da Geração Y: o perfil
dessas pessoas, em todo o mundo, está muito relacionado à mudança constante de
um emprego para outro, já que sentem a necessidade de serem desafiados e de
trabalharem em ambientes inspiradores. Tais empregados gostam de perceber que
estão crescendo e aprendendo dentro de uma companhia, como também desejam
encontrar um sentido, um propósito e um objetivo para continuarem motivados.
Uma
pesquisa conduzida pela empresa The Marcus Buckingham Company concorda com essa
dica de Dan Airely: segundo seu levantamento, “a maior e mais poderosa
necessidade humana no trabalho é ser ajudado a descobrir suas habilidades e
usá-las frequentemente”.
2. Dê valor à criatividade
no local de trabalho
Ainda
de acordo com a especialista comportamental, é essencial que empregadores
entendam a necessidade de enfatizar o poder da criatividade como um gatilho
para motivar seus funcionários a atingir maiores níveis de desempenho. Para
tanto, o local de trabalho também deve oferecer ferramentas para que o processo
de criação e desenvolvimento de projetos flua melhor.
É
por isso que muitas empresas desenvolvem ambientes diferenciados, com regras
flexíveis, por exemplo. “O processo de utilização de jogos de pensamento e
jogos mecânicos a fim de resolver problemas e envolver pode ser impactante para
o engajamento”, afirma. Essas soluções também funcionam para trazer o
sentimento de emoção para o local de trabalho.
Isso
porque, segundo Ariely, a criatividade ajuda-nos a pensar melhor e também faz
com que nós acreditemos que o que estamos fazendo é “okay”. Além disso, o
processo criativo nos faz parecer mais confiáveis para outras pessoas. Então,
com esse incentivo, estaremos nos tornando mais convincentes, já que realmente
estamos acreditando em nossa carreira e de que estamos subindo degraus.
3. Trabalhar em equipe é um grande segredo
O
especialista também discorre sobre a importância de fazer com que os
funcionários se sintam parte de um grande grupo, de que eles acreditem que são
realmente importantes para a equipe e para a empresa para a qual trabalha. Para
ilustrar o quanto trabalhar em equipe é pode gerar motivação, Ariely cita
pesquisas, realizadas nos Estados Unidos, que revelam que empregados preferem
ter cortes de benefícios ou salariais a todos da equipe do que haver a demissão
de um indivíduo específico. Alteridade, né?
O
interessante é que esse conselho contraria o que muitos gerentes frequentemente
ouvem sobre incentivar a competitividade no local de trabalho, onde bônus
individuais são oferecidos. Ao que tudo indica, não é exatamente dessa forma
que seus funcionários se sentirão mais engajados.
Por
fim, de maneira resumida, as dicas vêm enfatizar a necessidade de que os chefes
conheçam seus funcionários e entendam o que realmente pode gerar motivação em
sua equipe. Pode ser ao tentar oferecer flexibilidade, pode ser incentivando a
criatividade e, também, gerando um sentimento de “propósito” na equipe. Dar a
eles o que desejam encontrar é uma boa maneira de também conseguir realizar o
que você quer: o sucesso do seu negócio.
Fonte:
IG Economia
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