O
estoque da sua empresa pode virar um diferencial competitivo se você souber
como evitar erros de gestão de estoque. Pode parecer estranho que o simples fato
de armazenar mercadorias ou matéria-prima faça tanta diferença assim, mas a boa
gestão de estoque é capaz de garantir uma lucratividade extra para a sua
empresa.
Ainda
é grande o número de companhias que deixa em segundo plano o controle de
estoque, transformando-o em um simples depósito de mercadorias. Nesse artigo,
vamos apontar cinco erros de gestão de estoque bastante comuns às empresas
brasileiras e dicas de como fazer para evitá-los e, com isso, economizar tempo
e dinheiro.
1) Não apostar em tecnologia
Aqueles
depósitos sem nenhuma tecnologia, com registros de entrada e saída sendo feitos
manualmente, são coisas do passado. Hoje em dia, não contar com nenhum tipo de
software para controle de movimentação de mercadoria certamente vai colocar sua
empresa em uma posição desfavorável perante à concorrência.
O
uso de etiquetas RFID, por exemplo, permite reduzir o número de funcionários e
agilizar os tempos de entrada e saída. Os registros passam a ser feitos de
forma automática e os gestores podem acompanhar em tempo real a situação de
cada um dos itens do inventário. Integrado ao departamento de compras, esses
dados podem ainda ajudar na hora de fazer um novo pedido, evitando a compra de
itens que ficarão parados por um bom tempo.
2) Não integrar a gestão
de estoque com outros setores
Acabamos
de mencionar a importância de integração entre os setores. Porém, a falta dela
é uma característica que pode fazer você estar perdendo muito dinheiro. Quando
todos os setores da empresa estão integrados pode ser feito um trabalho para
que mercadorias paradas há muito tempo tenham preferência na hora de dar vazão.
Por
exemplo, seu departamento de compras pode negociar melhor os volumes de
aquisições junto aos fornecedores. Já o seu departamento de marketing pode preparar
promoções específicas para vender a um preço mais baixo itens que estão
próximos da data de vencimento. O importante é ter uma visão total do negócio.
3) Não observar as
sazonalidades
A
partir do momento que você tem o controle sobre o seu estoque, com o passar do
tempo você passa a acumular dados sobre o histórico de movimentações. Cruzar
esses dados com as informações sobre vendas, por exemplo, permite ao gestor
observar as sazonalidades, aqueles períodos do ano onde determinados itens
vendem mais.
Sabendo
de antemão que essas sazonalidades vão acontecer você pode criar padrões de
estratégia para esses períodos. Se as vendas de um determinado item tendem a
aumentar, você pode fazer pedidos maiores e, assim, negociar um preço unitário
mais baixo, aumentando a sua margem de lucro.
4) Não buscar o ponto de
equilíbrio do estoque
Porém,
tome cuidado. Quanto maior for o seu estoque, maior é o volume de capital que
está parado na sua empresa. Nem sempre negociar preços mais baixos para compra
de volumes maiores é uma boa ideia. Tudo vai depender do tempo que você vai
precisar para entregar todo o estoque. Se nesse intervalo de tempo aplicar o
dinheiro render mais, então essa é uma economia que não vale a pena ser feita.
Contudo,
para tomar essas decisões é preciso ter dados em mãos. A informatização da
gestão do seu estoque é quem vai permitir que você busque qual é o ponto de
equilíbrio ideal que combine prazo de entrega com volume a ser adquirido. Há
muitos softwares preditivos de análise de dados que podem ser fundamentais
nessas tarefas.
5) Não fazer inventários
Antigamente,
dizia-se que era importante que o gestor realizasse inventários periódicos do
seu estoque. Essa regra não mudou, o que mudou é a periodicidade. O ideal hoje
é que você tenha ferramentas que permitam a realização de um inventário em
tempo real. Ou seja, a qualquer minuto, basta acessar o sistema e verificar a
disponibilidade.
Isso
evita que você tenha que “parar” a empresa para a realização de algum tipo de
inventário. Se está no depósito, automaticamente está no sistema. A exceção,
por enquanto, fica para os produtos disponíveis no ponto de venda, mas em breve
também será possível inventariá-los em tempo real.
Fonte:
Blog Sage
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