O
trabalhador já não é mais aquele funcionário resignado, que tolera diversas
situações desfavoráveis pensando em seu trabalho como uma fonte de renda e
alicerce de uma carreira. Nos dias de hoje, em qualquer nível de emprego, a
grande maioria enxerga sua vida como o núcleo em que deve se encaixar o
trabalho, e não o contrário, como era no passado. Um líder precisa saber disso.
Existem,
no entanto, os líderes que ainda não se alinharam a esta nova realidade e
insistem em exercer sua liderança e atingir metas e objetivos sem considerar a
complexidade e os novos valores de seus subordinados. Na junção destes dois
universos temos a desmotivação, falta de engajamento e queda de performance da
equipe comandada por esse líder .
"A
liderança positiva surge como uma resposta a este dilema. É um conceito
relativamente novo, com base na Psicologia Positiva Aplicada, que visa
performance, mas considera as múltiplas dimensões biológicas, pessoais,
relacionais, institucionais, culturais, globais, para gerar uma série de novos
comportamentos no sentido do florescimento humano de um grupo, instituição.
Esse desenvolvimento de cada profissional é que gera resultados além dos
esperados", explica Flora Victoria, master coach fundadora da SBCoaching,
rede de formação e treinamentos de alta performance, com 72 unidades espalhadas
pelo Brasil.
Segundo
a especialista, existem algumas características que definem o perfil de líderes
positivos. Ela diz que é necessário se basear em três pilares. São eles o
desvio positivo (o que excede a performance comum), as ações virtuosas (uso das
forças de caráter e virtudes que geram mais resultados e satisfação) e o viés
afirmativo (foco no que funciona, no que dá certo, nas forças e qualidades).
A
consciência dos pilares básicos para a assertividade na liderança ajuda, mas não
é possível se ternar um líder positivo seguindo apenas algumas dicas. Elas
servem apenas como um bom começo para uma mudança, que talvez já seja muito
aguardada em sua empresa. Com base no "Psycap", estado psicológico
positivo de desenvolvimento encontrado em empresas e líderes bem-sucedidos e
longevos, a especialista listou quatro dicas essenciais para quem deseja ter
melhores resultados. Confira:
1) Estímulo aos
colaboradores
Assegure
aos seus funcionários a oportunidade de criar planos e caminhos para conquistar
suas metas. Estimule planos alternativos. Ajude-os a ter objetivos claros, a
realizar e apresentar projetos bem-sucedidos para a equipe. Deixe-os entrar em
ação.
2) Retorno e
reconhecimento
Conceda
feedbacks e ações de encorajamento social. Funcionários que realizam bastante
devem ser reconhecidos. Não só acompanhe suas atividades, demonstre que está
acompanhando e mostre-se disponível para colaborar, caso ele necessite.
3) Seja resiliente
Coloque
a resiliência em prática e inspire seus funcionários a fazer o mesmo. Se
exponha a situações nas quais você não tenha um roteiro definido e aumente sua
capacidade de improvisar e criar soluções novas. Fazendo isso no dia a dia, sem
pressão, quando a pressão ocorrer, você vai estar com a resiliência
desenvolvida e sua equipe estará acostumada a lidar com isso.
4) Mantenha o otimismo
Seja
otimista, mas não torne-se alienado. Reconheça dificuldades, problemas, mas a
forma como vai lidar com eles é que vai diferenciar você e sua equipe. Um
desafio não dura a vida toda. Um problema profissional é um problema
profissional e não de todas as esferas da sua vida. Culpados não significam
soluções. Perpetrar fraquezas e dificuldades não levam ninguém para frente.
"Virar a chave" e acreditar no seu potencial e de sua equipe sim.
Segundo Martin Seligman, um dos criadores da Psicologia Positiva, otimismo pode
ser desenvolvido.
Para
um líder, também é muito importante ser um agente motivador. Para que isso seja
possível, é indispensável contar com algumas características importantes. Confira
quais são e entenda melhor os motivos de desenvolvê-las.
1) Tenha paixão
Quem
está na liderança precisa ser extremamente apaixonado pelo que faz. Se isso não
ocorrer, não haverá inspiração e entusiasmo. Assim, se quer se tornar um líder,
tenha em mente que deve fazer o que ama e amar o que faz.
2) Valorize a diversidade
As
reuniões são ótimas iniciativas para se criar uma cultura de diversidade.
Durante esses encontros, permita que todos colaborem. Esteja disposto a ouvir
novas ideias, para multiplicar os talentos e as opiniões da equipe. Procure
ouvir atentamente os diferentes pontos de vista, principalmente os que se opõem
ao seu. Não ignore as sugestões, uma
ideia inusitada pode se tornar uma grande inovação.
Tente
não interromper os funcionários e não deixe que os outros colaboradores façam
isso. Assim, você conseguirá criar um diálogo que potencializará a inteligência
coletiva do grupo. Um ambiente
colaborativo engaja o líder e sua equipe, além de trazer novas perspectivas
acerca da cultura de inclusão.
3) Mostre interesse
Segundo
Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da Bazz
Estratégia e Operação de RH, no momento em que as pessoas ao seu redor percebem
que você é uma pessoa interessada, curiosas, não acomodada, a tendência é de
que, automaticamente, já comecem a te achar mais inteligente ou bem preparado
para os obstáculos da vida. Por isso, o líder é aquela pessoa que é considerada
a base de informações e alternativas para o grupo. Tenha sempre em mente que
seu interesse em aprender e estar informado gera respeito (assim como o
contrário também acontece).
4) Promova a comunicação
A
comunicação é cada vez mais fundamental. Hoje, um dos grandes erros das
lideranças é não saber deixar claro para equipe os caminhos tomados e os
motivos. É necessário saber falar, fazer reuniões e convencer os funcionários.
5) Tenha autoconhecimento
Se
o líder não conhece a si próprio, também não consegue prever ou saber como
reage diante de dificuldades ou conquistas, também de acordo com Bazzola. Não
saber quais suas fraquezas e nem quais são os seus pontos fortes – e também
quais são as habilidades que você pode aprimorar – pode significar a estagnação
da sua carreira em algum momento, provavelmente muito antes de ter um papel de
liderança. Se você não consegue lidar nem com você próprio, imagine com os
outros. Como vai conseguir controlar e motivar uma equipe se não tiver
autocontrole?
Fonte:
Brasil Econômico – IG
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