Se
você é dono de uma empresa provavelmente sabe que Sistema Público de
Escrituração Digital, o famoso SPED, faz parte do Programa de Aceleração do
Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010). Além disso, ele foi um grande
marco para a área contábil das organizações, pois foi a partir de seu
surgimento que os principais procedimentos contábeis passaram a ser realizados
pela internet. Com isso, o armazenamento de documentos físicos deu espaço a
armazenagem em nuvem.
No
entanto, muitas dúvidas ainda existem a respeito do SPED e toda essa mudança
fez com que muitos ainda tivessem dificuldade em entender o papel prático dele
na fiscalização de empresas. Por isso, hoje iremos falar um pouquinho sobre
esse Sistema.
Além
de questões ambientais relacionadas a economia de papel, o governo criou o SPED
para promover a integração dos fiscos, mediante a padronização e o
compartilhamento das informações contábeis e fiscais, respeitadas as restrições
legais. Como isso, foi possível estabelecer uma fiscalização muito mais rígida.
Afinal,
por meio dele a Receita pode racionalizar e uniformizar as obrigações
acessórias para os contribuintes com o estabelecimento de transmissão única de
distintas obrigações acessórias de diferentes órgãos fiscalizadores. Assim, o
SPED possibilita identificar ilícitos tributários por meio de um rápido acesso
às informações, tornando a fiscalização mais efetiva com o cruzamento de dados
e auditoria eletrônica.
Podemos
concluir então que o principal papel do SPED na fiscalização das empresas é o
fortalecimento do controle e da fiscalização por meio de intercâmbio de
informações entre as administrações tributárias. O resultado disso é um maior
combate à sonegação e consequentemente a redução do “Custo Brasil”.
Fonte:
4True
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