Para
quem está começando um novo negócio, todo dia há grandes descobertas: novas
contas a pagar, novas formas tornar o trabalho mais eficiente, bons e maus
clientes, bons e maus funcionários, e formas e mais formas de administrar o seu
negócio. Embora não exista uma receita de bolo, pois cada negócio é único,
sabemos de alguns erros fatais para seu escritório contábil.
Neste
artigo, elencamos cinco situações que, infelizmente, são bastante comuns, e que
levam muitos escritórios de contabilidade a quebrar nos dois primeiros anos de
vida. Se você está começando – ou mesmo se está há mais tempo na estrada – vale
a pena ficar de olho nesses conselhos e evitar a todo custo que esses erros se
repitam no seu negócio.
1. Atendimento ruim
Muitas
pessoas não se dão conta, mas ter um bom relacionamento com os seus clientes e
fornecedores é a base de sucesso de qualquer negócio. Há diversos tipos de
personalidades e entre os contadores não é diferente. Existem aqueles que são
excelentes no que fazem, porém na hora de fazer o atendimento ao cliente acabam
pecando por erros básicos.
Infelizmente,
a realidade é que o atendimento deve vir sempre em primeiro lugar. O seu
cliente espera atenção, cordialidade, prioridade e objetividade nas suas
respostas, de forma que descuidar desse item pode ser o primeiro passo para que
na próxima oportunidade ele procure outro contador. Se o atendimento não é o
seu forte, delegue a função para alguém que tenha mais experiência e assuma a
parte operacional.
2. Desorganização
Se
existe um item que o contador não pode se dar ao luxo de desprezar é a
organização. A partir do momento que você assume as responsabilidades fiscais e
tributárias de uma empresa, é importante se atentar ao fato de que há datas e
prazos para serem cumpridos. O atraso no cálculo de um imposto, por exemplo,
pode gerar multas para o seu cliente na hora do pagamento. E ao receber uma
multa pode ter certeza que ele vai procurar um concorrente para evitar isso
novamente.
Da
mesma forma, se for preciso solicitar de imediato uma certidão ou ter acesso à
pasta de documentos, a localização deve ser clara e os caminhos para ter acesso
aos papéis devem ser precisos. Não deixe seu cliente esperando e,
principalmente, não demonstre que você está perdido em meio a um caos de
solicitações. Tenha claro em uma agenda tudo aquilo que você deve fazer ao
longo do mês.
3. Não ser proativo
Lembra
que no item 1 nós falamos da importância do atendimento? Pois há uma
consequência dele que não deve ser desprezada: a proatividade. Mesmo que o seu
escritório tenha sido contratado para fazer um trabalho específico, nada impede
que você possa enxergar outras oportunidades e ofereça mais serviços para o seu
cliente.
Em
outras palavras, muitas vezes a empresa nem sabe que pode facilitar ainda mais
a sua vida se tiver a oportunidade de agregar mais serviços em um único pacote.
Estude o seu cliente, entenda o que ele precisa e esteja pronto para se
antecipar e oferecer a ele todas as possibilidades disponíveis. Não espere até
que ele tenha necessidade de algo, mostre a diferença que os seus serviços são
capazes de fazer.
4. Não se atualizar e
parar no tempo
Existe
um ditado popular que diz que “o barato sai caro”. Muitos escritórios de
contabilidade, depois que conquistam uma certa clientela, se acomodam e param
de buscar as novidades que o mercado oferece. São metodologias de trabalho mais
inteligentes e formas de se comunicar com os clientes que podem reduzir os seus
custos e fazer com que você ganhe tempo.
Em
um mercado competitivo como o atual, qualquer diferencial que você consiga
estabelecer em relação aos seus concorrentes é importante. Sendo assim, busque
sempre melhorar o seu trabalho e acompanhe o ritmo das mudanças. Muitos
contadores se apegam a metodologias antiquadas por comodismo e não percebem que
à medida que o tempo passa vão ficando mais defasados em relação aos demais.
5. Fazer trabalhos de
graça
Esse
erro é especialmente comum àqueles que estão começando. Na ânsia por mostrar
serviço, muitos contadores acabam incluindo uma série de serviços de graça em
pacotes, que são atrativos para o cliente, mas por outro lado consomem um bem
precioso da sua empresa: o tempo. Se uma tarefa demanda seu tempo, então ela
deve ser cobrada.
A
partir do momento que você estabelece uma relação com seus clientes baseada
apenas no preço do serviço – e não na qualidade ou em outros diferenciais –,
você se torna um escravo dos valores baixos. Se decidir cobrar pelos serviços
de cortesia, é bem provável que esse cliente busque outro contador que ofereça
um preço mais baixo – e assim sucessivamente.
Portanto,
não torne o preço o seu único diferencial. Seu tempo é valioso, use-o com
sabedoria e garanta qualidade para os seus clientes acima de tudo.
Fonte:
Jornal Contábil
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