É
muito complicado ter de cobrar um cliente que está com pagamento atrasado ou em
débito. A maioria dos escritórios contábeis sofre com a inadimplência de alguns
clientes que não cumprem com seus pagamentos e honorários. Porém, muitos ficam
com medo de uma interpretação errada por parte dos clientes, e mais medo ainda
de perdê-los.
Segundo
levantamento realizado pelo Jornal Contábil, cerca de 60% das empresas
contábeis enfrentaram problema com recebimento de honorários. Caso sofra com
esse problema, saiba que existem algumas ações preventivas que podem minimizar
e evitar a inadimplência no seu escritório contábil. Por isso, apresentamos a
seguir algumas dicas que podem te ajudar com esse problema.
REORGANIZE A CARTEIRA DE
CLIENTES
Ninguém
gosta de perder clientes, mas se você já estiver lidando com a inadimplência
desse cliente há muito tempo, saiba que dificilmente ele mudará de comportamento.
Se a dívida é uma rotina, você é quem deve tomar uma atitude. É importante
saber o momento certo de remover esse cliente inadimplente de sua carteira para
que isso não prejudique a saúde financeira de sua empresa.
DETERMINE PRAZOS
Quando
tempo seu escritório permitirá o atraso de pagamentos? É importante estabelecer
um prazo, pensando sempre no esquema financeiro do seu escritório. Por exemplo,
se o ideal é que os pagamentos ocorram até o dia 10 de cada mês, e você
estabeleceu que dará 5 dias de tolerância para pagamento, defina a data de
vencimento para o dia 2. Assim, você evita que esse prazo de tolerância
atrapalhe de alguma forma o sistema do seu escritório.
ANALISE O HISTÓRICO DO SEU
CLIENTE
Analisar
o histórico do seu cliente que está em débito é fator determinante para decidir
qual estratégia adotar, por exemplo, se o seu cliente nunca atrasou nenhum tipo
de pagamento, e de repente, atrasou o pagamento pela primeira vez, ligue para
saber se ele esqueceu do pagamento, se ele está com algum problema interno,
etc. Descubra qual o motivo do atraso, analise o histórico e descubra como você
pode agir.
COBRAR É NECESSÁRIO
Se
você não cobrar o cliente, dificilmente conseguirá mudar a situação. Isso pode
criar um espaço confortável para o mau pagador e agravar a situação. Mas como
esse contato com o cliente é muito delicado e desconfortável para ambas as
partes, é necessário ter um profissional experiente nessa área. Conte com
alguém que utilize os argumentos certos para realizar a cobrança, afinal
ninguém gosta de ser cobrado, seja lá qual for a dívida.
RELACIONAMENTO COM O
CLIENTE
A
maioria dos escritórios investe na conquista de novos clientes, mas se esquece
da retenção daqueles já existentes. Isso é uma das principais causas de inadimplência
na contabilidade, da perda de clientes importantes, entre outras consequências.
O relacionamento e comunicação com o cliente é uma dica universal, pois melhora
muitos outros aspectos. Então não se esqueça: quanto mais próximo o contador
for, e quanto mais valor ele agregar ao seu serviço, menor será a inadimplência
na contabilidade.
Fonte:
Abertura Simples
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