Na
hora de manter uma empresa funcionando, são diversas as situações enfrentadas
pelos empreendedores. Com a orientação do Sebrae, listamos algumas das soluções
para os principais problemas que surgem e que podem fazer toda a diferença para
o negócio.
Melhorias
– O empreendedor que deseja requalificar a sua micro e pequena empresa e não
sabe por onde começar, pode fazer o Diagnóstico Empresarial do Sebrae para
esclarecer qual é a área de gestão que precisa da sua atenção de imediato. Com
o diagnóstico em mãos, o empreendedor deve intervir de formar rápida nas áreas
que apresentam problemas.
Clientela esvaziada – Se os clientes sumiram, é preciso buscar o motivo que os está afastando da empresa. O próximo passo após esse entendimento é criar um plano de ação para reverter o quadro. Quando tais ações forem implantadas, entre em contato com eles para apresentar as novidades. É preciso ser crítico ao analisar as informações e a partir dos problemas levantados definir ações corretivas rapidamente.
Sem
recursos para divulgar a empresa – Elabore um plano de marketing anual com
ações para serem executadas todos os meses, trazendo objetivos claros. Deve ser
focado em parcerias e ações de baixo custo. Aposte em ferramentas de divulgação
online como anúncios, site e rede sociais e veja o que mais comunica com o seu
público alvo.
Fidelizando
clientes – Entender o que os clientes desejam e traçar ações de fidelização é
uma estratégia que os empreendedores devem adotar. Fazer frequentemente
pesquisas de satisfação com a clientela abre possibilidades de estreitar esse
relacionamento e saber que tipo de diferencial pode ser implementado.
Incremento
nas vendas – Planejamento de vendas, monitoramento de clientes, do atendimento
e da qualidade do produto e/ou serviço oferecido devem ser constantes.
Flexibilidade é a melhor estratégia: os clientes buscam e merecem atendimento
personalizado e não padronizado.
Contas
em dia – O mais importante é manter os relatórios gerenciais de apuração de
resultado (lucro) e fluxo de caixa (saldo de caixa) atualizados. O empreendedor
deve definir uma meta mínima de vendas, referente ao volume necessário para que
o negócio sobrevida e cresça.
Precificação
dos produtos – Para saber se está praticando um preço que está coerente, é
preciso saber exatamente qual são os custos e definir uma margem de lucro. O
próximo passo é checar se o mercado aceita pagar o valor. Calcular o preço de
venda é gerencial, mas defini-lo é algo estratégico. Para garantir as vendas, é
preciso avaliar os custos, a concorrência e o perfil do seu cliente.
Fazendo
o negócio crescer – O empreendedor deve elaborar um plano de negócio para
verificar a viabilidade da expansão. É preciso ser o mais coerente e
consistente possível, refletindo fielmente o cenário em que o empreendimento
irá funcionar.
Altos
custos tributários – Com a ajuda do seu contador, elabore um planejamento
tributário que aponte alternativas de reduzir o percentual dos impostos sobre o
faturamento. Uma dica é planejar a empresa para um período mínimo de 12 meses,
avaliando as necessidades de capital. Com isso, é possível buscar crédito com
juros menores, pois em muitos dos casos, o crédito costuma demorar seis meses
para ser liberado.
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