Os
empresários da área contábil devem considerar a prestação de serviço como um
trabalho altamente dependente de relacionamento, mas não é qualquer um. Quem se
relaciona com frequência com clientes, precisa manter uma comunicação constante
e direta, que funcione e gere valor para as duas partes.
Anote
as 7 dicas a seguir que podem ajudá-lo no relacionamento com os clientes de seu
escritório contábil:
1 – Conheça o cliente
Só
você conhece as necessidade e dificuldades de cada cliente. Com base nesse
histórico de convivência, liste uma série de questões que já foram foco de
dúvidas para ele em ocasiões diversas e prepare um material esclarecendo esses
pontos. Sua ação deve considerar primeiro esses tópicos críticos, depois as
questões menos urgentes ou secundárias. Se necessário, prepare uma apostila
didática e ofereça treinamentos para que toda a equipe possa manter as informações
alinhadas.
2 – Entenda suas
necessidades
É
um erro querer comunicar uma mensagem sem entender qual a necessidade central
do cliente. Anote os seus principais objetivos e pense nas estratégias de
relacionamento tendo essas metas em vista. Por exemplo, se o cliente deseja ser
referência em sua área de atuação, é necessário ter uma estratégia voltada a
produção de material relevante para o seu público-alvo.
3 – Mantenha uma rotina de
contato
O
cliente precisa se acostumar com situações que possibilitem esse
relacionamento. É preciso criar uma rotina para isso: uma reunião mensal, o
envio semanal de newsletters, o envio de uma revista impressa bimestral,
contatos de repasse por telefone, etc. Essas são algumas medidas que podem
fortalecer as relações com clientes, oferecendo uma referência de quando eles
receberão esse contato.
4 – Sugira ferramentas
para ajudá-lo
Sugira
ferramentas que vão facilitar a rotina de atividades de seu cliente. A utilização
de softwares que automatizem atividades, como a administração de impostos e a
utilização de tabelas legais, é muito importante para fortalecer o
relacionamento e demonstrar o quanto eles podem ganhar adequando processos
simples.
5 – Ajude-o a analisar o
contexto
O
relacionamento com os clientes deve ser permeado pela análise constate de
cenário. Isso inclui a troca permanente de dados que possam enriquecer a
atividade de seu cliente. Pesquisas sobre o mercado, avaliações de
especialistas, informações sobre a concorrência são algumas das informações que
podem ser compartilhadas.
6 – Simplifique o diálogo
Um
bom relacionamento precisa considerar um ponto fundamental: a linguagem
utilizada. É preciso se aproximar da linguagem que o cliente utiliza. Se o
cliente necessita receber informações mais diretas, não dê explicações tão
detalhadas e técnicas. Atenda às suas expectativas.
7 – Revise as rotas quando
necessário
Relacionamento
é uma ação permanente, então não adianta começar e não dar continuidade das
diretrizes de comunicação estabelecidas. As iniciativas precisam ser avaliadas
e revistas constantemente. Todos os objetivos que estão sendo atendidos devem
ser mantidos e aqueles que não estão alcançando as metas propostas, devem ser
repensados. Deve-se mudar sempre que necessário, sem medo e sem pressa. Mostre
para o seu cliente que você está sempre pensando no melhor para ele.
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