Toda
empresa está sujeita a passar por uma crise, que pode ser econômica, de
relações públicas, interna, entre outras. Nessas situações, com a evolução dos
meios de comunicação e a rapidez com que as informações se espalham, não é nada
eficiente apostar na inércia. O gerenciamento de crise precisa ser o mais
assertivo e transparente possível, acessando o problema diretamente em seu
centro, com foco na solução.
Por
mais que cada empresa tenha um histórico diferente e existam múltiplos tipos de
crises pelas quais elas podem passar, algumas recomendações são universais para
lidar com elas. São boas práticas para minimizar os danos e ter uma visão mais
clara sobre o que está acontecendo.
Você
está preparado para lidar com uma crise? Veja neste post os 5 passos que você
precisa seguir:
1. Identificar a situação
Em
qualquer tipo de crise, é necessário tomar uma atitude correta o quanto antes.
Para que isso seja possível, a empresa deve identificar com exatidão o que
ocorreu. É extremamente danoso se pronunciar de maneira errada sem ter todos os
fatos em mãos. Conte com um departamento focado em crises e relações públicas
para colher o máximo de dados possíveis para que um plano de gerenciamento de
crise possa ser desenvolvido com competência.
2. Faça comunicações
eficientes
Em
uma época como a atual, em que a velocidade de uma informação ou opinião é
bastante alta graças à internet e às redes sociais, todos os públicos estão
mais críticos. Portanto, garanta que a sua comunicação seja transparente e
eficiente, indo direto ao ponto e focando nas soluções que serão implementadas
para reverter a crise. Evite usar meias-palavras e ocultar a verdade: a
repercussão negativa pode piorar o cenário.
3. Acesse as causas do
problema
Com
a situação devidamente identificada, parta para a solução mais eficiente e
completa para resolvê-la. Paralelamente, mantenha a sua audiência atualizada em
relação aos desdobramentos, seguindo sempre a mesma postura transparente e
direta recomendada no passo anterior. O seu gerenciamento de crise deve ser
focado em resolver as questões por ordem de tamanho, sem deixar pontas soltas.
4. Monitore o processo
Para
lidar com crises de maneira eficiente, é necessário acompanhar de perto os seus
desdobramentos, para que seja possível responder a novas situações com
propriedade e de modo direto. As redes sociais oferecem diversos mecanismos
para ficar de olho no que é dito sobre uma empresa e podem te ajudar nesse
passo. Use um serviço que monitore palavras-chave e foque primeiramente nas
menções ao seu negócio para visualizar tudo em tempo real.
5. Antecipe as crises
Por
mais que muitos queiram acreditar nisso, é impossível estar completamente imune
a crises. O ideal é contar com os mecanismos adequados para lidar com elas
antes mesmo de surgirem. Desenvolva planos de ação que sirvam como padrão em
determinados casos, com possibilidade de serem adaptados para múltiplas
situações. Aprenda com os acontecimentos passados para deixar sua estratégia
cada vez mais eficiente.
Fonte:
Blog Sage
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